UFRN

 

DISSERTAÇÕES

Autor(a)

Título

Orientador(a)

Tipo de produção

Ano

Link da produção

1

Israel Domingos dos Santos Júnior

A produção de histórias em quadrinhos digitais no ensino-aprendizagem de língua inglesa

Celia Maria de Araújo

Dissertação

2022

 
2

Mariana Alves Dantas

Literatura infantil como estratégia para estimular habilidades do pensamento computacional: uma proposta para professores do ensino fundamental

Celia Maria de Araújo

Dissertação

2022

 

 

Tathiany Deyse Fernandes Rocha

Design thinking e storytelling para o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor: um estímulo ao empreendedorismo inovador

Charles Andrye Galvão Madeira

Dissertação

2022

 

 

Josiel Moreira da Silva

Computação desplugada como abordagem para implementação do pensamento computacional no ensino fundamental

Charles Andrye Galvão Madeira

Dissertação

2022

 

 

Ely Ticiana da Silva Ramos

Uso do Scratch na produção de conteúdo multimodal com representatividade étnico-racial por estudantes de pedagogia

Cibelle Amorim Martins

Dissertação

2022

 

 

Veridiana Kelin Appelt

A abordagem Educação Steam como potencializadora de letramento estatístico no sétimo ano do ensino fundamental

Dennys Leite Maia

Dissertação

2022

 

 

Jéssica Maria de Araújo Neves Góis

Formação de professores de alunos com deficiência intelectual para o uso pedagógico de jogos digitais

Géssica Fabiely Fonseca

Dissertação

2022

 

 

Gabriella Pereira do Nascimento

Formação, saberes e trabalho docente: reflexões sobre as práticas pedagógicas no atendimento educacional hospitalar e domiciliar no RN

Jacyene Melo de Oliveira Araújo

Dissertação

2022

 
 

Maria Clara Medeiros Silva

Sala de aula invertida para a aprendizagem de língua espanhola: o uso do site Interactivo ELE

Lucelio Dantas de Aquino

Dissertação

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49850

 

Ednny Kelly de Almeida Sales

O uso do Mobile learning e do QR code no ensino e aprendizagem de leitura em Língua Portuguesa para o 5º ano do Ensino Fundamental I

Lucelio Dantas de Aquino

Dissertação

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51263

 

Daniele Lorena Gomes

Jogos digitais e a alfabetização matemática na educação infantil

Maria Cristina Leandro de Paiva

Dissertação

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50906

 

Caroline Carlos Bezerra Moreira de Souza

Coordenadoras pedagógicas da educação infantil: formação para uso das ferramentas digitais

Maria Cristina Leandro de Paiva

Dissertação

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52145

 

Cristiane Monteiro Dantas dos Santos

O vídeo como ferramenta motivacional nas aulas de espanhol: uma experiência na educação de jovens e adultos

Selma Alas Martins

Dissertação

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49132

 

João Paulo Vicente da Silva

Esporte adaptado e inclusão: tecendo olhares para as diferenças na formação docente

Maria Aparecida Dias

Dissertação

2021

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46552

 

Justino, Emanuela de Oliveira

Desenvolvimento de um modelo para gestão de benefícios: uma proposta integrada a um escritório de projetos (PMO)

Gurgel, André Morais

Dissertação

2021

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44854

 

Rayonnara Késsia de Souza

A melopeia na leitura de narrativas poéticas: uma reflexão lítero-musical

Alessandra Cardozo de Freitas

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49257

 

Adson Araceli Alves Dantas

Proposta de modelo de monitoramento ágil no gerenciamento de riscos corporativos

André Morais Gurgel

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29550

 

Mariana Antunes Medeiros de Oliveira

As representações sociais das pedagogas/professoras sobre ensinar Matemática

Erika dos Reis Gusmão Andrade

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29455

 

Fabyana Soares de Oliveira

Formação continuada em Educação Física: desafios e possibilidades com alunos que apresentam deficiência na escola regular

Maria Aparecida Dias

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29449

 

Camila Augusta Desidério

Uma proposta didática para uso de e-books interativos e colaborativos no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa

Adja Ferreira de Andrade

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27715

 

Luciana de Sousa Azevêdo

Cultura maker: uma nova possibilidade no processo de ensino e aprendizagem

Apuena Vieira Gomes

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28456

 

Danieli Silva de Souza Rabelo

Arquitetura metodológica de aprendizagem ao longo da vida mediada por PBL na Escola de Programação do LAIS

Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28337

 

Alexandre Ribeiro da Silva

Jogos digitais no ciclo de alfabetização: um caminho no processo de alfabetizar letrando

Arlete dos Santos Petry

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28457

 

Heloísa Maria de Macêdo Silva

Design de jogo digital como alternativa para o ensino-aprendizagem de artes visuais

Arlete dos Santos Petry

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27716

 

Renato César de Souza Bezerra

A revista digital nas produções oral e escrita em convergência de mídias no ensino-aprendizagem de língua francesa

Célia Maria de Araújo

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29284

 

Elaine Caroline de Macedo

Formação colaborativa de docentes em educação profissional e tecnológica inclusiva para o ensino de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

Débora Regina de Paula Nunes

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28251

 

Maria Luziene da Silva Azevedo Bandeira

O uso da lousa digital interativa e objetos de aprendizagem no desenvolvimento de processos mentais básicos como base para elaboração do conceito de número

Dennys Leite Maia

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28335

 

Fernando Lucas de Oliveira Farias

Ecossistema para aprendizagem ativa de programação centrado na experiência do estudante

Isabel Dillmann Nunes

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28455

 

Denilton Silveira de Oliveira

Formação continuada de professores para inovação pedagógica por meio da robótica educacional na Escola Estadual Presidente Kennedy

Luciane Terra dos Santos Garcia

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27424

 

Sára Maria Pinheiro Peixoto

O corpo como sentido, criação e signficado da criança com Síndrome de Down: uma proposta de intervenção docente na Educação Infantil

Maria Aparecida Dias

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26843

 

Kaliene Alessandra Rodrigues de Paiva

Ensino de história e educação patrimonial na escola: o Instituto Ary Parreiras enquanto reflexão sobre os lugares de memória - Natal/RN

Roberto Airon Silva

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26910

 

Jemima Silvestre da Silva

Ensino de geografia e experiência metodológica com a produção de livros digitais: é com um clique que se vira a página?

Jeane Medeiros Silva

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26745

 

Bruna Priscila Leonizio Lopes

Esporte da Escola: diálogo pedagógico na perspectiva inclusiva com supervisores do PIBID - Educação Física

Maria Aparecida Dias

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30712

 

Dayane da Silva Grilo

Educação da infância pela poesia de Manoel de Barros

Alessandra Cardozo de Freitas

Dissertação

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24263

 

Daliane do Nascimento dos Santos

Educação e literatura: a relação texto-vida na sala de aula

Alessandra Cardozo de Freitas

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22405

 

Jânio Elpídio de Medeiros

Projeto de letramento matemático: indicadores para a docência

Claudianny Amorim Noronha

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22586

 

Luiz Gustavo Ferri Rachetti

Sociologia e cinema: o uso do audiovisual na aprendizagem de sociologia no ensino médio

Gilmar Santana

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21580

 

Roberta Ceres Antunes Medeiros de Oliveira

Narrativas de aprendizagens ao longo da vida: uma pesquisa-ação-formação com professoras de classes hospitalares

Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21894

 

Shirley de Figueiredo Medeiros Rêgo

(Re)contando histórias: relatos autobiográficos de mulheres, vítimas de violência doméstica, abrigadas em Natal/RN

Marlos Alves Bezerra

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22061

 

Wagner Ramos Campos

Os griôs aportam na escola: por uma abordagem metodológica da literatura infantil negra nos anos iniciais do ensino fundamental

Marly Amarilha

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21705

 

Luanna Priscila da Silva Gomes

Caracterização do letramento matemático: a análise de uma experiência na turma do 3º ano do ensino fundamental

Claudianny Amorim Noronha

Dissertação

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22779

 

Fernanda Cavalcanti de Medeiros

A inserção da família no processo socioeducativo de adolescentes em privação de liberdade

Ilana Lemos de Paiva

Dissertação

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20147

 

Dianne Cristina Souza de Sena

A sistematização do conteúdo jogo nas aulas de educação física do ensino fundamental e médio

