UFRN
DISSERTAÇÕES
Nº |
Autor(a) |
Título |
Orientador(a) |
Tipo de produção |
Ano |
Link da produção |
---|---|---|---|---|---|---|
1 |
Israel Domingos dos Santos Júnior |
A produção de histórias em quadrinhos digitais no ensino-aprendizagem de língua inglesa |
Celia Maria de Araújo |
Dissertação |
2022 |
|
2 |
Mariana Alves Dantas |
Celia Maria de Araújo |
Dissertação |
2022 |
|
|
Tathiany Deyse Fernandes Rocha |
Charles Andrye Galvão Madeira |
Dissertação |
2022 |
|
||
Josiel Moreira da Silva |
Charles Andrye Galvão Madeira |
Dissertação |
2022 |
|
||
Ely Ticiana da Silva Ramos |
Cibelle Amorim Martins |
Dissertação |
2022 |
|
||
Veridiana Kelin Appelt |
Dennys Leite Maia |
Dissertação |
2022 |
|
||
Jéssica Maria de Araújo Neves Góis |
Géssica Fabiely Fonseca |
Dissertação |
2022 |
|
||
Gabriella Pereira do Nascimento |
Jacyene Melo de Oliveira Araújo |
Dissertação |
2022 |
|||
Maria Clara Medeiros Silva |
Sala de aula invertida para a aprendizagem de língua espanhola: o uso do site Interactivo ELE |
Lucelio Dantas de Aquino |
Dissertação |
2022 |
||
Ednny Kelly de Almeida Sales |
O uso do Mobile learning e do QR code no ensino e aprendizagem de leitura em Língua Portuguesa para o 5º ano do Ensino Fundamental I |
Lucelio Dantas de Aquino |
Dissertação |
2022 |
||
Daniele Lorena Gomes |
Jogos digitais e a alfabetização matemática na educação infantil |
Maria Cristina Leandro de Paiva |
Dissertação |
2022 |
||
Caroline Carlos Bezerra Moreira de Souza |
Coordenadoras pedagógicas da educação infantil: formação para uso das ferramentas digitais |
Maria Cristina Leandro de Paiva |
Dissertação |
2022 |
||
Cristiane Monteiro Dantas dos Santos |
O vídeo como ferramenta motivacional nas aulas de espanhol: uma experiência na educação de jovens e adultos |
Selma Alas Martins |
Dissertação |
2022 |
||
João Paulo Vicente da Silva |
Esporte adaptado e inclusão: tecendo olhares para as diferenças na formação docente |
Maria Aparecida Dias |
Dissertação |
2021 |
||
Justino, Emanuela de Oliveira |
Desenvolvimento de um modelo para gestão de benefícios: uma proposta integrada a um escritório de projetos (PMO) |
Gurgel, André Morais |
Dissertação |
2021 |
||
Rayonnara Késsia de Souza |
A melopeia na leitura de narrativas poéticas: uma reflexão lítero-musical |
Alessandra Cardozo de Freitas |
Dissertação |
2020 |
||
Adson Araceli Alves Dantas |
Proposta de modelo de monitoramento ágil no gerenciamento de riscos corporativos |
André Morais Gurgel |
Dissertação |
2020 |
||
Mariana Antunes Medeiros de Oliveira |
As representações sociais das pedagogas/professoras sobre ensinar Matemática |
Erika dos Reis Gusmão Andrade |
Dissertação |
2020 |
||
Fabyana Soares de Oliveira |
Formação continuada em Educação Física: desafios e possibilidades com alunos que apresentam deficiência na escola regular |
Maria Aparecida Dias |
Dissertação |
2020 |
||
Camila Augusta Desidério |
Uma proposta didática para uso de e-books interativos e colaborativos no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa |
Adja Ferreira de Andrade |
Dissertação |
2019 |
||
Luciana de Sousa Azevêdo |
Cultura maker: uma nova possibilidade no processo de ensino e aprendizagem |
Apuena Vieira Gomes |
Dissertação |
2019 |
||
Danieli Silva de Souza Rabelo |
Arquitetura metodológica de aprendizagem ao longo da vida mediada por PBL na Escola de Programação do LAIS |
Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui |
Dissertação |
2019 |
||
Alexandre Ribeiro da Silva |
Jogos digitais no ciclo de alfabetização: um caminho no processo de alfabetizar letrando |
Arlete dos Santos Petry |
Dissertação |
2019 |
||
Heloísa Maria de Macêdo Silva |
Design de jogo digital como alternativa para o ensino-aprendizagem de artes visuais |
Arlete dos Santos Petry |
Dissertação |
2019 |
||
Renato César de Souza Bezerra |
A revista digital nas produções oral e escrita em convergência de mídias no ensino-aprendizagem de língua francesa |
Célia Maria de Araújo |
Dissertação |
2019 |
||
Elaine Caroline de Macedo |
Formação colaborativa de docentes em educação profissional e tecnológica inclusiva para o ensino de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) |
Débora Regina de Paula Nunes |
Dissertação |
2019 |
||
Maria Luziene da Silva Azevedo Bandeira |
O uso da lousa digital interativa e objetos de aprendizagem no desenvolvimento de processos mentais básicos como base para elaboração do conceito de número |
Dennys Leite Maia |
Dissertação |
2019 |
||
Fernando Lucas de Oliveira Farias |
Ecossistema para aprendizagem ativa de programação centrado na experiência do estudante |
Isabel Dillmann Nunes |
Dissertação |
2019 |
||
Denilton Silveira de Oliveira |
Formação continuada de professores para inovação pedagógica por meio da robótica educacional na Escola Estadual Presidente Kennedy |
Luciane Terra dos Santos Garcia |
Dissertação |
2019 |
||
Sára Maria Pinheiro Peixoto |
O corpo como sentido, criação e signficado da criança com Síndrome de Down: uma proposta de intervenção docente na Educação Infantil |
Maria Aparecida Dias |
Dissertação |
2019 |
||
Kaliene Alessandra Rodrigues de Paiva |
Ensino de história e educação patrimonial na escola: o Instituto Ary Parreiras enquanto reflexão sobre os lugares de memória - Natal/RN |
Roberto Airon Silva |
Dissertação |
2019 |
||
Jemima Silvestre da Silva |
Ensino de geografia e experiência metodológica com a produção de livros digitais: é com um clique que se vira a página? |
Jeane Medeiros Silva |
Dissertação |
2018 |
||
Bruna Priscila Leonizio Lopes |
Esporte da Escola: diálogo pedagógico na perspectiva inclusiva com supervisores do PIBID - Educação Física |
Maria Aparecida Dias |
Dissertação |
2018 |
||
Dayane da Silva Grilo |
Educação da infância pela poesia de Manoel de Barros |
Alessandra Cardozo de Freitas |
Dissertação |
2017 |
||
Daliane do Nascimento dos Santos |
Educação e literatura: a relação texto-vida na sala de aula |
Alessandra Cardozo de Freitas |
Dissertação |
2016 |
||
Jânio Elpídio de Medeiros |
Projeto de letramento matemático: indicadores para a docência |
Claudianny Amorim Noronha |
Dissertação |
2016 |
||
Luiz Gustavo Ferri Rachetti |
Sociologia e cinema: o uso do audiovisual na aprendizagem de sociologia no ensino médio |
Gilmar Santana |
Dissertação |
2016 |
||
Roberta Ceres Antunes Medeiros de Oliveira |
Narrativas de aprendizagens ao longo da vida: uma pesquisa-ação-formação com professoras de classes hospitalares |
Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi |
Dissertação |
2016 |
||
Shirley de Figueiredo Medeiros Rêgo |
(Re)contando histórias: relatos autobiográficos de mulheres, vítimas de violência doméstica, abrigadas em Natal/RN |
Marlos Alves Bezerra |
Dissertação |
2016 |
||
Wagner Ramos Campos |
Os griôs aportam na escola: por uma abordagem metodológica da literatura infantil negra nos anos iniciais do ensino fundamental |
Marly Amarilha |
Dissertação |
2016 |
||
Luanna Priscila da Silva Gomes |
Caracterização do letramento matemático: a análise de uma experiência na turma do 3º ano do ensino fundamental |
Claudianny Amorim Noronha |
Dissertação |
2015 |
||
Fernanda Cavalcanti de Medeiros |
A inserção da família no processo socioeducativo de adolescentes em privação de liberdade |
Ilana Lemos de Paiva |
Dissertação |
2015 |
||
Dianne Cristina Souza de Sena |
A sistematização do conteúdo jogo nas aulas de educação física do ensino fundamental e médio |
José Pereira de Melo |
Dissertação |
2014 |
||
Marcos Antonio da Silva |
Uma abordagem crítica do conteúdo esporte nas aulas de educação física no ensino médio integrado |
José Pereira de Melo |
Dissertação |
2014 |
||
Josenildo Pereira da Silva |
Formação docente em tempos de educação inclusiva: cenários e desafios em uma escola pública |
Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães |
Dissertação |
2014 |
||
Iracyara Maria Assunção de Souza |
A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado |
José Pereira de Melo |
Dissertação |
2013 |
||
Maria das Dores da Silva Timoteo da Camara |
Corporeidade e humanescência: cenários ludopoiéticos na vida de professores contadores de história |
Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi |
Dissertação |
2013 |
||
Renata Karla Lins Bezerra |
Ficção e escola: estratégias de mediação para formar leitores |
Marly Amarilha |
Dissertação |
2013 |
||
Silvia Regina Groto |
Literatura de monteiro lobato no ensino de ciências |
Andre Ferrer Pinto Martins |
Dissertação |
2012 |
||
Rosemeire da Silva Dantas |
Formação continuada de professores de ciências para o ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental |
Andre Ferrer Pinto Martins |
Dissertação |
2012 |
||
Rutilene Santos de Sousa |
A biblioteca como contexto de formação da criança leitora: ações e significações de crianças e professoras |
Denise Maria de Carvalho Lopes |
Dissertação |
2012 |
||
Massilde Martins da Costa |
Ludopoiese e humanescência no educador infantil |
Edmilson Ferreira Pires |
Dissertação |
2012 |
||
Simone Leite da Silva Peixoto |
Literatura e infância: ouvindo e dando voz as crianças |
Marly Amarilha |
Dissertação |
2012 |
||
Alda Macedo |
Práticas educativas escolares ancoradas às mídias tecnológicas: um estudo da contextualização da tecnologia na realidade de uma escola municipal em Natal/RN |
Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade |
Dissertação |
2011 |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14482/1/AldaM_DISSERT.pdf |
|
Edileuza de Medeiros Monteiro Roque |
Corporeidade e formação docente: cenário geográfico das histórias de vida |
Edmilson Ferreira Pires |
Dissertação |
2011 |
||
Ivanilka Lima de Azevedo |
Geometrizando no segundo ciclo: relato de uma intervenção pedagógica voltada à construção de conceitos geométricos no ensino fundamental |
Francisco Peregrino Rodrigues Neto |
Dissertação |
2005 |
||
Ivone Maria de Oliveira |
O uso do whatsapp como recurso pedagógico: atividades formativas em serviço para professores do ensino fundamental |
Betânia Leite Ramalho |
Dissertação |
2022 |
||
Maria Adeilza Pinheiro da Silva |
O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra |
Marineide Furtado Campos |
Dissertação |
2022 |
||
Rosane dos Santos Dantas |
A escola também é de samba: o ensino de arte como experiência e construção de um processo de aprendizagem decolonial |
Marcilio de Souza Vieira |
Dissertação |
2022 |
||
Gimeny Dayana Cruz de Brito |
Experiências do ensino da dança a partir das metodologias ativas: coadjuvâncias e protagonismos |
Marineide Furtado Campos |
Dissertação |
2022 |
||
Maria Regina Sesário dos Santos |
A leitura de textos no ensino fundamental a partir de descritores de língua portuguesa |
Josilete Alves Moreira de Azevedo |
Dissertação |
2022 |
||
Angélica Verônica de Oliveira Martins |
O google maps e o ensino interdisciplinar de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental |
Selma Alas Martins |
Dissertação |
2022 |
||
Alex Apolonio Soares |
Mamulengo em tecnovívio: nós, quiprocós e folganças no caminho para a inclusão digital do teatro de bonecos popular pernambucano |
André Carrico |
Dissertação |
2022 |
||
Débora de Vasconcelos Souza Conrado |
Didática surda e sua aplicação no estágio curricular supervisionado do curso de Letras-Libras na perspectiva do surdo |
Flávia Roldan Viana |
Dissertação |
2022 |
||
João Paulo da Silva Barbosa |
Efeitos de um programa de formação em comunicação alternativa e ampliada no plano de aula de docentes que lecionam a educandos com autismo |
Debora Regina de Paula Nunes |
Dissertação |
2022 |
||
Rebecka de França |
Cartografia dos ritmos: a regionalização do Brasil a partir da música |
Alessandro Dozena |
Dissertação |
2022 |
||
Maria Aparecida Fernandes de Lima |
A produção do gênero artigo de opinião: desenvolvimento da escrita em turma do 9º ano do Ensino Fundamental |
Gianka Salustiano Bezerril de Bastos Gomes |
Dissertação |
2022 |
||
Alice Costa de Oliveira |
A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano |
Alexandro Teixeira Gomes |
Dissertação |
2022 |
||
José Ramiro Braga Carneiro |
Notícias em blogs: uma proposta para ensino da variável culta da língua portuguesa |
Mario Lourenço de Medeiros |
Dissertação |
2022 |
||
Vera Lúcia Dias |
O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental |
Valdenides Cabral de Araújo Dias |
Dissertação |
2022 |
||
João Batista Gomes da Silva |
Assalto poético no CEJA Lia Campos: um ensino de história aliado à arte, contra a violência e sua naturalização |
José Evangelista Fagundes |
Dissertação |
2022 |
||
Silva, Anielly Isabel Duarte da |
Jogos digitais no processo de alfabetização e letramento: uma proposta formativa para professores de 1º ao 3º ano do ensino fundamental |
Arlete dos Santos Petry |
Dissertação |
2021 |
||
Fonseca, Michelle Carneiro |
Gestão de materiais de consumo do Hospital Maternidade do Divino Amor |
Marcelo Rique Caricio |
Dissertação |
2021 |
||
Queiroz, Noélia Barbosa Costa de |
Formação docente e letramento digital em contexto de pandemia |
Paiva, Maria Cristina Leandro de |
Dissertação |
2021 |
||
Carvalho, Maria do Livramento Silva Assunção de |
As tirinhas como ferramenta de leitura crítica na sala de aula |
Aquino, Lucelio Dantas de |
Dissertação |
2021 |
||
Ana Patrícia Rodrigues Calistrato |
eLearning na educação infantil: caminhos possíveis em tempos de pandemia |
Paiva, Maria Cristina Leandro de |
Dissertação |
2021 |
||
Nascimento, Shesby André Medeiros do |
Finanças solidárias para o desenvolvimento local? Uma análise comparativa de experiências de Bancos Comunitários de Desenvolvimento nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte |
Moura, Joana Tereza Vaz de |
Dissertação |
2021 |
||
Azevedo, Judileide Silva Morais de |
Da escrita para a tela: a produção de documentário como uma prática de ressignificação da escrita no contexto escolar |
Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos |
Dissertação |
2021 |
||
Góes, Aja Devi Dasi Soares Abreu de |
Damodara: uma pesquisa-ação em uma turma da educação infantil com música/cultura Védica |
Gaulke, Tamar Genz |
Dissertação |
2021 |
||
Ferreira, Sara Alexandre |
A concordância verbal numa perspectiva sociointerativa para o ensino de língua portuguesa |
Medeiros, Mario Lourenço de |
Dissertação |
2021 |
||
Freitas, Edjango Lima |
Territorialidades LGBTQIA+ na educação básica: a Oficina Geográfica de Gênero e Sexualidade como ferramenta de luta e resistência |
Fernandez, Pablo Sebastian Moreira |
Dissertação |
2021 |
||
Felipe, Jessica Martins Bezerra |
Literatura indígena e recepção: uma intervenção a partir do reconto de mitos numa escola pública do município de Extremoz-RN |
Gonçalves, Marta Aparecida Garcia |
Dissertação |
2021 |
||
Dantas, Marcos Antônio de Farias |
A competência leitora a partir do gênero textual charge: uma proposta de intervenção no ensino fundamental |
Lucélio Dantas de Aquino |
Dissertação |
2021 |
||
Azevedo, Cláudia de Souza Dantas |
O gênero tirinha: uma proposta de sequência didática básica para o trabalho com a leitura multimodal |
Lucélio Dantas de Aquino |
Dissertação |
2021 |
||
Jéssica Lira da Silva |
Alfabetização de jovens e adultos: representações sociais de professores da EJA |
Erika dos Reis Gusmão Andrade |
Dissertação |
2020 |
||
Maria Auxileide da Silva Oliveira |
Inclusão de estudantes com deficiência na Universidade Federal do Acre: panorama e perspectivas |
Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães |
Dissertação |
2020 |
||
Martins Neto, Antonio Virginio |
