UFRN

 

DISSERTAÇÕES

Autor(a)

Título

Orientador(a)

Tipo de produção

Ano

Link da produção

1

Israel Domingos dos Santos Júnior

A produção de histórias em quadrinhos digitais no ensino-aprendizagem de língua inglesa

Celia Maria de Araújo

Dissertação

2022

 
2

Mariana Alves Dantas

Literatura infantil como estratégia para estimular habilidades do pensamento computacional: uma proposta para professores do ensino fundamental

Celia Maria de Araújo

Dissertação

2022

 

3

Tathiany Deyse Fernandes Rocha

Design thinking e storytelling para o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor: um estímulo ao empreendedorismo inovador

Charles Andrye Galvão Madeira

Dissertação

2022

 

4

Josiel Moreira da Silva

Computação desplugada como abordagem para implementação do pensamento computacional no ensino fundamental

Charles Andrye Galvão Madeira

Dissertação

2022

 

5

Ely Ticiana da Silva Ramos

Uso do Scratch na produção de conteúdo multimodal com representatividade étnico-racial por estudantes de pedagogia

Cibelle Amorim Martins

Dissertação

2022

 

6

Veridiana Kelin Appelt

A abordagem Educação Steam como potencializadora de letramento estatístico no sétimo ano do ensino fundamental

Dennys Leite Maia

Dissertação

2022

 

7

Jéssica Maria de Araújo Neves Góis

Formação de professores de alunos com deficiência intelectual para o uso pedagógico de jogos digitais

Géssica Fabiely Fonseca

Dissertação

2022

 

8

Gabriella Pereira do Nascimento

Formação, saberes e trabalho docente: reflexões sobre as práticas pedagógicas no atendimento educacional hospitalar e domiciliar no RN

Jacyene Melo de Oliveira Araújo

Dissertação

2022

 
9

Maria Clara Medeiros Silva

Sala de aula invertida para a aprendizagem de língua espanhola: o uso do site Interactivo ELE

Lucelio Dantas de Aquino

Dissertação

2022

 
10

Ednny Kelly de Almeida Sales

O uso do Mobile learning e do QR code no ensino e aprendizagem de leitura em Língua Portuguesa para o 5º ano do Ensino Fundamental I

Lucelio Dantas de Aquino

Dissertação

2022

 
11

Daniele Lorena Gomes

Jogos digitais e a alfabetização matemática na educação infantil

Maria Cristina Leandro de Paiva

Dissertação

2022

 
12

Caroline Carlos Bezerra Moreira de Souza

Coordenadoras pedagógicas da educação infantil: formação para uso das ferramentas digitais

Maria Cristina Leandro de Paiva

Dissertação

2022

 
13

Cristiane Monteiro Dantas dos Santos

O vídeo como ferramenta motivacional nas aulas de espanhol: uma experiência na educação de jovens e adultos

Selma Alas Martins

Dissertação

2022

 
14

João Paulo Vicente da Silva

Esporte adaptado e inclusão: tecendo olhares para as diferenças na formação docente

Maria Aparecida Dias

Dissertação

2021

 
15

Emanuela de Oliveira Justino

Desenvolvimento de um modelo para gestão de benefícios: uma proposta integrada a um escritório de projetos (PMO)

André Morais Gurgel

Dissertação

2021

16

Rayonnara Késsia de Souza

A melopeia na leitura de narrativas poéticas: uma reflexão lítero-musical

Alessandra Cardozo de Freitas

Dissertação

2020

 
17

Adson Araceli Alves Dantas

Proposta de modelo de monitoramento ágil no gerenciamento de riscos corporativos

André Morais Gurgel

Dissertação

2020

 
18

Mariana Antunes Medeiros de Oliveira

As representações sociais das pedagogas/professoras sobre ensinar Matemática

Erika dos Reis Gusmão Andrade

Dissertação

2020

 
19

Fabyana Soares de Oliveira

Formação continuada em Educação Física: desafios e possibilidades com alunos que apresentam deficiência na escola regular

Maria Aparecida Dias

Dissertação

2020

20

Camila Augusta Desidério

Uma proposta didática para uso de e-books interativos e colaborativos no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa

Adja Ferreira de Andrade

Dissertação

2019

 
21

Luciana de Sousa Azevêdo

Cultura maker: uma nova possibilidade no processo de ensino e aprendizagem

Apuena Vieira Gomes

Dissertação

2019

 
22

Danieli Silva de Souza Rabelo

Arquitetura metodológica de aprendizagem ao longo da vida mediada por PBL na Escola de Programação do LAIS

Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui

Dissertação

2019

 
23

Alexandre Ribeiro da Silva

Jogos digitais no ciclo de alfabetização: um caminho no processo de alfabetizar letrando

Arlete dos Santos Petry

Dissertação

2019

 
24

Heloísa Maria de Macêdo Silva

Design de jogo digital como alternativa para o ensino-aprendizagem de artes visuais

Arlete dos Santos Petry

Dissertação

2019

 
25

Renato César de Souza Bezerra

A revista digital nas produções oral e escrita em convergência de mídias no ensino-aprendizagem de língua francesa

Célia Maria de Araújo

Dissertação

2019

 
26

Elaine Caroline de Macedo

Formação colaborativa de docentes em educação profissional e tecnológica inclusiva para o ensino de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

Débora Regina de Paula Nunes

Dissertação

2019

 
27

Maria Luziene da Silva Azevedo Bandeira

O uso da lousa digital interativa e objetos de aprendizagem no desenvolvimento de processos mentais básicos como base para elaboração do conceito de número

Dennys Leite Maia

Dissertação

2019

 
28

Fernando Lucas de Oliveira Farias

Ecossistema para aprendizagem ativa de programação centrado na experiência do estudante

Isabel Dillmann Nunes

Dissertação

2019

 
29

Denilton Silveira de Oliveira

Formação continuada de professores para inovação pedagógica por meio da robótica educacional na Escola Estadual Presidente Kennedy

Luciane Terra dos Santos Garcia

Dissertação

2019

 
30

Sára Maria Pinheiro Peixoto

O corpo como sentido, criação e signficado da criança com Síndrome de Down: uma proposta de intervenção docente na Educação Infantil

Maria Aparecida Dias

Dissertação

2019

 
31

Kaliene Alessandra Rodrigues de Paiva

Ensino de história e educação patrimonial na escola: o Instituto Ary Parreiras enquanto reflexão sobre os lugares de memória - Natal/RN

Roberto Airon Silva

Dissertação

2019

 
32

Jemima Silvestre da Silva

Ensino de geografia e experiência metodológica com a produção de livros digitais: é com um clique que se vira a página?

Jeane Medeiros Silva

Dissertação

2018

 
33

Bruna Priscila Leonizio Lopes

Esporte da Escola: diálogo pedagógico na perspectiva inclusiva com supervisores do PIBID - Educação Física

Maria Aparecida Dias

Dissertação

2018

 
34

Dayane da Silva Grilo

Educação da infância pela poesia de Manoel de Barros

Alessandra Cardozo de Freitas

Dissertação

2017

 
35

Daliane do Nascimento dos Santos

Educação e literatura: a relação texto-vida na sala de aula

Alessandra Cardozo de Freitas

Dissertação

2016

 
36

Jânio Elpídio de Medeiros

Projeto de letramento matemático: indicadores para a docência

Claudianny Amorim Noronha

Dissertação

2016

 
37

Luiz Gustavo Ferri Rachetti

Sociologia e cinema: o uso do audiovisual na aprendizagem de sociologia no ensino médio

Gilmar Santana

Dissertação

2016

 
38

Roberta Ceres Antunes Medeiros de Oliveira

Narrativas de aprendizagens ao longo da vida: uma pesquisa-ação-formação com professoras de classes hospitalares

Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi

Dissertação

2016

 
39

Shirley de Figueiredo Medeiros Rêgo

(Re)contando histórias: relatos autobiográficos de mulheres, vítimas de violência doméstica, abrigadas em Natal/RN

Marlos Alves Bezerra

Dissertação

2016

 
40

Wagner Ramos Campos

Os griôs aportam na escola: por uma abordagem metodológica da literatura infantil negra nos anos iniciais do ensino fundamental

Marly Amarilha

Dissertação

2016

 
41

Luanna Priscila da Silva Gomes

Caracterização do letramento matemático: a análise de uma experiência na turma do 3º ano do ensino fundamental