José Pereira de Melo

Dissertação

2014

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14593

 

Marcos Antonio da Silva

Uma abordagem crítica do conteúdo esporte nas aulas de educação física no ensino médio integrado

José Pereira de Melo

Dissertação

2014

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19432

 

Josenildo Pereira da Silva

Formação docente em tempos de educação inclusiva: cenários e desafios em uma escola pública

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães

Dissertação

2014

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21628

 

Iracyara Maria Assunção de Souza

A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado

José Pereira de Melo

Dissertação

2013

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14573

 

Maria das Dores da Silva Timoteo da Camara

Corporeidade e humanescência: cenários ludopoiéticos na vida de professores contadores de história

Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi

Dissertação

2013

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14579

 

Renata Karla Lins Bezerra

Ficção e escola: estratégias de mediação para formar leitores

Marly Amarilha

Dissertação

2013

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22785

 

Silvia Regina Groto

Literatura de monteiro lobato no ensino de ciências

Andre Ferrer Pinto Martins

Dissertação

2012

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14518

 

Rosemeire da Silva Dantas

Formação continuada de professores de ciências para o ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental

Andre Ferrer Pinto Martins

Dissertação

2012

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14567

 

Rutilene Santos de Sousa

A biblioteca como contexto de formação da criança leitora: ações e significações de crianças e professoras

Denise Maria de Carvalho Lopes

Dissertação

2012

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49603

 

Massilde Martins da Costa

Ludopoiese e humanescência no educador infantil

Edmilson Ferreira Pires

Dissertação

2012

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14551

 

Simone Leite da Silva Peixoto

Literatura e infância: ouvindo e dando voz as crianças

Marly Amarilha

Dissertação

2012

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22408

 

Alda Macedo

Práticas educativas escolares ancoradas às mídias tecnológicas: um estudo da contextualização da tecnologia na realidade de uma escola municipal em Natal/RN

Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade

Dissertação

2011

https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14482/1/AldaM_DISSERT.pdf

 

Edileuza de Medeiros Monteiro Roque

Corporeidade e formação docente: cenário geográfico das histórias de vida

Edmilson Ferreira Pires

Dissertação

2011

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14477

 

Ivanilka Lima de Azevedo

Geometrizando no segundo ciclo: relato de uma intervenção pedagógica voltada à construção de conceitos geométricos no ensino fundamental

Francisco Peregrino Rodrigues Neto

Dissertação

2005

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14177

 

Ivone Maria de Oliveira

O uso do whatsapp como recurso pedagógico: atividades formativas em serviço para professores do ensino fundamental

Betânia Leite Ramalho

Dissertação

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52404

 

Maria Adeilza Pinheiro da Silva

O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra

Marineide Furtado Campos

Dissertação

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51896

 

Rosane dos Santos Dantas

A escola também é de samba: o ensino de arte como experiência e construção de um processo de aprendizagem decolonial

Marcilio de Souza Vieira

Dissertação

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52119

 

Gimeny Dayana Cruz de Brito

Experiências do ensino da dança a partir das metodologias ativas: coadjuvâncias e protagonismos

Marineide Furtado Campos

Dissertação

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51242

 

Maria Regina Sesário dos Santos

A leitura de textos no ensino fundamental a partir de descritores de língua portuguesa

Josilete Alves Moreira de Azevedo

Dissertação

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50001

 

Angélica Verônica de Oliveira Martins

O google maps e o ensino interdisciplinar de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental

Selma Alas Martins

Dissertação

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48473

 

Alex Apolonio Soares

Mamulengo em tecnovívio: nós, quiprocós e folganças no caminho para a inclusão digital do teatro de bonecos popular pernambucano

André Carrico

Dissertação

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49269

 

Débora de Vasconcelos Souza Conrado

Didática surda e sua aplicação no estágio curricular supervisionado do curso de Letras-Libras na perspectiva do surdo

Flávia Roldan Viana

Dissertação

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47555

 

João Paulo da Silva Barbosa

Efeitos de um programa de formação em comunicação alternativa e ampliada no plano de aula de docentes que lecionam a educandos com autismo

Debora Regina de Paula Nunes

Dissertação

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47558

 

Rebecka de França

Cartografia dos ritmos: a regionalização do Brasil a partir da música

Alessandro Dozena

Dissertação

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48463

 

Maria Aparecida Fernandes de Lima

A produção do gênero artigo de opinião: desenvolvimento da escrita em turma do 9º ano do Ensino Fundamental

Gianka Salustiano Bezerril de Bastos Gomes

Dissertação

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49069

 

Alice Costa de Oliveira

A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano

Alexandro Teixeira Gomes

Dissertação

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47155

 

José Ramiro Braga Carneiro

Notícias em blogs: uma proposta para ensino da variável culta da língua portuguesa

Mario Lourenço de Medeiros

Dissertação

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48447

 

Vera Lúcia Dias

O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental

Valdenides Cabral de Araújo Dias

Dissertação

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47157

 

João Batista Gomes da Silva

Assalto poético no CEJA Lia Campos: um ensino de história aliado à arte, contra a violência e sua naturalização

José Evangelista Fagundes

Dissertação

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46948

 

Silva, Anielly Isabel Duarte da

Jogos digitais no processo de alfabetização e letramento: uma proposta formativa para professores de 1º ao 3º ano do ensino fundamental

Arlete dos Santos Petry

Dissertação

2021

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47662

 

Fonseca, Michelle Carneiro

Gestão de materiais de consumo do Hospital Maternidade do Divino Amor

Marcelo Rique Caricio

Dissertação

2021

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45861

 

Queiroz, Noélia Barbosa Costa de

Formação docente e letramento digital em contexto de pandemia

Paiva, Maria Cristina Leandro de

Dissertação

2021

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47186

 

Carvalho, Maria do Livramento Silva Assunção de

As tirinhas como ferramenta de leitura crítica na sala de aula

Aquino, Lucelio Dantas de

Dissertação

2021

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47156

 

Ana Patrícia Rodrigues Calistrato

eLearning na educação infantil: caminhos possíveis em tempos de pandemia

Paiva, Maria Cristina Leandro de

Dissertação

2021

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45659

 

Nascimento, Shesby André Medeiros do

Finanças solidárias para o desenvolvimento local? Uma análise comparativa de experiências de Bancos Comunitários de Desenvolvimento nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte

Moura, Joana Tereza Vaz de

Dissertação

2021

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45633

 

Azevedo, Judileide Silva Morais de

Da escrita para a tela: a produção de documentário como uma prática de ressignificação da escrita no contexto escolar

Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos

Dissertação

2021

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46928

 

Góes, Aja Devi Dasi Soares Abreu de

Damodara: uma pesquisa-ação em uma turma da educação infantil com música/cultura Védica

Gaulke, Tamar Genz

Dissertação

2021

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44850

 

Ferreira, Sara Alexandre

A concordância verbal numa perspectiva sociointerativa para o ensino de língua portuguesa

Medeiros, Mario Lourenço de

Dissertação

2021

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43758

 

Freitas, Edjango Lima

Territorialidades LGBTQIA+ na educação básica: a Oficina Geográfica de Gênero e Sexualidade como ferramenta de luta e resistência

Fernandez, Pablo Sebastian Moreira

Dissertação

2021

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33088

 

Felipe, Jessica Martins Bezerra

Literatura indígena e recepção: uma intervenção a partir do reconto de mitos numa escola pública do município de Extremoz-RN

Gonçalves, Marta Aparecida Garcia

Dissertação

2021

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33295

 

Dantas, Marcos Antônio de Farias

A competência leitora a partir do gênero textual charge: uma proposta de intervenção no ensino fundamental

Lucélio Dantas de Aquino

Dissertação

2021

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32843

 

Azevedo, Cláudia de Souza Dantas

O gênero tirinha: uma proposta de sequência didática básica para o trabalho com a leitura multimodal

Lucélio Dantas de Aquino

Dissertação

2021

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32703

 

Jéssica Lira da Silva

Alfabetização de jovens e adultos: representações sociais de professores da EJA

Erika dos Reis Gusmão Andrade

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29450

 

Maria Auxileide da Silva Oliveira

Inclusão de estudantes com deficiência na Universidade Federal do Acre: panorama e perspectivas

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29453

 