Geocenários digitais: uma abordagem inovadora para o ensino de Geografia |
Ramalho, Betânia Leite |
Dissertação |
2020 |
||
Machado, Yzynya Silva Rezende |
Estratégias de ensino remoto e o letramento digital na alfabetização de crianças |
Paiva, Maria Cristina Leandro de |
Dissertação |
2020 |
||
Gama, Ana Glória Rogério de Carvalho |
Projetos de letramento: um estudo das práticas de escrita na educação para o trânsito |
Paz, Ana Maria de Oliveira |
Dissertação |
2020 |
||
Magro, Juliana Pinheiro |
O uso dos vídeos como um recurso orientador de estratégias de ensino inclusivas para professores de alunos com deficiência visual |
Fonseca, Gessica Fabiely |
Dissertação |
2020 |
||
Santos, Ynessa Beatriz Dantas de Farias |
A plataforma Khan Academy e suas contribuições para a aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental |
Gomes, Apuena Vieira |
Dissertação |
2020 |
||
Ramos, Francisco Adoniran Braga |
Um diálogo entre professores: o saber histórico e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental |
Oliveira, Margarida Maria Dias de |
Dissertação |
2020 |
||
Araújo, Lucineide Cruz |
Jogos educacionais digitais como ferramentas promissoras no processo de aprendizagem dos campos de experiências da educação infantil |
Madeira, Charles Andrye Galvão |
Dissertação |
2020 |
||
Silva, Maria do Carmo Ribeiro da |
Letramento literário pelos contos de suspense: desenterrando histórias |
Rabelo, Sebastião Augusto |
Dissertação |
2020 |
||
Souza, Bárbara Fernandes da Silva de |
Objetos de aprendizagem: reflexões e construção de sequências didáticas para a Educação Infantil |
Gomes, Apuena Vieira |
Dissertação |
2020 |
||
Alencar, Pollyana Gurgel de Medeiros |
As identidades juvenis urbanas como autopercepção e compreensão do “outro” na produção do conhecimento histórico escolar |
Silva, Roberto Airon |
Dissertação |
2020 |
||
Lima, Jaécia Larisse Santos Ferreira de |
A retextualização no ensino de língua portuguesa: uma proposta de intervenção |
Galvão, Marise Adriana Mamede |
Dissertação |
2020 |
||
Silveira, Márcia Cambui Rosado da |
Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
Dissertação |
2020 |
||
Oliveira, José Jaildo da Silva |
Sob a luz do cinema: uma experiência com a produção audiovisual no ensino de artes visuais na escola mediada pelo smartphone |
Vieira, Marcilio de Souza |
Dissertação |
2020 |
||
Silva, Lizandra Aparecida de Azevedo |
Letramento a partir de atividades de trabalho: um posicionamento axiológico na construção do gênero discursivo memórias literárias |
Paz, Ana Maria de Oliveira |
Dissertação |
2020 |
||
Medeiros, Ádila de Lima Ferreira |
A sala de aula invertida integrada às tecnologias digitais na formação continuada de professores que atuam no ensino médio integral |
Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silva |
Dissertação |
2020 |
||
Vieira Júnior, José Jerônimo |
Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental |
Born, Rodrigo Montandon |
Dissertação |
2020 |
||
Apolinário, Alessandro de Oliveira |
Educação em Direitos Humanos e pesquisa-ação com alunos do ensino médio da Escola Estadual de Tempo Integral Vereador José Moacir de Oliveira em São Gonçalo do Amarante/RN |
Fortes, Lore |
Dissertação |
2020 |
||
Guimarães, Ionara Régia Silva |
A abordagem da variação lexical nas aulas de português: uma proposta de ensino a partir do gênero textual meme |
Santiago, Marcio Sales |
Dissertação |
2020 |
||
Araújo, Cláudia Gean Carneiro |
Projetos de letramento: impactos no ensino de escrita no contexto escolar |
Paz, Ana Maria de Oliveira |
Dissertação |
2020 |
||
Lima, Maria Glaudete Dantas de |
(Re) criando a semana de arte moderna de 1922: proposta pedagógica para o ensino do modernismo brasileiro nas aulas de artes visuais do novo ensino médio |
Thome, Renata Viana de Barros |
Dissertação |
2020 |
||
Morais, Pâmela Araújo de Moura |
Especifidade da escrita Braille aplicada ao violão |
Mendes, Jean Joubert Freitas |
Dissertação |
2020 |
||
Vieira, Maria da Conceição Lima |
O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas |
Andrade, Adja Ferreira de |
Dissertação |
2020 |
||
Firmino, José Vilmar |
Operadores argumentativos no artigo de opinião: uma intervenção através da sequência didática |
Medeiros, Maria Assuncao Silva |
Dissertação |
2020 |
||
Silva, Sara Mirtes de Macedo Dantas |
O quadrinho em sala de aula: uma proposta de intervenção com o gênero charge |
Medeiros, Maria Assunção Silva |
Dissertação |
2020 |
||
Oliveira, Juliana Lacerda da Silva |
Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática |
Andrade, Adja Ferreira de |
Dissertação |
2020 |
||
Lopes, Débora Raquiel da Silva |
Cordel: artefato de encantamento literário em sala de aula |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
Dissertação |
2020 |
||
Rocha, Stênio Lúcio da |
A educação estatística na perspectiva do ensino híbrido: uma experiência para o desenvolvimento do letramento estatístico com alunos do ensino médio |
Maia, Dennys Leite |
Dissertação |
2020 |
||
Silva, Joseane Maria da |
A maquiagem como experiência artística e pedagógica |
Araújo, José Sávio Oliveira de |
Dissertação |
2020 |
||
Valentim, Rayane Emanuelle de Oliveira |
Linguagem audiovisual, metacognição e educação: uma escola quilombola em cena |
Martins, Cibelle Amorim |
Dissertação |
2020 |
||
Diniz, Igo Joventino Dantas |
O ensino híbrido na capacitação de servidores públicos no IFRN |
Gomes, Apuena Vieira |
Dissertação |
2020 |
||
Valença, Cibelle Cristina Barros de Almeida |
Educação para as mídias: kit tutorial para uso de ilha midiática no espaço escolar |
Martins, Cibelle Amorim |
Dissertação |
2020 |
||
Nascimento, Joanilson Kélis do |
Planejamento participativo: uma possibilidade para superação do afastamento dos estudantes das práticas corporais nas aulas de educação física |
Oliveira, Márcio Romeu Ribas de |
Dissertação |
2020 |
||
Melo, Josiane da Silva |
O seminário na escola: ensino e análise do gênero |
Rocha, Ana Virginia Lima Da Silva |
Dissertação |
2020 |
||
Telma Maria de Freitas Araújo |
Alfabetizar letrando alunos de turmas multisseriadas da educação do campo: que necessidades da formação docente? |
Maria Estela Costa Holanda Campelo |
Dissertação |
2019 |
||
Santos, Lizândra Medeiros dos |
Da leitura de memórias ao registro: o diário de leitura como instrumento de avaliação |
Aquino, Lucélio Dantas de |
Dissertação |
2019 |
||
Costa, Jediael Ferreira da |
A coesão sequencial em textos do gênero carta aberta: proposta de intervenção para o ensino fundamental |
Galvão, Marise Adriana Mamede |
Dissertação |
2019 |
||
Barbosa, Genúbia Cristiane |
O verbovisual nos dicionários escolares do tipo 3: as imagens como potencializadoras dos significados dos verbetes |
Santiago, Márcio Sales |
Dissertação |
2019 |
||
Oliveira, Edvanilson de |
Um estudo da produção escrita do gênero textual crônica no 9º ano do ensino fundamental |
Medeiros, Maria Assunção Silva |
Dissertação |
2019 |
||
Silva, Gilmara Chaves Valentim |
Práticas de leituras literárias e produção textual: contos de Clarice Lispector no 9º ano |
Marcolino, Francisco Fábio Vieira |
Dissertação |
2019 |
||
Souza, Francisco das Chagas Medeiros de |
Letramento escolar: uma proposta para a melhoria da compreensão de enunciados de questões em atividades avaliativas |
Paz, Ana Maria de Oliveira |
Dissertação |
2019 |
||
Oliveira, Raphael Dantas de |
O fenômeno da responsabilidade enunciativa a partir do gênero de discurso carta do leitor: uma proposta didática para estudantes do ensino fundamental |
Gomes, Alexandro Teixeira |
Dissertação |
2019 |
||
Oliveira, Tereza Cristina Nunes de |
A variação linguística no gênero tirinha: uma proposta de intervenção nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental II |