Claudianny Amorim Noronha

Dissertação

2015

 
42

Fernanda Cavalcanti de Medeiros

A inserção da família no processo socioeducativo de adolescentes em privação de liberdade

Ilana Lemos de Paiva

Dissertação

2015

 
43

Dianne Cristina Souza de Sena

A sistematização do conteúdo jogo nas aulas de educação física do ensino fundamental e médio

José Pereira de Melo

Dissertação

2014

 
44

Marcos Antonio da Silva

Uma abordagem crítica do conteúdo esporte nas aulas de educação física no ensino médio integrado

José Pereira de Melo

Dissertação

2014

 
45

Josenildo Pereira da Silva

Formação docente em tempos de educação inclusiva: cenários e desafios em uma escola pública

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães

Dissertação

2014

 
46

Iracyara Maria Assunção de Souza

A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado

José Pereira de Melo

Dissertação

2013

 
47

Maria das Dores da Silva Timoteo da Camara

Corporeidade e humanescência: cenários ludopoiéticos na vida de professores contadores de história

Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi

Dissertação

2013

48

Renata Karla Lins Bezerra

Ficção e escola: estratégias de mediação para formar leitores

Marly Amarilha

Dissertação

2013

 
49

Silvia Regina Groto

Literatura de monteiro lobato no ensino de ciências

Andre Ferrer Pinto Martins

Dissertação

2012

 
50

Rosemeire da Silva Dantas

Formação continuada de professores de ciências para o ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental

Andre Ferrer Pinto Martins

Dissertação

2012

 
51

Rutilene Santos de Sousa

A biblioteca como contexto de formação da criança leitora: ações e significações de crianças e professoras

Denise Maria de Carvalho Lopes

Dissertação

2012

52

Massilde Martins da Costa

Ludopoiese e humanescência no educador infantil

Edmilson Ferreira Pires

Dissertação

2012

 

53

Simone Leite da Silva Peixoto

Literatura e infância: ouvindo e dando voz as crianças

Marly Amarilha

Dissertação

2012

 
54

Alda Macedo

Práticas educativas escolares ancoradas às mídias tecnológicas: um estudo da contextualização da tecnologia na realidade de uma escola municipal em Natal/RN

Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade

Dissertação

2011

 
55

Edileuza de Medeiros Monteiro Roque

Corporeidade e formação docente: cenário geográfico das histórias de vida

Edmilson Ferreira Pires

Dissertação

2011

 
56

Ivanilka Lima de Azevedo

Geometrizando no segundo ciclo: relato de uma intervenção pedagógica voltada à construção de conceitos geométricos no ensino fundamental

Francisco Peregrino Rodrigues Neto

Dissertação

2005

 
57

Ivone Maria de Oliveira

O uso do whatsapp como recurso pedagógico: atividades formativas em serviço para professores do ensino fundamental

Betânia Leite Ramalho

Dissertação

2022

 
58

Maria Adeilza Pinheiro da Silva

O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra

Marineide Furtado Campos

Dissertação

2022

 
59

Rosane dos Santos Dantas

A escola também é de samba: o ensino de arte como experiência e construção de um processo de aprendizagem decolonial

Marcilio de Souza Vieira

Dissertação

2022

 
60

Gimeny Dayana Cruz de Brito

Experiências do ensino da dança a partir das metodologias ativas: coadjuvâncias e protagonismos

Marineide Furtado Campos

Dissertação

2022

 
61

Maria Regina Sesário dos Santos

A leitura de textos no ensino fundamental a partir de descritores de língua portuguesa

Josilete Alves Moreira de Azevedo

Dissertação

2022

 
62

Angélica Verônica de Oliveira Martins

O google maps e o ensino interdisciplinar de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental

Selma Alas Martins

Dissertação

2022

 
63

Alex Apolonio Soares

Mamulengo em tecnovívio: nós, quiprocós e folganças no caminho para a inclusão digital do teatro de bonecos popular pernambucano

André Carrico

Dissertação

2022

 

64

Débora de Vasconcelos Souza Conrado

Didática surda e sua aplicação no estágio curricular supervisionado do curso de Letras-Libras na perspectiva do surdo