Martins Neto, Antonio Virginio

Geocenários digitais: uma abordagem inovadora para o ensino de Geografia

Ramalho, Betânia Leite

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32433

 

Machado, Yzynya Silva Rezende

Estratégias de ensino remoto e o letramento digital na alfabetização de crianças

Paiva, Maria Cristina Leandro de

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32439

 

Gama, Ana Glória Rogério de Carvalho

Projetos de letramento: um estudo das práticas de escrita na educação para o trânsito

Paz, Ana Maria de Oliveira

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46927

 

Magro, Juliana Pinheiro

O uso dos vídeos como um recurso orientador de estratégias de ensino inclusivas para professores de alunos com deficiência visual

Fonseca, Gessica Fabiely

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32183

 

Santos, Ynessa Beatriz Dantas de Farias

A plataforma Khan Academy e suas contribuições para a aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental

Gomes, Apuena Vieira

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32730

 

Ramos, Francisco Adoniran Braga

Um diálogo entre professores: o saber histórico e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental

Oliveira, Margarida Maria Dias de

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31798

 

Araújo, Lucineide Cruz

Jogos educacionais digitais como ferramentas promissoras no processo de aprendizagem dos campos de experiências da educação infantil

Madeira, Charles Andrye Galvão

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32436

 

Silva, Maria do Carmo Ribeiro da

Letramento literário pelos contos de suspense: desenterrando histórias

Rabelo, Sebastião Augusto

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45650

 

Souza, Bárbara Fernandes da Silva de

Objetos de aprendizagem: reflexões e construção de sequências didáticas para a Educação Infantil

Gomes, Apuena Vieira

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32435

 

Alencar, Pollyana Gurgel de Medeiros

As identidades juvenis urbanas como autopercepção e compreensão do “outro” na produção do conhecimento histórico escolar

Silva, Roberto Airon

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31802

 

Lima, Jaécia Larisse Santos Ferreira de

A retextualização no ensino de língua portuguesa: uma proposta de intervenção

Galvão, Marise Adriana Mamede

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32839

 

Silveira, Márcia Cambui Rosado da

Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical

Dias, Valdenides Cabral de Araújo

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31781

 

Oliveira, José Jaildo da Silva

Sob a luz do cinema: uma experiência com a produção audiovisual no ensino de artes visuais na escola mediada pelo smartphone

Vieira, Marcilio de Souza

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30682

 

Silva, Lizandra Aparecida de Azevedo

Letramento a partir de atividades de trabalho: um posicionamento axiológico na construção do gênero discursivo memórias literárias

Paz, Ana Maria de Oliveira

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32842

 

Medeiros, Ádila de Lima Ferreira

A sala de aula invertida integrada às tecnologias digitais na formação continuada de professores que atuam no ensino médio integral

Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silva

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31854

 

Vieira Júnior, José Jerônimo

Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental

Born, Rodrigo Montandon

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30918

 

Apolinário, Alessandro de Oliveira

Educação em Direitos Humanos e pesquisa-ação com alunos do ensino médio da Escola Estadual de Tempo Integral Vereador José Moacir de Oliveira em São Gonçalo do Amarante/RN

Fortes, Lore

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30270

 

Guimarães, Ionara Régia Silva

A abordagem da variação lexical nas aulas de português: uma proposta de ensino a partir do gênero textual meme

Santiago, Marcio Sales

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31250

 

Araújo, Cláudia Gean Carneiro

Projetos de letramento: impactos no ensino de escrita no contexto escolar

Paz, Ana Maria de Oliveira

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31789

 

Lima, Maria Glaudete Dantas de

(Re) criando a semana de arte moderna de 1922: proposta pedagógica para o ensino do modernismo brasileiro nas aulas de artes visuais do novo ensino médio

Thome, Renata Viana de Barros

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30683

 

Morais, Pâmela Araújo de Moura

Especifidade da escrita Braille aplicada ao violão

Mendes, Jean Joubert Freitas

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30332

 

Vieira, Maria da Conceição Lima

O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas

Andrade, Adja Ferreira de

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31258

 

Firmino, José Vilmar

Operadores argumentativos no artigo de opinião: uma intervenção através da sequência didática

Medeiros, Maria Assuncao Silva

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30679

 

Silva, Sara Mirtes de Macedo Dantas

O quadrinho em sala de aula: uma proposta de intervenção com o gênero charge

Medeiros, Maria Assunção Silva

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30916

 

Oliveira, Juliana Lacerda da Silva

Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática

Andrade, Adja Ferreira de

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31855

 

Lopes, Débora Raquiel da Silva

Cordel: artefato de encantamento literário em sala de aula

Dias, Valdenides Cabral de Araújo

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31416

 

Rocha, Stênio Lúcio da

A educação estatística na perspectiva do ensino híbrido: uma experiência para o desenvolvimento do letramento estatístico com alunos do ensino médio

Maia, Dennys Leite

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30777

 

Silva, Joseane Maria da

A maquiagem como experiência artística e pedagógica

Araújo, José Sávio Oliveira de

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30310

 

Valentim, Rayane Emanuelle de Oliveira

Linguagem audiovisual, metacognição e educação: uma escola quilombola em cena

Martins, Cibelle Amorim

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30401

 

Diniz, Igo Joventino Dantas

O ensino híbrido na capacitação de servidores públicos no IFRN

Gomes, Apuena Vieira

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30068

 

Valença, Cibelle Cristina Barros de Almeida

Educação para as mídias: kit tutorial para uso de ilha midiática no espaço escolar

Martins, Cibelle Amorim

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30944

 

Nascimento, Joanilson Kélis do

Planejamento participativo: uma possibilidade para superação do afastamento dos estudantes das práticas corporais nas aulas de educação física

Oliveira, Márcio Romeu Ribas de

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30054

 

Melo, Josiane da Silva

O seminário na escola: ensino e análise do gênero

Rocha, Ana Virginia Lima Da Silva

Dissertação

2020

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30677

 

Telma Maria de Freitas Araújo

Alfabetizar letrando alunos de turmas multisseriadas da educação do campo: que necessidades da formação docente?

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27241

 

Santos, Lizândra Medeiros dos

Da leitura de memórias ao registro: o diário de leitura como instrumento de avaliação

Aquino, Lucélio Dantas de

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29267

 

Costa, Jediael Ferreira da

A coesão sequencial em textos do gênero carta aberta: proposta de intervenção para o ensino fundamental

Galvão, Marise Adriana Mamede

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29562

 

Barbosa, Genúbia Cristiane

O verbovisual nos dicionários escolares do tipo 3: as imagens como potencializadoras dos significados dos verbetes

Santiago, Márcio Sales

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28574

 

Oliveira, Edvanilson de

Um estudo da produção escrita do gênero textual crônica no 9º ano do ensino fundamental

Medeiros, Maria Assunção Silva

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29560

 

Silva, Gilmara Chaves Valentim

Práticas de leituras literárias e produção textual: contos de Clarice Lispector no 9º ano

Marcolino, Francisco Fábio Vieira

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28446

 

Souza, Francisco das Chagas Medeiros de

Letramento escolar: uma proposta para a melhoria da compreensão de enunciados de questões em atividades avaliativas

Paz, Ana Maria de Oliveira

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29266

 

Oliveira, Raphael Dantas de

O fenômeno da responsabilidade enunciativa a partir do gênero de discurso carta do leitor: uma proposta didática para estudantes do ensino fundamental

Gomes, Alexandro Teixeira

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28318

 

Oliveira, Tereza Cristina Nunes de

A variação linguística no gênero tirinha: uma proposta de intervenção nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental II

Santiago, Márcio Sales

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28320

 

Paiva, Luciano Luan Gomes

A aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais, sob a ótica da complexidade: uma pesquisa-ação com guitarristas do curso de extensão da UFRN

Mendes, Jean Joubert Freitas

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27837

 

Braga, Corina Furtado Braúna

Produção escrita no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto de uma escola particular de Natal, RN: uma pesquisa-ação em pedagogia do gênero

Cooper, Jennifer Sarah

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28397

 

Fernandes, Keyvilane Kaline da Silva Rego

Experiência de leitura na educação de jovens e adultos: o professor como mediador

Campos, Sulemi Fabiano

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27845

 