Santiago, Márcio Sales |
Dissertação |
2019 |
||
Paiva, Luciano Luan Gomes |
A aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais, sob a ótica da complexidade: uma pesquisa-ação com guitarristas do curso de extensão da UFRN |
Mendes, Jean Joubert Freitas |
Dissertação |
2019 |
||
Braga, Corina Furtado Braúna |
Produção escrita no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto de uma escola particular de Natal, RN: uma pesquisa-ação em pedagogia do gênero |
Cooper, Jennifer Sarah |
Dissertação |
2019 |
||
Fernandes, Keyvilane Kaline da Silva Rego |
Experiência de leitura na educação de jovens e adultos: o professor como mediador |
Campos, Sulemi Fabiano |
Dissertação |
2019 |
||
Araújo, Emília Neves Ortiz |
O ebook animado e interativo reconte - lendo contos, reescrevendo pontos: um produto educacional que utiliza as novas TICS para o desenvolvimento da leitura e produção textual |
Oliveira, Andrey Pereira de |
Dissertação |
2019 |
||
Silva, Lúcia de Fátima Medeiros |
Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN |
Cooper, Jennifer Sarah |
Dissertação |
2019 |
||
Costa, Iaponira |
A paz? Ah, paz! Há paz: leituras de paz mediadas pelas novas tecnologias |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
Dissertação |
2019 |
||
Araújo, Cleunice Cristina Silva |
A literatura de massa como ferramenta para desenvolver o gosto pela leitura |
Medeiros, Maria Assunção Silva |
Dissertação |
2019 |
||
Almeida, Karla Rodrigues de |
As fábulas em aula de língua inglesa: uma proposta de intervenção |
Canan, Ana Graça |
Dissertação |
2019 |
||
Nascimento, Carla Iriane da Costa |
Role-plays: promovendo a produção oral nas aulas de língua inglesa |
Canan, Ana Graça |
Dissertação |
2019 |
||
Nascimento, Emanoel Vicente do |
O plano de texto no gênero relato pessoal: uma proposta de intervenção em aula de língua portuguesa |
Galvão, Marise Adriana Mamede |
Dissertação |
2019 |
||
Lima, Eriróbson Dantas de |
O letramento literário pela ficção científica: a sala de aula como laboratório |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
Dissertação |
2019 |
||
Dantas, Matheus Giannini Caldas |
Narrativas autobiográficas: uma proposta dialógica pra o ensino de teatro |
Vieira, Marcilio de Souza |
Dissertação |
2019 |
||
Amorim, Anderson Kleyton de Oliveira |
Governança pública de contratos acadêmicos na UFRN: diagnóstico e proposta de melhorias com foco em mecanismos de controle interno |
Medeiros Júnior, Josué Vitor de |
Dissertação |
2019 |
||
Lima, Francisca Erik Larisse Nogueira |
A variação linguística em sala de aula: mote para uma superação do preconceito linguístico |
Medeiros, Mário Lourenço de |
Dissertação |
2019 |
||
Lima, Júlio César de |
O compositor em cada um: investigando uma oficina de música no Território de Educação, Cultura e Economia Solidária-TECESOL em Natal/RN |
Carvalho, Valéria Lázaro de |
Dissertação |
2018 |
||
Silva, Fernanda Cavalcante Barbosa e |
A produção da escrita do texto argumentativo de alunos do 9° ano do ensino fundamental |
Galvão, Marise Adriana Mamede |
Dissertação |
2018 |
||
Arruda, Maysa Rodrigues |
O debate na educação de jovens e adultos: dando voz na escola para a vida |
Rocha, Ana Virginia Lima da Silva |
Dissertação |
2018 |
||
Silambo, Micas Orlando |
O ensino e aprendizagem da Mbira Nyunganyunga em sua dimensão técnica: uma pesquisa-ação com licenciandos em Música da UFRN |
Souza, Zilmar Rodrigues de |
Dissertação |
2018 |
||
Araújo, Andréa Silva Andrade de |
Aquisição, desenvolvimento e apropriação da escrita por alunos do Ensino Fundamental I (5º ano): caminhos e descaminhos |
Oliveira, Maria do Socorro |
Dissertação |
2018 |
||
Ferreira, Danilo Carneiro |
Otimização em processos hospitalares: metodologia Lean Six Sigma |
Coutinho, Karilany Dantas |
Dissertação |
2018 |
||
Bento, Alezângela de Fátima de Jesus |
Os projetos de letramento e a escrita processual: algumas contribuições para as aulas de língua portuguesa |
Paz, Ana Maria de Oliveira |
Dissertação |
2018 |
||
Silva, Lecy Luiz Raimundo da |
Memórias: um trampolim para a escrita |
Azevedo, Josilete Alves Moreira de |
Dissertação |
2018 |
||
Silva, Nilson Alfredo da |
Confeitaria poética: uma proposta de fortalecimento das agências escola e família |
Paz, Ana Maria de Oliveira |
Dissertação |
2018 |
||
Mattos, Diva Perla Peixoto de |
Tá na aula, tá no face: a utilização do Facebook como recurso pedagógico no ensino de Artes Visuais na escola |
Tavares, Rogerio Júnior Correia |
Dissertação |
2018 |
||
Soares, Jarbene Dantas Gomes |
A influência do letramento escolar na construção de práticas de letramento familiar |
Paz, Ana Maria de Oliveira |
Dissertação |
2018 |
||
Medeiros, Thiago Espínola de |
A coesão sequencial na produção escrita de alunos do ensino fundamental |
Galvão, Marise Adriana Mamede |
Dissertação |
2018 |
||
Hissett, Márcia Le Sénéchal |
Desenho nos anos finais do ensino fundamental |
Guaraldo, Lais |
Dissertação |
2018 |
||
Adriano, Dione Maria |
O gênero artigo de opinião no ensino fundamental: produção textual e atuação cidadã |
Rocha, Ana Virginia Lima da Silva |
Dissertação |
2018 |
||
Melchuna, Leidivânia Mendes de Araújo |
A produção de memórias no ensino fundamental: retextualizações e reescrita(s) |
Rocha, Ana Virginia Lima da Silva |
Dissertação |
2018 |
||
Coringa, Ricardo Nunes |
Luz, câmera, ação: uma experiência com o cinema no ensino de artes na escola |
Vieira, Marcilio de Souza |
Dissertação |
2018 |
||
Chagas, Alane Lívia Rocha das |
Fabulando em sala de aula: uma proposta para o letramento literário |
Paz, Ana Maria de Oliveira |
Dissertação |
2018 |
||
Silva, Francisco Aparecido de Almeida |
Oralidade e ensino de língua portuguesa: o gênero seminário em sala de aula |
Galvão, Marise Adriana Mamede |
Dissertação |
2018 |
||
Ferreira, João Francisco de Souza |
Modelo de gestão por processos para a elaboração de orçamentos e análises técnicas de obras na UFRN |
Gurgel, André Morais |
Dissertação |
2018 |
||
Silva, Fábio Dias da |
Nas entrelinhas do gênero canção: estratégias para a formação de um leitor proficiente |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
Dissertação |
2018 |
||
Uyanik, Maria dos Milagres Zeferino |
O romance policial e o diário de leitura em sala de aula: letramento literário construído a partir do mergulho no mundo de Sherlock Holmes |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
Dissertação |
2018 |
||
Santos, Maria Adelúcia dos |
Memória das palavras: uma abordagem lexical da língua portuguesa em sala de aula |
Santiago, Márcio Sales |
Dissertação |
2018 |
||
Oliveira, Sandra Daniele |
Literatura potiguar em sala de aula: desatando os nós para o letramento literário |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
Dissertação |
2018 |
||
Silva Filho, Manoel Avelino da |
(Trans)formação do leitor de romance ficcional no ambiente escolar |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
Dissertação |
2018 |
||
Cláudia Dantas de Medeiros Lira |
A participação das crianças no desenvolvimento do currículo na educação infantil |
Denise Maria de Carvalho Lopes |
Dissertação |
2017 |
||
Paulo Roberto Lima de Souza |
Alfabetização científica a partir de experimentos químicos: uma vivência nos anos iniciais |
Josivania Marisa Dantas |
Dissertação |
2017 |
||
Mariane de Araújo Soares |
O espelho em duas faces: reflexo do papel de pais e professores na escolarização de crianças com deficiência visual nos anos finais do ensino fundamental |
Luzia Guacira dos Santos Silva |
Dissertação |
2017 |
||
Oliveira, Leandro Fernandes de |
Técnicas estendidas da música contemporânea: o regente como mediador do processo interpretativo |
Oliveira, André Luiz Muniz |
Dissertação |