Flávia Roldan Viana

Dissertação

2022

 
65

João Paulo da Silva Barbosa

Efeitos de um programa de formação em comunicação alternativa e ampliada no plano de aula de docentes que lecionam a educandos com autismo

Debora Regina de Paula Nunes

Dissertação

2022

 
66

Rebecka de França

Cartografia dos ritmos: a regionalização do Brasil a partir da música

Alessandro Dozena

Dissertação

2022

 
67

Maria Aparecida Fernandes de Lima

A produção do gênero artigo de opinião: desenvolvimento da escrita em turma do 9º ano do Ensino Fundamental

Gianka Salustiano Bezerril de Bastos Gomes

Dissertação

2022

 
68

Alice Costa de Oliveira

A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano

Alexandro Teixeira Gomes

Dissertação

2022

 
69

José Ramiro Braga Carneiro

Notícias em blogs: uma proposta para ensino da variável culta da língua portuguesa

Mario Lourenço de Medeiros

Dissertação

2022

 

70

Vera Lúcia Dias

O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental

Valdenides Cabral de Araújo Dias

Dissertação

2022

 
71

João Batista Gomes da Silva

Assalto poético no CEJA Lia Campos: um ensino de história aliado à arte, contra a violência e sua naturalização

José Evangelista Fagundes

Dissertação

2022

 
72

Anielly Isabel Duarte da Silva

Jogos digitais no processo de alfabetização e letramento: uma proposta formativa para professores de 1º ao 3º ano do ensino fundamental

Arlete dos Santos Petry

Dissertação

2021

 
73

Michelle Carneiro Fonseca

Gestão de materiais de consumo do Hospital Maternidade do Divino Amor

Marcelo Rique Caricio

Dissertação

2021

 
74

Noélia Barbosa Costa de Queiroz

Formação docente e letramento digital em contexto de pandemia

Maria Cristina Leandro de Paiva

Dissertação

2021

 
75

Maria do Livramento Silva Assunção de Carvalho

As tirinhas como ferramenta de leitura crítica na sala de aula

Lucelio Dantas de Aquino

Dissertação

2021

 
76

Ana Patrícia Rodrigues Calistrato

eLearning na educação infantil: caminhos possíveis em tempos de pandemia

Maria Cristina Leandro de Paiva

Dissertação

2021

 
77

Shesby André Medeiros do Nascimento

Finanças solidárias para o desenvolvimento local? Uma análise comparativa de experiências de Bancos Comunitários de Desenvolvimento nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte

Joana Tereza Vaz de Moura

Dissertação

2021

 
78

Judileide Silva Morais de Azevedo

Da escrita para a tela: a produção de documentário como uma prática de ressignificação da escrita no contexto escolar

Gianka Salustiano Bezerril de Bastos Gomes

Dissertação

2021

 
79

Aja Devi Dasi Soares Abreu de Góes

Damodara: uma pesquisa-ação em uma turma da educação infantil com música/cultura Védica

Tamar Genz Gaulke

Dissertação

2021

 
80

Sara Alexandre Ferreira

A concordância verbal numa perspectiva sociointerativa para o ensino de língua portuguesa

Mario Lourenço de Medeiros

Dissertação

2021

 
81

Edjango Lima Freitas

Territorialidades LGBTQIA+ na educação básica: a Oficina Geográfica de Gênero e Sexualidade como ferramenta de luta e resistência

Pablo Sebastian Moreira Fernandez

Dissertação

2021

 
82

Jessica Martins Bezerra Felipe

Literatura indígena e recepção: uma intervenção a partir do reconto de mitos numa escola pública do município de Extremoz-RN

Marta Aparecida Garcia Gonçalves

Dissertação

2021

 
83

Marcos Antônio de Farias Dantas

A competência leitora a partir do gênero textual charge: uma proposta de intervenção no ensino fundamental

Lucélio Dantas de Aquino

Dissertação

2021

 
84

Cláudia de Souza Dantas Azevedo

O gênero tirinha: uma proposta de sequência didática básica para o trabalho com a leitura multimodal