Araújo, Emília Neves Ortiz

O ebook animado e interativo reconte - lendo contos, reescrevendo pontos: um produto educacional que utiliza as novas TICS para o desenvolvimento da leitura e produção textual

Oliveira, Andrey Pereira de

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27694

 

Silva, Lúcia de Fátima Medeiros

Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN

Cooper, Jennifer Sarah

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27966

 

Costa, Iaponira

A paz? Ah, paz! Há paz: leituras de paz mediadas pelas novas tecnologias

Dias, Valdenides Cabral de Araújo

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27846

 

Araújo, Cleunice Cristina Silva

A literatura de massa como ferramenta para desenvolver o gosto pela leitura

Medeiros, Maria Assunção Silva

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28317

 

Almeida, Karla Rodrigues de

As fábulas em aula de língua inglesa: uma proposta de intervenção

Canan, Ana Graça

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27773

 

Nascimento, Carla Iriane da Costa

Role-plays: promovendo a produção oral nas aulas de língua inglesa

Canan, Ana Graça

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27771

 

Nascimento, Emanoel Vicente do

O plano de texto no gênero relato pessoal: uma proposta de intervenção em aula de língua portuguesa

Galvão, Marise Adriana Mamede

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27697

 

Lima, Eriróbson Dantas de

O letramento literário pela ficção científica: a sala de aula como laboratório

Dias, Valdenides Cabral de Araújo

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28047

 

Dantas, Matheus Giannini Caldas

Narrativas autobiográficas: uma proposta dialógica pra o ensino de teatro

Vieira, Marcilio de Souza

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27165

 

Amorim, Anderson Kleyton de Oliveira

Governança pública de contratos acadêmicos na UFRN: diagnóstico e proposta de melhorias com foco em mecanismos de controle interno

Medeiros Júnior, Josué Vitor de

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27039

 

Lima, Francisca Erik Larisse Nogueira

A variação linguística em sala de aula: mote para uma superação do preconceito linguístico

Medeiros, Mário Lourenço de

Dissertação

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27699

 

Lima, Júlio César de

O compositor em cada um: investigando uma oficina de música no Território de Educação, Cultura e Economia Solidária-TECESOL em Natal/RN

Carvalho, Valéria Lázaro de

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26728

 

Silva, Fernanda Cavalcante Barbosa e

A produção da escrita do texto argumentativo de alunos do 9° ano do ensino fundamental

Galvão, Marise Adriana Mamede

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27698

 

Arruda, Maysa Rodrigues

O debate na educação de jovens e adultos: dando voz na escola para a vida

Rocha, Ana Virginia Lima da Silva

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27696

 

Silambo, Micas Orlando

O ensino e aprendizagem da Mbira Nyunganyunga em sua dimensão técnica: uma pesquisa-ação com licenciandos em Música da UFRN

Souza, Zilmar Rodrigues de

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26584

 

Araújo, Andréa Silva Andrade de

Aquisição, desenvolvimento e apropriação da escrita por alunos do Ensino Fundamental I (5º ano): caminhos e descaminhos

Oliveira, Maria do Socorro

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26899

 

Ferreira, Danilo Carneiro

Otimização em processos hospitalares: metodologia Lean Six Sigma

Coutinho, Karilany Dantas

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26363

 

Bento, Alezângela de Fátima de Jesus

Os projetos de letramento e a escrita processual: algumas contribuições para as aulas de língua portuguesa

Paz, Ana Maria de Oliveira

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29265

 

Silva, Lecy Luiz Raimundo da

Memórias: um trampolim para a escrita

Azevedo, Josilete Alves Moreira de

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30342

 

Silva, Nilson Alfredo da

Confeitaria poética: uma proposta de fortalecimento das agências escola e família

Paz, Ana Maria de Oliveira

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27506

 

Mattos, Diva Perla Peixoto de

Tá na aula, tá no face: a utilização do Facebook como recurso pedagógico no ensino de Artes Visuais na escola

Tavares, Rogerio Júnior Correia

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26343

 

Soares, Jarbene Dantas Gomes

A influência do letramento escolar na construção de práticas de letramento familiar

Paz, Ana Maria de Oliveira

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27701

 

Medeiros, Thiago Espínola de

A coesão sequencial na produção escrita de alunos do ensino fundamental

Galvão, Marise Adriana Mamede

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26618

 

Hissett, Márcia Le Sénéchal

Desenho nos anos finais do ensino fundamental

Guaraldo, Lais

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26355

 

Adriano, Dione Maria

O gênero artigo de opinião no ensino fundamental: produção textual e atuação cidadã

Rocha, Ana Virginia Lima da Silva

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27041

 

Melchuna, Leidivânia Mendes de Araújo

A produção de memórias no ensino fundamental: retextualizações e reescrita(s)

Rocha, Ana Virginia Lima da Silva

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26735

 

Coringa, Ricardo Nunes

Luz, câmera, ação: uma experiência com o cinema no ensino de artes na escola

Vieira, Marcilio de Souza

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26360

 

Chagas, Alane Lívia Rocha das

Fabulando em sala de aula: uma proposta para o letramento literário

Paz, Ana Maria de Oliveira

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28573

 

Silva, Francisco Aparecido de Almeida

Oralidade e ensino de língua portuguesa: o gênero seminário em sala de aula

Galvão, Marise Adriana Mamede

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26349

 

Ferreira, João Francisco de Souza

Modelo de gestão por processos para a elaboração de orçamentos e análises técnicas de obras na UFRN

Gurgel, André Morais

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25571

 

Silva, Fábio Dias da

Nas entrelinhas do gênero canção: estratégias para a formação de um leitor proficiente

Dias, Valdenides Cabral de Araújo

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26346

 

Uyanik, Maria dos Milagres Zeferino

O romance policial e o diário de leitura em sala de aula: letramento literário construído a partir do mergulho no mundo de Sherlock Holmes

Dias, Valdenides Cabral de Araújo

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26032

 

Santos, Maria Adelúcia dos

Memória das palavras: uma abordagem lexical da língua portuguesa em sala de aula

Santiago, Márcio Sales

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25726

 

Oliveira, Sandra Daniele

Literatura potiguar em sala de aula: desatando os nós para o letramento literário

Dias, Valdenides Cabral de Araújo

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25580

 

Silva Filho, Manoel Avelino da

(Trans)formação do leitor de romance ficcional no ambiente escolar

Dias, Valdenides Cabral de Araújo

Dissertação

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25574

 

Cláudia Dantas de Medeiros Lira

A participação das crianças no desenvolvimento do currículo na educação infantil

Denise Maria de Carvalho Lopes

Dissertação

2017

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24565

 

Paulo Roberto Lima de Souza

Alfabetização científica a partir de experimentos químicos: uma vivência nos anos iniciais

Josivania Marisa Dantas

Dissertação

2017

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24437

 

Mariane de Araújo Soares

O espelho em duas faces: reflexo do papel de pais e professores na escolarização de crianças com deficiência visual nos anos finais do ensino fundamental

Luzia Guacira dos Santos Silva

Dissertação

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27240

 

Oliveira, Leandro Fernandes de

Técnicas estendidas da música contemporânea: o regente como mediador do processo interpretativo

Oliveira, André Luiz Muniz

Dissertação

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24898

 

Timóteo, Ana Flávia de Souza

Construção, aplicação e avaliação de um instrumento de coleta de informações como ferramenta de apoio à elaboração dos relatórios anuais da Escola de Saúde da UFRN

Vitullo, Nadia Aurora Vanti

Dissertação

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25851

 

Sena, Francisco Canindé de Medeiros

Educação musical técnica de nível médio no Rio Grande do Norte: um estudo sobre ações de interiorização da EMUFRN em Florânia-RN

Carvalho, Valéria Lázaro de

Dissertação

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24761

 

Araújo, Hugo Lopes de

Mapeamento e melhorias dos processos da coordenação do curso de graduação em administração da UFRN

Caricio, Marcelo Rique

Dissertação

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24908

 

Silva, Ismael André dos Santos

Práticas de letramento digital: a escrita nossa de cada dia nos domínios da web

Paz, Ana Maria de Oliveira

Dissertação

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26901

 

Dantas, Jailson Lucena

A pesquisa orientada na escola: uma prática de letramento informacional em uma turma de ensino fundamental

Paz, Ana Maria de Oliveira

Dissertação

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26902

 