2017 |
||
Timóteo, Ana Flávia de Souza |
Construção, aplicação e avaliação de um instrumento de coleta de informações como ferramenta de apoio à elaboração dos relatórios anuais da Escola de Saúde da UFRN |
Vitullo, Nadia Aurora Vanti |
Dissertação |
2017 |
||
Sena, Francisco Canindé de Medeiros |
Educação musical técnica de nível médio no Rio Grande do Norte: um estudo sobre ações de interiorização da EMUFRN em Florânia-RN |
Carvalho, Valéria Lázaro de |
Dissertação |
2017 |
||
Araújo, Hugo Lopes de |
Mapeamento e melhorias dos processos da coordenação do curso de graduação em administração da UFRN |
Caricio, Marcelo Rique |
Dissertação |
2017 |
||
Silva, Ismael André dos Santos |
Práticas de letramento digital: a escrita nossa de cada dia nos domínios da web |
Paz, Ana Maria de Oliveira |
Dissertação |
2017 |
||
Dantas, Jailson Lucena |
A pesquisa orientada na escola: uma prática de letramento informacional em uma turma de ensino fundamental |
Paz, Ana Maria de Oliveira |
Dissertação |
2017 |
||
Araújo, Gerlúcio Medeiros de |
O livro didático "Português Linguagem" e o ensino de gramática: trabalhando a oração subordinada adverbial |
Medeiros, Mario Lourenço de |
Dissertação |
2017 |
||
Melo, Maria Aparecida Tiago de |
Encontro com leitores: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental |
Azevedo, Josilete Alves Moreira de |
Dissertação |
2017 |
||
Teles, Jaçanan de Souza |
Ensino de língua portuguesa e variação linguística: uma proposta de intervenção com o gênero cordel |
Azevedo, Josilete Alves Moreira de |
Dissertação |
2017 |
||
Almeida, Sandra Luiza Sousa Santos de |
Textos de divulgação científica no ensino de biologia: possibilidade de uso da leitura para construção de conceitos em uma unidade didática |
Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de |
Dissertação |
2017 |
||
Oliveira, Fabiano Moreira de |
A referenciação na sala de aula do ensino fundamental: uma proposta de intervenção |
Galvão, Marise Adriana Mamede |
Dissertação |
2017 |
||
Lemos, Surama Sulamita Rodrigues de |
Upcycling como perspectiva criativa no traje de cena do Cruor Arte Contemporânea |
Salles, Nara Graça |
Dissertação |
2017 |
||
Oliveira, Ana Lúcia Carneiro de |
A regência coral na formação do licenciado em música: uma experiência didática no Coral Infantil da UFRN |
Rosa, Amelia Martins Dias Santa |
Dissertação |
2017 |
||
Oliveira, Ailson Costa de |
Percepções de alunos sobre curso FIC no contexto de tecnologia da informação no IFRN: uma análise experimental e uma análise do discurso pela perspectiva do sistema de avaliatividade |
Cooper, Jennifer Sarah |
Dissertação |
2017 |
||
Araújo, Verônica Gilcineide de |
O tópico discursivo na aula de língua portuguesa: proposta de intervenção com o gênero fábula |
Galvão, Marise Adriana Mamede |
Dissertação |
2017 |
||
Oliveira, Illian Narayama Rocha |
Arte do patrimônio campinense: mediação do ensino de arte por meio de projeto |
Andruchak, Marcos Alberto |
Dissertação |
2017 |
||
Mariana Soares Gomes |
Necessidades formativas de professoras alfabetizadoras de crianças: um estudo de caso no município de Natal |
Maria Estela Costa Holanda Campelo |
Dissertação |
2016 |
||
Vieira, Luciene de Fátima Dantas |
O uso dos descritores no ensino de leitura: uma proposta de intervenção pedagógica |
Azevedo, Josilete Alves Moreira de |
Dissertação |
2016 |
||
Dias, Margareth Pereira |
Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA |
Alves, Maria da Penha Casado |
Dissertação |
2016 |
||
Lima, Cleidiane Braga |
Ensino de literatura: análise da obra o cortiço sob a perspectiva da estética da recepção aplicada aos alunos do 9º ano do ensino fundamental |
Silva, Márcio Renato Pinheiro da |
Dissertação |
2016 |
||
Oliveira, Juciana Soares de |
Argumentação e ensino de escrita no ensino fundamental: uma proposta de intervenção |
Paz, Ana Maria de Oliveira |
Dissertação |
2016 |
||
Araújo, Luzia Anália de |
O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita |
Azevedo, Josilete Alves Moreira de |
Dissertação |
2016 |
||
Leôncio, Maria Almaiza de Medeiros |
Letramento digital no ensino fundamental II: estratégias de leitura e escrita com o uso do hipertexto |
Medeiros, Maria Assunção Silva |
Dissertação |
2016 |
||
Souza, Albanyra dos Santos |
Gêneros discursivos digitais na formação docente: o blog em práticas de ensino |
Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de |
Dissertação |
2016 |
||
Rodrigues, Reno |
O jornal em sala de aula: intervenção com o gênero charge |
Medeiros, Maria Assunção Silva |
Dissertação |
2016 |
||
Santos, Gilberto Cardoso dos |
Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
Dissertação |
2016 |
||
Santos, Cláudia Jacinto de Medeiros |
A literatura popular na sala de aula: uma proposta para o ensino de leitura literária |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
Dissertação |
2016 |
||
Costa, Antônio Joel da Silva |
Escrita ortográfica: proposta de intervenção para o Ensino Fundamental II |
Medeiros, Maria Assunção Silva |
Dissertação |
2016 |
||
Morais, Maria de Fátima Pereira de |
Menino de asas: proposta de leitura e intervenção para a sala de aula |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
Dissertação |
2016 |
||
Nóbrega, Valeska Cahú Fonseca da |
As redes sociais de apoio ao aleitamento materno: uma pesquisa ação |
Villar, Rosana Lúcia Alves de |
Dissertação |
2016 |
||
(Lou) cure-se!!!: corpos vividos em instaurações cênicas no hospital Dr. João Machado |
Dissertação |
2016 |
||||
Uma experiência em ensino de teatro com uma turma de correção de fluxo numa escola pública da cidade do Natal-RN |
Dissertação |
2016 |
||||
Curso de letramento laboral para cuidadoras de idosos: uma proposta de intervenção |
Dissertação |
2016 |
||||
A intercompreensão de línguas românicas nas aulas de inglês: uma experiência inovadora nos cursos de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte |
Dissertação |
2016 |
||||
Facebook: um suporte tecnológico para o ensino da leitura |
Dissertação |
2016 |
||||
O transbordamento da mídia televisiva: uma análise do uso do VC no RNTV no telejornalismo |
Dissertação |
2016 |
||||
Aprender e ensinar na escola inclusiva: desafios na construção da identidade de pedagogos |
Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães |
Dissertação |
2015 |
|||
Aprendizagem criativa na aula de piano em grupo |
Dissertação |
2015 |
||||
Proposta de modelo de gestão de riscos para uma IFES visando a realização de auditoria baseada em riscos |
Dissertação |
2015 |
||||
A produção oral de inglês como LE em uma escola pública de Natal: uma experiência com a abordagem baseada em tarefas |
Dissertação |
2015 |
||||
Aprendizagem significativa: uma proposta de ensino e aprendizagem da geometria euclidiana espacial no ensino médio |
Dissertação |
2015 |
||||
Impactos de práticas de letramento escolar na escrita de alunos do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos - EJA |
Dissertação |
2015 |
||||
Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN |
Dissertação |
2015 |
||||
Práticas de escrita em diários de leitura: uma experiência de intervenção pedagógica no ensino fundamental |
Dissertação |
2015 |
||||
Operações linguístico-discursivas em relatos retextualizados por alunos do ensino fundamental |
Dissertação |
2015 |
||||
A produção textual no ensino fundamental: processo de retextualização com o gênero memórias |
Dissertação |
2015 |
||||
Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais |
Dissertação |
2015 |
||||
A canção no ensino de língua portuguesa: uma proposta de projeto de ensino |
Dissertação |
2015 |
||||
Projeto de letramento: implicações na autonomia na produção escrita dos discentes no ensino fundamental II |
Dissertação |
2015 |
||||
Minicontos: uma prática de letramento emergente na escola |
Dissertação |
2015 |
||||
A multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade |
Dissertação |
2015 |
||||
Uso didático do Facebook como estratégia de leitura para o gênero textual poesia |
Dissertação |
2015 |
||||
Literatura: o espaço da criação e transformação identitária na sala de aula |
Dissertação |
2015 |
||||
"Quem sou eu?": uma (re)construção do sujeito por meio da narrativa autobiográfica - proposta didática com um olhar nas interações em sala de aula |
Dissertação |
2015 |
||||
Templo Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Natal/RN: um estudo sobre música e educação musical |
Dissertação |
2015 |
||||
O teatro musical enquanto prática pedagógica no meio eclesiástico: ressignificando o fazer artístico na Igreja Batista da Esperança, Natal-RN |
Dissertação |
2015 |
||||
Leandro Augusto e Silva Miranda Cavalcante |
A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão |
Robson Carlos Handerchpek |
Dissertação |
2014 |
||
Luis Ferdinando da Silva Patriota |
O papel da atividade lúdica como motivadora da aprendizagem da língua inglesa: análise de um livro didático |
Selma Alas Martins |
Dissertação |
2013 |
||
Pablo Jovellanos dos Santos Lima |
Linguagem matemática: uma proposta de ensino e avaliação da compreensão leitora dos objetos da matemática |
Claudianny Amorim Noronha |
Dissertação |
2012 |
||
Francisca Edilma Braga Soares Aureliano |
O Programa Pró-Letramento e a formação de alfabetizadores: repercussões nas concepções e práticas de professores cursistas |
Denise Maria de Carvalho Lopes |
Dissertação |
2012 |
||
Iracy Gabriella Morais Cavalcante |
Narrativas de Formação de Professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental:Concepções e Construções de Necessidades Formativas na Geografia Escolar |
Francisco Cláudio Soares Júnior |
Dissertação |
2012 |
||
Rebeca Ramos Campos |
Necessidades de formação de professoras principiantes da educação infantil/pré-escola |
Maria Estela Costa Holanda Campelo |
Dissertação |
2012 |
||
Divoene Pereira Cruz Silva |
O currículo e as práticas pedagógicas na EJA: concepções e crenças dos professores da escola municipal Francisca Leonísia Cruz |
Rosa Aparecida Pinheiro |
Dissertação |
2012 |
||
Rosemeire da Silva Dantas |
Formação continuada de professores de ciências para o ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental |
Andre Ferrer Pinto Martins |
Dissertação |
2012 |
||
Vitória Maria Avelino da Silva Paiva |
Avaliando a aprendizagem de língua inglesa em uma escola de ensino médio a partir de contribuições discentes |
Ana Graça Canan |
Dissertação |
2012 |
||
Ivoneide Bezerra de Araujo Santos |
Projetos de letramento na educação de jovens e adultos: o ensino da escrita em uma perspectiva emancipatória |
Maria do Socorro Oliveira |
Dissertação |
2012 |
||
Siomara Priscilla Anjos de Deus Barbosa |
Tessituras poéticas da corporeidade na formação humana do educador infantil |
Edmilson Ferreira Pires |
Dissertação |
2011 |
||
Patricia Gallo |
Objetos de aprendizagem e alfabetização: a proposição de um encontro |
Maria das Graças Pinto Coelho |
Dissertação |
2011 |
||
Francisco Alan da Silva |
Uma proposta de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa integrada ao uso das TICS para o desenvolvimento da autonomia dos aprendizes |
Selma Alas Martins |
Dissertação |
2011 |
||
Márcio Alessandro Nunes Rodrigues |
A cena contemporânea aos pedaços : observação de um experimento pedagógico |
Naira Neide Ciotti |
Dissertação |
2011 |
||
Letícia dos Santos Carvalho |
Quadrinhos nas aulas de ciências: narrando uma história de formação continuada |
Andre Ferrer Pinto Martins |
Dissertação |
2010 |
||
Adriano Medeiros Costa |
Fugindo da banalidade: o uso do orkut como extensão da sala de aula |
Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade |
Dissertação |
2010 |
||
Maristela de Oliveira Mosca |
Como se fora brincadeira de roda: a ciranda da ludopoiese para uma educação musical humanescente |
Edmilson Ferreira Pires |
Dissertação |
2010 |
||
Artemisia de Andrade e Santos |
Corporeidade e a melodia da experiência estética na formação humanescente de cantores-educadores |
Edmilson Ferreira Pires |
Dissertação |
2010 |
||
Katia Maria Pereira |
Navegando nas ondas dos saberes do ser: uma conversa com a sexualidade à luz da corporeidade. |
Edson César Ferreira Claro |
Dissertação |
2010 |
||
Marcia Betania de Oliveira |
As contribuições do proformação/pedagogia/UERN para a melhoria da prática pedagógica de professores |
Elena Mabel Brutten Baldi |
Dissertação |
2010 |
||
Ana Ferreira dos Santos |
Uma prática educativa ambiental na construção de agenda 21 local. |
Irene Alves de Paiva |
Dissertação |
2010 |
||
Samira Fernandes Delgado |
O ensino de artes nos anos iniciais do ensino fundamental: (re)pensando a prática docente |
Jefferson Fernandes Alves |
Dissertação |
2010 |
||
Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo |
A formação do pedagogo-professor no curso de pedagogia: limites e possibilidades na visão de professores formados no campus avançado de Patu da UERN |
Luiz Gonzaga Pontes Pessoa |
Dissertação |
2010 |
||
Gilcilene Lélia Souza do Nascimento |
Memorial de formação: um dispositivo de pesquisa ação - formação |
Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi |
Dissertação |
2010 |
||
Graciana Ferreira Dias |
Utilizando processos geométricos da história da matemática para o ensino de equações do 2º grau |
Francisco Peregrino Rodrigues Neto |
Dissertação |
2009 |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14335/1/GracianaFD.pdf |
|
Sandra Lúcia Paris |
Itinerários e marcas na formação do sujeito formador: reflexões acerca de um caminho na educação matemática |
Iran Abreu Mendes |
Dissertação |
2009 |
||
Danielle Medeiros de Souza |
Literatura e educação: um caso/uma casa de inclusão |
Marly Amarilha |
Dissertação |
2009 |
||
Elaine Luciana da Silva Sobral |
Proposta Curricular para Educação infantil: (re) significando saberes docentes |
Denise Maria de Carvalho Lopes |
Dissertação |
2008 |
||
Lígia Maria Santos de Souza |
Alfabetizar crianças na escola pública: fazeres docentes em discussão |
Denise Maria de Carvalho Lopes |
Dissertação |
2007 |
||
Maria da Conceição de Oliveira Andrade |
A prática pedagógica de professores de alunos com transtorno de déficit de atenção/hiperativadade |
Ana Lúcia Assunção Aragão |
Dissertação |
2006 |
||
FRANCISCA VANDILMA COSTA |
Pedagogia de projetos e etnomatemática: caminhos e diálogos na zona rural de Mossoró - RN |
John Andrew Fossa |
Dissertação |
2005 |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14217/1/FranciscaVC.pdf |
|
Hiramisis Paiva de Paula |
Práticas etnomatemáticas no Liceu do Paracuri :a propósito dos ornamentos geométricos da cerâmica |
Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco |
Dissertação |
2005 |
||
Daisy Clécia Vasconcelos da Silva |
Alfabetização de Jovens e Adultos: desvendando práticas, construindo possibilidades |
Neide Varela Santiago |
Dissertação |
2005 |
||
Cláudia Sueli Rodrigues Santa Rosa |
Pedagogia Freinet: a construção de uma práxis em turmas de 5ª a 8ª séries |
Francisco de Assis Pereira |
Dissertação |
2004 |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14222/1/ClaudiaSRSR_dissert.pdf |
TESES
Nº |
Autor (a) |
Título |
Orientador (a) |
Tipo de produção (dissertação ou tese) |
Ano |
Link da produção |
---|---|---|---|---|---|---|
Denilton Silveira de Oliveira |
Formação continuada em robótica educacional: implementação de uma política pública na rede municipal de Natal |
Luciane Terra dos Santos Garcia |
Tese |
2022 |
||
Andréia Gomes da Silva |