Araújo, Gerlúcio Medeiros de

O livro didático "Português Linguagem" e o ensino de gramática: trabalhando a oração subordinada adverbial

Medeiros, Mario Lourenço de

Dissertação

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24919

 

Melo, Maria Aparecida Tiago de

Encontro com leitores: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental

Azevedo, Josilete Alves Moreira de

Dissertação

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29268

 

Teles, Jaçanan de Souza

Ensino de língua portuguesa e variação linguística: uma proposta de intervenção com o gênero cordel

Azevedo, Josilete Alves Moreira de

Dissertação

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26022

 

Almeida, Sandra Luiza Sousa Santos de

Textos de divulgação científica no ensino de biologia: possibilidade de uso da leitura para construção de conceitos em uma unidade didática

Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de

Dissertação

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24024

 

Oliveira, Fabiano Moreira de

A referenciação na sala de aula do ensino fundamental: uma proposta de intervenção

Galvão, Marise Adriana Mamede

Dissertação

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25029

 

Lemos, Surama Sulamita Rodrigues de

Upcycling como perspectiva criativa no traje de cena do Cruor Arte Contemporânea

Salles, Nara Graça

Dissertação

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30202

 

Oliveira, Ana Lúcia Carneiro de

A regência coral na formação do licenciado em música: uma experiência didática no Coral Infantil da UFRN

Rosa, Amelia Martins Dias Santa

Dissertação

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24482

 

Oliveira, Ailson Costa de

Percepções de alunos sobre curso FIC no contexto de tecnologia da informação no IFRN: uma análise experimental e uma análise do discurso pela perspectiva do sistema de avaliatividade

Cooper, Jennifer Sarah

Dissertação

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23771

 

Araújo, Verônica Gilcineide de

O tópico discursivo na aula de língua portuguesa: proposta de intervenção com o gênero fábula

Galvão, Marise Adriana Mamede

Dissertação

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23939

 

Oliveira, Illian Narayama Rocha

Arte do patrimônio campinense: mediação do ensino de arte por meio de projeto

Andruchak, Marcos Alberto

Dissertação

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23633

 

Mariana Soares Gomes

Necessidades formativas de professoras alfabetizadoras de crianças: um estudo de caso no município de Natal

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25301

 

Vieira, Luciene de Fátima Dantas

O uso dos descritores no ensino de leitura: uma proposta de intervenção pedagógica

Azevedo, Josilete Alves Moreira de

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23487

 

Dias, Margareth Pereira

Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA

Alves, Maria da Penha Casado

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23298

 

Lima, Cleidiane Braga

Ensino de literatura: análise da obra o cortiço sob a perspectiva da estética da recepção aplicada aos alunos do 9º ano do ensino fundamental

Silva, Márcio Renato Pinheiro da

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23482

 

Oliveira, Juciana Soares de

Argumentação e ensino de escrita no ensino fundamental: uma proposta de intervenção

Paz, Ana Maria de Oliveira

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23486

 

Araújo, Luzia Anália de

O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita

Azevedo, Josilete Alves Moreira de

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23248

 

Leôncio, Maria Almaiza de Medeiros

Letramento digital no ensino fundamental II: estratégias de leitura e escrita com o uso do hipertexto

Medeiros, Maria Assunção Silva

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23489

 

Souza, Albanyra dos Santos

Gêneros discursivos digitais na formação docente: o blog em práticas de ensino

Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22245

 

Rodrigues, Reno

O jornal em sala de aula: intervenção com o gênero charge

Medeiros, Maria Assunção Silva

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22663

 

Santos, Gilberto Cardoso dos

Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético

Dias, Valdenides Cabral de Araújo

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22653

 

Santos, Cláudia Jacinto de Medeiros

A literatura popular na sala de aula: uma proposta para o ensino de leitura literária

Dias, Valdenides Cabral de Araújo

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22483

 

Costa, Antônio Joel da Silva

Escrita ortográfica: proposta de intervenção para o Ensino Fundamental II

Medeiros, Maria Assunção Silva

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22480

 

Morais, Maria de Fátima Pereira de

Menino de asas: proposta de leitura e intervenção para a sala de aula

Dias, Valdenides Cabral de Araújo

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22660

 

Nóbrega, Valeska Cahú Fonseca da

As redes sociais de apoio ao aleitamento materno: uma pesquisa ação

Villar, Rosana Lúcia Alves de

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22167

 

Pires, Josadaque Albuquerque da Silva

(Lou) cure-se!!!: corpos vividos em instaurações cênicas no hospital Dr. João Machado

Salles, Nara Graça

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23441

 

Costa, Larisse Kaline Pereira da

Uma experiência em ensino de teatro com uma turma de correção de fluxo numa escola pública da cidade do Natal-RN

Vieira, Marcilio de Souza

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21771

 

Silva, Marta Helena Feitosa

Curso de letramento laboral para cuidadoras de idosos: uma proposta de intervenção

Paz, Ana Maria de Oliveira

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22369

 

Oliveira, Janaina Michelle França de

A intercompreensão de línguas românicas nas aulas de inglês: uma experiência inovadora nos cursos de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Martins, Selma Alas

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21965

 

Silva, Maria Marlene dos Santos Viana da

Facebook: um suporte tecnológico para o ensino da leitura

Azevedo, Josilete Alves Moreira de

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24112

 

Vasconcelos, Anna Paula de Andrade

O transbordamento da mídia televisiva: uma análise do uso do VC no RNTV no telejornalismo

Kneipp, Valquiria Aparecida Passos

Dissertação

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22137

 

Géssica Fabiely

Aprender e ensinar na escola inclusiva: desafios na construção da identidade de pedagogos

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães

Dissertação

2015

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19842

 

Rocha, José Leandro Silva

Aprendizagem criativa na aula de piano em grupo

Santa Rosa, Amélia Martins Dias

Dissertação

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20980

 

Silva, Bruno José Pereira

Proposta de modelo de gestão de riscos para uma IFES visando a realização de auditoria baseada em riscos

Guimarães, Patricia Borba Vilar

Dissertação

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20661

 

Pereira, Patricia Sayonara Lima de Araújo

A produção oral de inglês como LE em uma escola pública de Natal: uma experiência com a abordagem baseada em tarefas

Weissheimer, Janaina

Dissertação

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20905

 

Fernandes, Lacorderio Tavares

Aprendizagem significativa: uma proposta de ensino e aprendizagem da geometria euclidiana espacial no ensino médio

Bandeira, Francisco de Assis

Dissertação

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20783

 

Fernandes, Francisca Aldenora Moreno

Impactos de práticas de letramento escolar na escrita de alunos do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos - EJA

Paz, Ana Maria de Oliveira

Dissertação

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25589

 

Silva, Ildisnei Medeiros da

Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN

Araújo, José Sávio Oliveira de

Dissertação

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21233

 

Bezerra, Vilma Abdias de Lima

Práticas de escrita em diários de leitura: uma experiência de intervenção pedagógica no ensino fundamental

Paz, Ana Maria de Oliveira

Dissertação

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22862

 

Nóbrega, Eliane Medeiros da

Operações linguístico-discursivas em relatos retextualizados por alunos do ensino fundamental

Rodrigues, Maria das Graças Soares

Dissertação

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20987

 

Câmara, José Aurélio da

A produção textual no ensino fundamental: processo de retextualização com o gênero memórias

Azevedo, Josilete Alves Moreira de

Dissertação

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21251

 

Rangel, Roseane Idalina da Silva

Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais

Rabelo, Sebastião Augusto

Dissertação

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22497

 

Santos, Andréa Gomes dos

A canção no ensino de língua portuguesa: uma proposta de projeto de ensino

Silva Neto, João Gomes da

Dissertação

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24923

 

Lima, Jária Suéldes Alves de

Projeto de letramento: implicações na autonomia na produção escrita dos discentes no ensino fundamental II

Paz, Ana Maria de Oliveira

Dissertação

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21367

 

Dantas, Clegiane Santos Bezerra

Minicontos: uma prática de letramento emergente na escola

Paz, Ana Maria de Oliveira

Dissertação

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20746

 

Medeiros, Maria das Vitórias dos Santos

A multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade

Medeiros, Maria Assuncao Silva

Dissertação

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22667

 

Assunção, Maria Angela Lima

Uso didático do Facebook como estratégia de leitura para o gênero textual poesia

Azevedo, Josilete Alves Moreira de

Dissertação

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20994

 