Aprendizagens autobiográficas: pesquisa-ação-formação com professoras do atendimento educacional hospitalar e domiciliar |
Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi |
Tese |
2022 |
||
Teresa Cristina Coelho dos Santos |
Práticas de gestão escolar, coordenação pedagógica e atendimento educacional especializado no contexto de uma escola municipal: um estudo sobre a inclusão escolar |
Lucia de Araújo Ramos Martins |
Tese |
2022 |
||
Telma Maria de Freitas Araújo |
Necessidades formativas como eixo da formação docente para alfabetizar letrando na educação do campo, em Espírito Santo/RN (2019-2021) |
Luciane Terra dos Santos Garcia |
Tese |
2022 |
||
Cláudia Roberto Soares de Macêdo Nazário |
Articulações entre docentes do atendimento educacional especializado e da sala de aula nos anos finais do ensino fundamental: tecendo redes de diálogo e colaboração |
Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães |
Tese |
2021 |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44636?mode=full |
|
Santos, Alcione da Silva |
O processo de escrituração do gênero curta-metragem como ferramenta de desenvolvimento da consciência crítica |
Oliveira, Maria do Socorro |
Tese |
2021 |
||
Fernandes, Francisca Vaneíse Andrade |
Ensino de argumentação em projetos de letramento |
Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros |
Tese |
2021 |
||
Pereira, Débora Mara |
Construção e validação de um protocolo de PEI: contributos de uma formação docente |
Nunes, Debora Regina de Paula |
Tese |
2021 |
||
Maria de Fátima Jerônimo Marques |
Questões de gênero na vida de mulheres mães de crianças com deficiência |
Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães |
Tese |
2019 |
||
Pablo Jovellanos dos Santos Lima |
Prática argumentativa no ensino de matemática: contribuições para o processo de resolução de problemas verbais |
Claudianny Amorim Noronha |
Tese |
2018 |
||
Hellen Chrystianne Lúcio Barros |
Posicionamento de adolescentes sobre mudanças climáticas e estilos de vida sustentáveis: (re)significando o planeta e o futuro? |
José de Queiroz Pinheiro |
Tese |
2018 |
||
Débia Suênia da Silva Sousa |
Colégio Nossa Senhora de Lourdes: culturas escolares em Cajazeiras-PB (1949- 1983) |
Maria Arisnete Câmara de Morais |
Tese |
2018 |
||
Uiliete Marcia Silva de Mendonça Pereira |
Metamorfoses formativas: um estudo sobre a atividade lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental |
Maria Estela Costa Holanda Campelo |
Tese |
2018 |
||
Lucila Carvalho Leite Brandão |
Ensino de Língua Portuguesa em projeto de letramento: ler e escrever por meio da colaboração, da agência e da interdisciplinaridade |
Tatyana Mabel Nobre Barbosa |
Tese |
2018 |
||
Souza, Arisberto Gomes de |
Os usos da escrita de jovens estudantes do ensino médio como elementos para ressignificação do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa: uma experiência com projeto de letramento |
Oliveira, Maria do Socorro |
Tese |
2018 |
||
Aquino, Jaciara Limeira de |
Ensino de argumentação em eventos de letramento |
Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros |
Tese |
2018 |
||
Galvão, Sylvia Coutinho Abbott |
Do castelo de Périgord à academia: ensaiando o gênero ensaio na UFRN |
Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de |
Tese |
2018 |
||
Campos, Paulo Rodrigo Pinheiro de |
Competência simbólica no ensino-aprendizagem de língua inglesa |
Canan, Ana Graça |
Tese |
2018 |
||
Ana Cláudia Gouveia de Sousa |
Formação docente e letramentos: conhecimentos mobilizados em um grupo interdisciplinar de professores que ensinam matemática e ciências |
Claudianny Amorim Noronha |
Tese |
2017 |
||
Vanessa Gosson Gadelha de Freitas Fortes |
Formação continuada de professores do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), na perspectiva da inclusão escolar de aluno com deficiência visual |
Lúcia de Araújo Ramos Martins |
Tese |
2017 |
||
Ana Paula Buzetto Bonneau |
A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola |
Maria das Graças Pinto Coelho |
Tese |
2017 |
||
Rebeca Ramos Campos |
Das necessidades de formação docente à formação contínua de professores da Educação Infantil |
Maria Estela Costa Holanda Campelo |
Tese |
2017 |
||
Márcio Carvalho da Silva |
Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional |
Maria Estela Costa Holanda Campelo |
Tese |
2017 |
||
Oliveira, Albéris Eron Flávio de |
A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio |
Canan, Ana Graça |
Tese |
2017 |
||
Paiva, Vitória Maria Avelino da Silva |
Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio |
Canan, Ana Graça |
Tese |
2017 |
||
Letícia dos Santos Carvalho |
Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos |
André Ferrer Pinto Martins |
Tese |
2016 |
||
Rejane Bezerra Barros |
Formação e docência de professores bacharéis na educação profissional e tecnológica no IFRN: uma interface dialógica emancipatória |
Betania Leite Ramalho |
Tese |
2016 |
||
Rozicleide Bezerra de Carvalho |
Orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas ciências da natureza do ensino médio: contribuições da Teoria de Galperin |
Betania Leite Ramalho |
Tese |
2016 |
||
Hilce Aguiar Melo |
Mediação como estratégia no atendimento educacional especializado a aluno com deficiência intelectual: contribuições da abordagem histórico cultural |
Lúcia de Araújo Ramos Martins |
Tese |
2016 |
||
Érika Soares de Oliveira Araújo |
Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva |
Lúcia de Araújo Ramos Martins |
Tese |
2016 |
||
Géssica Fabiely Fonseca |
Planejamento e práticas curriculares nos processos de alfabetização de alunos com deficiência intelectual: experiências e trajetórias em tempos de educação inclusiva |
Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães |
Tese |
2016 |
||
Priscila Ferreira Ramos Dantas |
A prática reflexiva na formação continuada de docentes e suas implicações para o processo de inclusão escolar |
Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães |
Tese |
2016 |
||
Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento |
As dimensões pedagógica, didática, tecnológica e científica na formação e no desenvolvimento profissional dos professores no Brasil e em Portugal |
Betania Leite Ramalho |
Tese |
2015 |
||
Enne Karol Venancio de Sousa |
Um estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no curso de licenciatura em matemática |
John Andrew Fossa |
Tese |
2015 |
||
Maria Aldeiza da Silva |
Formação lato sensu a distância em gestão escolar: a experiência dos gestores de escolas públicas do RN (2010-2012) |
Maria Aparecida de Queiroz |
Tese |
2015 |
||
Patricia Gallo de França |
A aprendizagem transmídia na sala de aula: potencialidades de letramento midiático |
Maria das Graças Pinto Coelho |
Tese |
2015 |
||
Márcia Torres Neri Soares |
Currículo escolar e inclusão de estudantes com deficiência: diálogos com uma escola pública |
Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães |
Tese |
2015 |
||
Jenaice Israel Ferro |
A ação docente: desvelando o currículo na EJA |
Tese |
2015 |
|||
Denise Cortez Fernandes |
Formação moral e ética na sala de aula |
Adir Luiz Ferreira |
Tese |
2014 |
||
Ademarcia Lopes de Oliveira Costa |
Formação continuada e representação social: implicações para a educação inclusiva |
Erika dos Reis Gusmão Andrade |
Tese |
2014 |
|
|
Moyses de Souza Filho |
Em busca de novas territorialidades pedagógicas para a identidade da Educação Física no Ensino Médio integrado: uma perspectiva pós-crítica |
José Pereira de Melo |
Tese |
2014 |
||
Cristóvão Pereira Souza |
A videobiografia como dispositivo de pesquisa-ação-formação: uma prática educativa com adolescentes abrigados |
Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi |
Tese |
2014 |
||
Mônica Maria Gadêlha de Souza Gaspar |
Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se |
Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi |
Tese |
2014 |
||
Maria Julia de Paiva Almeida |
Análise de necessidades de formação: uma prática reveladora de objetivos da formação docente |
Maria Estela Costa Holanda Campelo |
Tese |
2014 |
||
Lúcia de Fátima da Cunha |
Atenção, consciência e prática pedagógica: um estudo de suas interconexões |
Maria Salonilde Ferreira |
Tese |
2014 |
||
Danielle Medeiros de Souza |
As contribuições do computador para a formação do leitor literário: uma chave para o ensino de literatura na escola |
Marly Amarilha |
Tese |
2014 |
||
Adriano Medeiros Costa |
Por trás de links, sempre existem pessoas: o anonimato como fator de pertencimento no uso de redes sociais on-line em projetos educacionais |
Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade |
Tese |
2013 |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14458/1/PorTr%c3%a1sLinks_Costa_2013.pdf |
|
Maria Dalvaci Bento |
Educação a distância e material didático: um estudo sobre o curso mídias na educação |
Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade |
Tese |
2013 |
|
|
Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso Nelson |
A auto formação maternal: cenários de uma educação vivencial humanescente |
Edmilson Ferreira Pires |
Tese |
2013 |
||
Francinaide de Lima Silva |
Maria Arisnete Câmara de Morais |
Tese |
2013 |
|
||
Rita de Cássia Araújo Alves Mendonça |
Ateliê biográfico de formação profissional: prática socioeducativa em Escola Judicial |
Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi |
Tese |
2013 |
|
|
Cristine Tinoco da Cunha Lima Rosado |
Vozes não silenciadas de alfabetizandos jovens e adultos e suas repercussões na formação docente |
Maria Estela Costa Holanda Campelo |
Tese |
2013 |
|
|
Maria da Paz Siqueira de Oliveira |
Pensando e agindo: estudo da relação entre o dsenvolvimento do pensamento e prática pedagógica |
Maria Salonilde Ferreira |
Tese |
2013 |
||
Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires |
Um estudo sobre o estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na Bahia |
Iran Abreu Mendes |
Tese |
2012 |
|
|
Maria Teresa Pires Costa |
Lívia de Oliveira Borges |
Tese |
2012 |
|
||
Francileide Batista de Almeida Vieira |
Formação, subjetividade e criatividade: elementos para a construção de uma escola inclusiva |
Lúcia de Araújo Ramos Martins |
Tese |
2012 |
|
|
Eleny Gianini |
A formação de professores surdos de Libras: a centralidade de ambientes bilíngues em sua formação |
Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi |
Tese |
2012 |
|
|
Maria da Conceição Alves Ferreira |
Maria das Graças Pinto Coelho |
Tese |
2012 |
|
||
Rosemeri Scalabrin |
Diálogos e aprendizagens na formação em agronomia para assentados |
Ana Lúcia Assunção Aragã |
Tese |
2011 |
||
Sebastião Faustino Pereira Filho |
Por uma pedagogia do oprimido midiático: meios de comunicação e suas intervenções na escola |
Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade |
Tese |
2011 |
|
|
Adelia Dieb Ubarana |
Denise Maria de Carvalho Lopes |
Tese |
2011 |
|||
Narla Sathler Musse de Oliveira |
Vivências ludopoiéticas no jogo de areia: a tatilidade na autoformação humanescente |
Edmilson Ferreira Pires |
Tese |
2011 |
|
|
Evanir de Oliveira Pinheiro |
Dançando com gatos e passáros: O movimento ecossistêmico da ludopoiese na educação infantil |
Edmilson Ferreira Pires |
Tese |
2011 |
||
Lúcia Helena Bezerra Ferreira |
Iran Abreu Mendes |
Tese |
2011 |
|
||
Lígia Souza de Santana Pereira |
Kátia Brandão Cavalcanti |
Tese |
2011 |
|
||
Simone Lopes de Melo |
Avaliação do programa de tutorização da EMATER-RN para servidores em estágio probatório |
Lívia de Oliveira Borges |
Tese |
2011 |
|
|
Sandro da Silva Cordeiro |
Entre telas, diálogos e estratégias: formação docente para a mídia televisiva |
Maria das Graças Pinto Coelho |
Tese |
2011 |
||
Hostina Maria Ferreira do Nascimento |
Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco |
Tese |
2011 |
|
||
Ivanilka Lima de Azevedo |
Francisco Peregrino Rodrigues Neto |
Tese |
2010 |
|
||
Ana Tania Lopes Sampaio |
Universo encantado do cuidado na autopoiese docente: uma viagem epistemológica transdisciplinar |
Kátia Brandão Cavalcanti |
Tese |
2010 |
||
Maria Jose de Araujo Gadelha |
Maria do Rosário de Fátima de Carvalho |
Tese |
2010 |
|
||
Maria Aparecida Pacheco Gusmão |
Maria Estela Costa Holanda Campelo |
Tese |
2010 |
|
||
Naire Jane Capistrano |
Neide Varela Santiago |
Tese |
2010 |
|
||
Andrea dos Santos Rodrigues |
A informática como uma ferramenta de apoio a inclusão do deficiente visual |
Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade |
Tese |
2009 |
|
|
Maria da Conceição Alves Rodrigues |
Saberes e práticas em experiência de construção da sustentabilidade no meio rural nordestino |
Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco |
Tese |
2009 |
|
|
Maria José Medeiros Dantas de Melo |
Olhares sobre a formação do professor de matemática: Imagem da profissão e escrita de si |
Adair Mendes Nacarato |
Tese |
2008 |
|
|
Priscilla Carla Silveira Menezes |
Ensinar/Aprender ortografia: uma experiência na formação de professores |
Maria Estela Costa Holanda Campelo |
Tese |
2008 |
|
|
Ilana Lemos de Paiva |
Os novos quixotes da psicologia e a prática social no âmbito do terceiro setor |
Oswaldo Hajime Yamamoto |
Tese |
2008 |
||
Edmilson Pinto de Albuquerque |
Francisco de Assis Pereira |
Tese |
2007 |
|
||
Giovana Carla Cardoso Amorim |
Francisco de Assis Pereira |
Tese |
2007 |
|
||
Maria da Apresentação Barreto |
Ofício, Estresse e Resiliência: desafios do Professor Universitário |
Maria Estela Costa Holanda Campelo |
Tese |
2007 |
|
|
Diva Sueli Silva Tavares |
Da leitura da poesia à poesia da leitura: a contribuição da poesia para o Ensino Médio |
Marly Amarilha |
Tese |
2007 |
|
|
Maria Cristina Leandro de Paiva |
Uma viagem aos saberes das formadoras de professores da Educação Infantil |
Neide Varela Santiago |
Tese |
2007 |
|
|
Cláudia da Silva Farache |
Neide Varela Santiago |
Tese |
2007 |
|
||
Denis Barros de Carvalho |
Oswaldo Hajime Yamamoto |
Tese |
2007 |
|
||
Luzia de Fátima Medeiros de Oliveira |
Apoio pedagógico, ação coletiva e diálogo: tramas da formação continuada em educação inclusiva |
Ana Lucia Assunção Aragão; María del Pilar Sánchez Hípola (externa) |
Tese |
2006 |
|
|
Eduardo Antonio Gurgel Cavalcanti |
Pedagogia Freinet: mediação para o social, o político e a formação de professores |
Francisco de Assis Pereira |
Tese |
2006 |
||
Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo |
Lúcia de Araújo Ramos Martins |
Tese |
2006 |
|||
Neide Cavalcante Guedes |
O(s) saber(es) e o(s) fazer(es) do professor formador: reflexões sobre a prática docente |
Márcia Maria Gurgel Ribeiro |
Tese |
2006 |
|
|
Vera Lúcia Xavier Pinto |
Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi |
Tese |
2006 |
|
||
Maria Divina Ferreira Lima |
Formação de Docentes em Serviço: o processo formativo da experiência de estágio supervisionada |
Betânia Leite Ramalho |
Tese |
2005 |
||
Maria Lúcia Pessoa Sampaio |
A função mediadora do planejamento na aula de leitura de textos literários |
Marly Amarilha |
Tese |
2005 |
||
Hiramisis Paiva de Paula |
Educação e sustentabilidade: Assentamento Maria da Paz - João Câmara/RN |
Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco |
Tese |
2005 |
|
|
Giane Bezerra Vieira |
Alfabetizar letrando: investigação-ação fundada nas necessidades de formação docente |
Maria Estela Costa Holanda Campelo |
Tese |
2011 |
|
|
Ana Maria Cunha Aguiar |
Maria do Rosário de Fátima de Carvalho |
Tese |
2013 |
|||
José Ricardo e Souza Mafra |
John Andrew Fossa |
Tese |
2006 |
|