Brito, Jaécia Bezerra de

Literatura: o espaço da criação e transformação identitária na sala de aula

Dias, Valdenides Cabral de Araújo

Dissertação

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20534

 

Dantas, Cloacir Gomes

"Quem sou eu?": uma (re)construção do sujeito por meio da narrativa autobiográfica - proposta didática com um olhar nas interações em sala de aula

Medeiros, Mário Lourenço de

Dissertação

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20532

 

Souza, Priscila Gomes de

Templo Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Natal/RN: um estudo sobre música e educação musical

Lima, Agostinho Jorge de

Dissertação

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20202

 

Freitas, Marcus Vinicius de

O teatro musical enquanto prática pedagógica no meio eclesiástico: ressignificando o fazer artístico na Igreja Batista da Esperança, Natal-RN

Santa Rosa, Amélia Martins Dias

Dissertação

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20201

 

Leandro Augusto e Silva Miranda Cavalcante

A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão

Robson Carlos Handerchpek

Dissertação

2014

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12462

 

Luis Ferdinando da Silva Patriota

O papel da atividade lúdica como motivadora da aprendizagem da língua inglesa: análise de um livro didático

Selma Alas Martins

Dissertação

2013

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16284

 

Pablo Jovellanos dos Santos Lima

Linguagem matemática: uma proposta de ensino e avaliação da compreensão leitora dos objetos da matemática

Claudianny Amorim Noronha

Dissertação

2012

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16087

 

Francisca Edilma Braga Soares Aureliano

O Programa Pró-Letramento e a formação de alfabetizadores: repercussões nas concepções e práticas de professores cursistas

Denise Maria de Carvalho Lopes

Dissertação

2012

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14501

 

Iracy Gabriella Morais Cavalcante

Narrativas de Formação de Professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental:Concepções e Construções de Necessidades Formativas na Geografia Escolar

Francisco Cláudio Soares Júnior

Dissertação

2012

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13947

 

Rebeca Ramos Campos

Necessidades de formação de professoras principiantes da educação infantil/pré-escola

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Dissertação

2012

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14522

 

Divoene Pereira Cruz Silva

O currículo e as práticas pedagógicas na EJA: concepções e crenças dos professores da escola municipal Francisca Leonísia Cruz

Rosa Aparecida Pinheiro

Dissertação

2012

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14512

 

Rosemeire da Silva Dantas

Formação continuada de professores de ciências para o ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental

Andre Ferrer Pinto Martins

Dissertação

2012

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14567

 

Vitória Maria Avelino da Silva Paiva

Avaliando a aprendizagem de língua inglesa em uma escola de ensino médio a partir de contribuições discentes

Ana Graça Canan

Dissertação

2012

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16236

 

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos

Projetos de letramento na educação de jovens e adultos: o ensino da escrita em uma perspectiva emancipatória

Maria do Socorro Oliveira

Dissertação

2012

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16365

 

Siomara Priscilla Anjos de Deus Barbosa

Tessituras poéticas da corporeidade na formação humana do educador infantil

Edmilson Ferreira Pires

Dissertação

2011

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18328

 

Patricia Gallo

Objetos de aprendizagem e alfabetização: a proposição de um encontro

Maria das Graças Pinto Coelho

Dissertação

2011

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14430

 

Francisco Alan da Silva

Uma proposta de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa integrada ao uso das TICS para o desenvolvimento da autonomia dos aprendizes

Selma Alas Martins

Dissertação

2011

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16218

 

Márcio Alessandro Nunes Rodrigues

A cena contemporânea aos pedaços : observação de um experimento pedagógico

Naira Neide Ciotti

Dissertação

2011

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12439

 

Letícia dos Santos Carvalho

Quadrinhos nas aulas de ciências: narrando uma história de formação continuada

Andre Ferrer Pinto Martins

Dissertação

2010

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14443

 

Adriano Medeiros Costa

Fugindo da banalidade: o uso do orkut como extensão da sala de aula

Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade

Dissertação

2010

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14375

 

Maristela de Oliveira Mosca

Como se fora brincadeira de roda: a ciranda da ludopoiese para uma educação musical humanescente

Edmilson Ferreira Pires

Dissertação

2010

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14388

 

Artemisia de Andrade e Santos

Corporeidade e a melodia da experiência estética na formação humanescente de cantores-educadores

Edmilson Ferreira Pires

Dissertação

2010

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14492

 

Katia Maria Pereira

Navegando nas ondas dos saberes do ser: uma conversa com a sexualidade à luz da corporeidade.

Edson César Ferreira Claro

Dissertação

2010

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14356

 

Marcia Betania de Oliveira

As contribuições do proformação/pedagogia/UERN para a melhoria da prática pedagógica de professores

Elena Mabel Brutten Baldi

Dissertação

2010

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14418

 

Ana Ferreira dos Santos

Uma prática educativa ambiental na construção de agenda 21 local.

Irene Alves de Paiva

Dissertação

2010

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14352

 

Samira Fernandes Delgado

O ensino de artes nos anos iniciais do ensino fundamental: (re)pensando a prática docente

Jefferson Fernandes Alves

Dissertação

2010

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14414

 

Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo

A formação do pedagogo-professor no curso de pedagogia: limites e possibilidades na visão de professores formados no campus avançado de Patu da UERN

Luiz Gonzaga Pontes Pessoa

Dissertação

2010

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14367

 

Gilcilene Lélia Souza do Nascimento

Memorial de formação: um dispositivo de pesquisa ação - formação

Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi

Dissertação

2010

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14422

 

Graciana Ferreira Dias

Utilizando processos geométricos da história da matemática para o ensino de equações do 2º grau

Francisco Peregrino Rodrigues Neto

Dissertação

2009

https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14335/1/GracianaFD.pdf

 

Sandra Lúcia Paris

Itinerários e marcas na formação do sujeito formador: reflexões acerca de um caminho na educação matemática

Iran Abreu Mendes

Dissertação

2009

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14333

 

Danielle Medeiros de Souza

Literatura e educação: um caso/uma casa de inclusão

Marly Amarilha

Dissertação

2009

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14314

 

Elaine Luciana da Silva Sobral

Proposta Curricular para Educação infantil: (re) significando saberes docentes

Denise Maria de Carvalho Lopes

Dissertação

2008

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14277

 

Lígia Maria Santos de Souza

Alfabetizar crianças na escola pública: fazeres docentes em discussão

Denise Maria de Carvalho Lopes

Dissertação

2007

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14154

 

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

A prática pedagógica de professores de alunos com transtorno de déficit de atenção/hiperativadade

Ana Lúcia Assunção Aragão

Dissertação

2006

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14602

 

FRANCISCA VANDILMA COSTA

Pedagogia de projetos e etnomatemática: caminhos e diálogos na zona rural de Mossoró - RN

John Andrew Fossa

Dissertação

2005

https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14217/1/FranciscaVC.pdf

 

Hiramisis Paiva de Paula

Práticas etnomatemáticas no Liceu do Paracuri :a propósito dos ornamentos geométricos da cerâmica

Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco

Dissertação

2005

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14467

 

Daisy Clécia Vasconcelos da Silva

Alfabetização de Jovens e Adultos: desvendando práticas, construindo possibilidades

Neide Varela Santiago

Dissertação

2005

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14265

 

Cláudia Sueli Rodrigues Santa Rosa

Pedagogia Freinet: a construção de uma práxis em turmas de 5ª a 8ª séries

Francisco de Assis Pereira

Dissertação

2004

https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14222/1/ClaudiaSRSR_dissert.pdf

 

TESES

Nº 

Autor (a)

Título

Orientador (a)

Tipo de produção (dissertação ou tese)

Ano

Link da produção

 

Denilton Silveira de Oliveira

Formação continuada em robótica educacional: implementação de uma política pública na rede municipal de Natal

Luciane Terra dos Santos Garcia

Tese

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47221

 

Andréia Gomes da Silva

Aprendizagens autobiográficas: pesquisa-ação-formação com professoras do atendimento educacional hospitalar e domiciliar

Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi

Tese

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48244

 

Teresa Cristina Coelho dos Santos

Práticas de gestão escolar, coordenação pedagógica e atendimento educacional especializado no contexto de uma escola municipal: um estudo sobre a inclusão escolar

Lucia de Araújo Ramos Martins

Tese

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48247

 

Telma Maria de Freitas Araújo

Necessidades formativas como eixo da formação docente para alfabetizar letrando na educação do campo, em Espírito Santo/RN (2019-2021)

Luciane Terra dos Santos Garcia

Tese

2022

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48246

 

Cláudia Roberto Soares de Macêdo Nazário

Articulações entre docentes do atendimento educacional especializado e da sala de aula nos anos finais do ensino fundamental: tecendo redes de diálogo e colaboração

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães

Tese

2021

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44636?mode=full

 

Santos, Alcione da Silva

O processo de escrituração do gênero curta-metragem como ferramenta de desenvolvimento da consciência crítica

Oliveira, Maria do Socorro

Tese

2021

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46997

 

Fernandes, Francisca Vaneíse Andrade

Ensino de argumentação em projetos de letramento

Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros

Tese

2021

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46999

 

Pereira, Débora Mara

Construção e validação de um protocolo de PEI: contributos de uma formação docente

Nunes, Debora Regina de Paula

Tese

2021

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45463

 

Maria de Fátima Jerônimo Marques

Questões de gênero na vida de mulheres mães de crianças com deficiência

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães

Tese

2019

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28200

 

Pablo Jovellanos dos Santos Lima

Prática argumentativa no ensino de matemática: contribuições para o processo de resolução de problemas verbais

Claudianny Amorim Noronha

Tese

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26640

 

Hellen Chrystianne Lúcio Barros

Posicionamento de adolescentes sobre mudanças climáticas e estilos de vida sustentáveis: (re)significando o planeta e o futuro?

José de Queiroz Pinheiro

Tese

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26918

 

Débia Suênia da Silva Sousa

Colégio Nossa Senhora de Lourdes: culturas escolares em Cajazeiras-PB (1949- 1983)

Maria Arisnete Câmara de Morais

Tese

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25070

 

Uiliete Marcia Silva de Mendonça Pereira

Metamorfoses formativas: um estudo sobre a atividade lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Tese

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26516

 

Lucila Carvalho Leite Brandão

Ensino de Língua Portuguesa em projeto de letramento: ler e escrever por meio da colaboração, da agência e da interdisciplinaridade

Tatyana Mabel Nobre Barbosa

Tese

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26515

 

Souza, Arisberto Gomes de

Os usos da escrita de jovens estudantes do ensino médio como elementos para ressignificação do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa: uma experiência com projeto de letramento

Oliveira, Maria do Socorro

Tese

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26622

 

Aquino, Jaciara Limeira de

Ensino de argumentação em eventos de letramento

Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros

Tese

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27059

 

Galvão, Sylvia Coutinho Abbott

Do castelo de Périgord à academia: ensaiando o gênero ensaio na UFRN

Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de

Tese

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26497

 

Campos, Paulo Rodrigo Pinheiro de

Competência simbólica no ensino-aprendizagem de língua inglesa

Canan, Ana Graça

Tese

2018

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25599

 

Ana Cláudia Gouveia de Sousa

Formação docente e letramentos: conhecimentos mobilizados em um grupo interdisciplinar de professores que ensinam matemática e ciências

Claudianny Amorim Noronha

Tese

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24798

 

Vanessa Gosson Gadelha de Freitas Fortes

Formação continuada de professores do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), na perspectiva da inclusão escolar de aluno com deficiência visual

Lúcia de Araújo Ramos Martins

Tese

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24143

 

Ana Paula Buzetto Bonneau

A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola

Maria das Graças Pinto Coelho

Tese

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24666

 

Rebeca Ramos Campos

Das necessidades de formação docente à formação contínua de professores da Educação Infantil

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Tese

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27374

 

Márcio Carvalho da Silva

Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Tese

2017

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23650

 

Oliveira, Albéris Eron Flávio de

A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio

Canan, Ana Graça

Tese

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24963

 

Paiva, Vitória Maria Avelino da Silva

Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio

Canan, Ana Graça

Tese

2017

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23495

 

Letícia dos Santos Carvalho

Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos

André Ferrer Pinto Martins

Tese

2016

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21264

 

Rejane Bezerra Barros

Formação e docência de professores bacharéis na educação profissional e tecnológica no IFRN: uma interface dialógica emancipatória

Betania Leite Ramalho

Tese

2016

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23742

 

Rozicleide Bezerra de Carvalho

Orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas ciências da natureza do ensino médio: contribuições da Teoria de Galperin

Betania Leite Ramalho

Tese

2016

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23056

 

Hilce Aguiar Melo

Mediação como estratégia no atendimento educacional especializado a aluno com deficiência intelectual: contribuições da abordagem histórico cultural

Lúcia de Araújo Ramos Martins

Tese

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21818

 

Érika Soares de Oliveira Araújo

Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva

Lúcia de Araújo Ramos Martins

Tese

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23349

 

Géssica Fabiely Fonseca

Planejamento e práticas curriculares nos processos de alfabetização de alunos com deficiência intelectual: experiências e trajetórias em tempos de educação inclusiva

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães

Tese

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23029

 

Priscila Ferreira Ramos Dantas

A prática reflexiva na formação continuada de docentes e suas implicações para o processo de inclusão escolar

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães

Tese

2016

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22529

 

Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento

As dimensões pedagógica, didática, tecnológica e científica na formação e no desenvolvimento profissional dos professores no Brasil e em Portugal

Betania Leite Ramalho

Tese

2015

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20576

 

Enne Karol Venancio de Sousa

Um estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no curso de licenciatura em matemática

John Andrew Fossa

Tese

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20574

 

Maria Aldeiza da Silva

Formação lato sensu a distância em gestão escolar: a experiência dos gestores de escolas públicas do RN (2010-2012)

Maria Aparecida de Queiroz

Tese

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21820

 

Patricia Gallo de França

A aprendizagem transmídia na sala de aula: potencialidades de letramento midiático

Maria das Graças Pinto Coelho

Tese

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20687

 

Márcia Torres Neri Soares

Currículo escolar e inclusão de estudantes com deficiência: diálogos com uma escola pública

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães

Tese

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21152

 

Jenaice Israel Ferro

A ação docente: desvelando o currículo na EJA

 

Tese

2015

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24769

 

Denise Cortez Fernandes

Formação moral e ética na sala de aula

Adir Luiz Ferreira

Tese

2014

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19584

 

Ademarcia Lopes de Oliveira Costa

Formação continuada e representação social: implicações para a educação inclusiva

Erika dos Reis Gusmão Andrade

Tese

2014

 

 

Moyses de Souza Filho

Em busca de novas territorialidades pedagógicas para a identidade da Educação Física no Ensino Médio integrado: uma perspectiva pós-crítica

José Pereira de Melo

Tese

2014

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14497

 

Cristóvão Pereira Souza

A videobiografia como dispositivo de pesquisa-ação-formação: uma prática educativa com adolescentes abrigados

Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi

Tese

2014

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14510

 

Mônica Maria Gadêlha de Souza Gaspar

Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se

Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi

Tese

2014

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14525

 

Maria Julia de Paiva Almeida

Análise de necessidades de formação: uma prática reveladora de objetivos da formação docente

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Tese

2014

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14502

 

Lúcia de Fátima da Cunha

Atenção, consciência e prática pedagógica: um estudo de suas interconexões

Maria Salonilde Ferreira

Tese

2014

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14499

 

Danielle Medeiros de Souza

As contribuições do computador para a formação do leitor literário: uma chave para o ensino de literatura na escola

Marly Amarilha

Tese

2014

https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27562

 

Adriano Medeiros Costa

Por trás de links, sempre existem pessoas: o anonimato como fator de pertencimento no uso de redes sociais on-line em projetos educacionais

Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade

Tese

2013

https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14458/1/PorTr%c3%a1sLinks_Costa_2013.pdf

 

Maria Dalvaci Bento

Educação a distância e material didático: um estudo sobre o curso mídias na educação

Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade

Tese

2013

 

 

Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso Nelson

A auto formação maternal: cenários de uma educação vivencial humanescente

Edmilson Ferreira Pires

Tese

2013

 
 

Francinaide de Lima Silva

A escola normal de natal (Rio Grande do Norte, 1908-1971)

Maria Arisnete Câmara de Morais

Tese

2013

 

 

Rita de Cássia Araújo Alves Mendonça

Ateliê biográfico de formação profissional: prática socioeducativa em Escola Judicial

Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi

Tese

2013

 

 

Cristine Tinoco da Cunha Lima Rosado

Vozes não silenciadas de alfabetizandos jovens e adultos e suas repercussões na formação docente

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Tese

2013

 

 

Maria da Paz Siqueira de Oliveira

Pensando e agindo: estudo da relação entre o dsenvolvimento do pensamento e prática pedagógica

Maria Salonilde Ferreira

Tese

2013

 
 

Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires

Um estudo sobre o estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na Bahia

Iran Abreu Mendes

Tese

2012

 

 

Maria Teresa Pires Costa

Saúde psíquica e condições de trabalho dos profissionais de saúde nos hospitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Lívia de Oliveira Borges

Tese

2012

 

 

Francileide Batista de Almeida Vieira

Formação, subjetividade e criatividade: elementos para a construção de uma escola inclusiva

Lúcia de Araújo Ramos Martins

Tese

2012

 

 

Eleny Gianini

A formação de professores surdos de Libras: a centralidade de ambientes bilíngues em sua formação

Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi

Tese

2012

 

 

Maria da Conceição Alves Ferreira

Saberes pedagógicos/comunicacionais, pesquisa/formação: reflexões sobre as experiências formativas das professoras online

Maria das Graças Pinto Coelho

Tese

2012

 

 

Rosemeri Scalabrin

Diálogos e aprendizagens na formação em agronomia para assentados

Ana Lúcia Assunção Aragã

Tese

2011

 
 

Sebastião Faustino Pereira Filho

Por uma pedagogia do oprimido midiático: meios de comunicação e suas intervenções na escola

Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade

Tese

2011

 

 

Adelia Dieb Ubarana

Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização?

Denise Maria de Carvalho Lopes

Tese

2011

 
 

Narla Sathler Musse de Oliveira

Vivências ludopoiéticas no jogo de areia: a tatilidade na autoformação humanescente

Edmilson Ferreira Pires

Tese

2011

 

 

Evanir de Oliveira Pinheiro

Dançando com gatos e passáros: O movimento ecossistêmico da ludopoiese na educação infantil

Edmilson Ferreira Pires

Tese

2011

 
 

Lúcia Helena Bezerra Ferreira

Ateliês de história e pedagogia da matemática: contribuições para a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais

Iran Abreu Mendes

Tese

2011

 

 

Lígia Souza de Santana Pereira

Festa na escola e a autopoiese do lazer

Kátia Brandão Cavalcanti

Tese

2011

 

 

Simone Lopes de Melo

Avaliação do programa de tutorização da EMATER-RN para servidores em estágio probatório

Lívia de Oliveira Borges

Tese

2011

 

 

Sandro da Silva Cordeiro

Entre telas, diálogos e estratégias: formação docente para a mídia televisiva

Maria das Graças Pinto Coelho

Tese

2011

 
 

Hostina Maria Ferreira do Nascimento

Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores

Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco

Tese

2011

 

 

Ivanilka Lima de Azevedo

Reflexões sobre a construção e evolução de conceitos geométricos nas séries intermediárias do ensino fundamental

Francisco Peregrino Rodrigues Neto

Tese

2010

 

 

Ana Tania Lopes Sampaio

Universo encantado do cuidado na autopoiese docente: uma viagem epistemológica transdisciplinar

Kátia Brandão Cavalcanti

Tese

2010

 
 

Maria Jose de Araujo Gadelha

Representações sociais de formação continuada: com a palavra as professoras do ensino fundamental da rede pública de Natal RN

Maria do Rosário de Fátima de Carvalho

Tese

2010

 

 

Maria Aparecida Pacheco Gusmão

Uma ação reflexiva sobre o processo de (re)escrita de textos: a prática pedagógica da professora Maria

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Tese

2010

 

 

Naire Jane Capistrano

O lugar pedagógico da educação física na educação infantil: saberes (re)construídos na formação continuada do PAIDÉIA/UFRN

Neide Varela Santiago

Tese

2010

 

 

Andrea dos Santos Rodrigues

A informática como uma ferramenta de apoio a inclusão do deficiente visual

Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade

Tese

2009

 

 

Maria da Conceição Alves Rodrigues

Saberes e práticas em experiência de construção da sustentabilidade no meio rural nordestino

Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco

Tese

2009

 

 

Maria José Medeiros Dantas de Melo

Olhares sobre a formação do professor de matemática: Imagem da profissão e escrita de si

Adair Mendes Nacarato

Tese

2008

 

 

Priscilla Carla Silveira Menezes

Ensinar/Aprender ortografia: uma experiência na formação de professores

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Tese

2008

 

 

Ilana Lemos de Paiva

Os novos quixotes da psicologia e a prática social no âmbito do terceiro setor

Oswaldo Hajime Yamamoto

Tese

2008

 
 

Edmilson Pinto de Albuquerque

Autoconhecimento e práticas corporais: para uma educação transpessoal integradora do saber ao ser no processo de formação inicial dos alunos de educação física

Francisco de Assis Pereira

Tese

2007

 

 

Giovana Carla Cardoso Amorim

Nas asas de Ícaro: uma análise da Pedagogia Freinet do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental na perspectiva da ação docente continuada

Francisco de Assis Pereira

Tese

2007

 

 

Maria da Apresentação Barreto

Ofício, Estresse e Resiliência: desafios do Professor Universitário

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Tese

2007

 

 

Diva Sueli Silva Tavares

Da leitura da poesia à poesia da leitura: a contribuição da poesia para o Ensino Médio

Marly Amarilha

Tese

2007

 

 

Maria Cristina Leandro de Paiva

Uma viagem aos saberes das formadoras de professores da Educação Infantil

Neide Varela Santiago

Tese

2007

 

 

Cláudia da Silva Farache

A relação entre a família e a instituição de educação infantil: descrição reflexiva sobre uma experiência

Neide Varela Santiago

Tese

2007

 

 

Denis Barros de Carvalho

O trabalho docente em psicólogo e o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes: uma experiência teresinense

Oswaldo Hajime Yamamoto

Tese

2007

 

 

Luzia de Fátima Medeiros de Oliveira

Apoio pedagógico, ação coletiva e diálogo: tramas da formação continuada em educação inclusiva

Ana Lucia Assunção Aragão; María del Pilar Sánchez Hípola (externa)

Tese

2006

 

 

Eduardo Antonio Gurgel Cavalcanti

Pedagogia Freinet: mediação para o social, o político e a formação de professores

Francisco de Assis Pereira

Tese

2006

 
 

Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo

Do olhar inquieto ao olhar comprometido: uma experiência de intervenção voltada para a atuação com alunos que apresentam paralisia cerebral

Lúcia de Araújo Ramos Martins

Tese

2006

 
 

Neide Cavalcante Guedes

O(s) saber(es) e o(s) fazer(es) do professor formador: reflexões sobre a prática docente

Márcia Maria Gurgel Ribeiro

Tese

2006

 

 

Vera Lúcia Xavier Pinto

As coisas estão no (meu) mundo, só que eu preciso aprender. Autobiografia, reflexividade e formação em Educação Nutricional

Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi

Tese

2006

 

 

Maria Divina Ferreira Lima

Formação de Docentes em Serviço: o processo formativo da experiência de estágio supervisionada

Betânia Leite Ramalho

Tese

2005

 
 

Maria Lúcia Pessoa Sampaio

A função mediadora do planejamento na aula de leitura de textos literários

Marly Amarilha

Tese

2005

 
 

Hiramisis Paiva de Paula

Educação e sustentabilidade: Assentamento Maria da Paz - João Câmara/RN

Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco

Tese

2005

 

 

Giane Bezerra Vieira

Alfabetizar letrando: investigação-ação fundada nas necessidades de formação docente

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Tese

2011

 

 

Ana Maria Cunha Aguiar

A docência na educação infantil: representações sociais dos professores cursistas do proinfantil do Estado do Rio Grande do Norte sobre o trabalho docente

Maria do Rosário de Fátima de Carvalho

Tese

2013

 
 

José Ricardo e Souza Mafra

Espaços transversais em educação matemática: uma contribuição para a formação de professores na perspectiva etnomatemática

John Andrew Fossa

Tese

2006

 

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910