Lucélio Dantas de Aquino

Dissertação

2021

85

Jéssica Lira da Silva

Alfabetização de jovens e adultos: representações sociais de professores da EJA

Erika dos Reis Gusmão Andrade

Dissertação

2020

 

86

Maria Auxileide da Silva Oliveira

Inclusão de estudantes com deficiência na Universidade Federal do Acre: panorama e perspectivas

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães

Dissertação

2020

 
87

Antonio Virginio Martins Neto

Geocenários digitais: uma abordagem inovadora para o ensino de Geografia

Betânia Leite Ramalho

Dissertação

2020

 
88

Yzynya Silva Rezende Machado

Estratégias de ensino remoto e o letramento digital na alfabetização de crianças

Maria Cristina Leandro de Paiva

Dissertação

2020

 
89

Ana Glória Rogério de Carvalho Gama

Projetos de letramento: um estudo das práticas de escrita na educação para o trânsito

Ana Maria de Oliveira Paz

Dissertação

2020

 
90

Juliana Pinheiro Magro

O uso dos vídeos como um recurso orientador de estratégias de ensino inclusivas para professores de alunos com deficiência visual

Gessica Fabiely Fonseca

Dissertação

2020

 
91

Ynessa Beatriz Dantas de Farias Santos

A plataforma Khan Academy e suas contribuições para a aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental

Apuena Vieira Gomes

Dissertação

2020

 
92

Francisco Adoniran Braga Ramos

Um diálogo entre professores: o saber histórico e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental

Margarida Maria Dias de Oliveira

Dissertação

2020

 
93

Lucineide Cruz Araújo

Jogos educacionais digitais como ferramentas promissoras no processo de aprendizagem dos campos de experiências da educação infantil

Charles Andrye Galvão Madeira

Dissertação

2020

 
94

Maria do Carmo Ribeiro da Silva

Letramento literário pelos contos de suspense: desenterrando histórias

Sebastião Augusto Rabelo

Dissertação

2020

 
95

Bárbara Fernandes da Silva de Souza

Objetos de aprendizagem: reflexões e construção de sequências didáticas para a Educação Infantil

Apuena Vieira Gomes

Dissertação

2020

 
96

Pollyana Gurgel de Medeiros Alencar

As identidades juvenis urbanas como autopercepção e compreensão do “outro” na produção do conhecimento histórico escolar

Roberto Airon Silva

Dissertação

2020

 
97

Jaécia Larisse Santos Ferreira de Lima

A retextualização no ensino de língua portuguesa: uma proposta de intervenção

Marise Adriana Mamede Galvão

Dissertação

2020

 
98

Márcia Cambui Rosado da Silveira

Ritmo e poesia na aula de língua portuguesa: leitura numa perspectiva lítero-musical

Valdenides Cabral de Araújo Dias

Dissertação

2020

 
99

José Jaildo da Silva Oliveira

Sob a luz do cinema: uma experiência com a produção audiovisual no ensino de artes visuais na escola mediada pelo smartphone

Marcilio de Souza Vieira

Dissertação

2020

 
100

Lizandra Aparecida de Azevedo Silva

Letramento a partir de atividades de trabalho: um posicionamento axiológico na construção do gênero discursivo memórias literárias

Ana Maria de Oliveira Paz

Dissertação

2020

 
101

Ádila de Lima Ferreira Medeiros

A sala de aula invertida integrada às tecnologias digitais na formação continuada de professores que atuam no ensino médio integral

Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silva Burlamaqui

Dissertação

2020

 
102

José Jerônimo Vieira Júnior

Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental

Rodrigo Montandon Born

Dissertação

2020

 
103

Alessandro de Oliveira Apolinário

Educação em Direitos Humanos e pesquisa-ação com alunos do ensino médio da Escola Estadual de Tempo Integral Vereador José Moacir de Oliveira em São Gonçalo do Amarante/RN

LoreFortes

Dissertação

2020

 
104

Ionara Régia Silva Guimarães

A abordagem da variação lexical nas aulas de português: uma proposta de ensino a partir do gênero textual meme

Marcio Sales Santiago

Dissertação

2020

 
105

Cláudia Gean Carneiro Araújo

Projetos de letramento: impactos no ensino de escrita no contexto escolar

Ana Maria de Oliveira Paz

Dissertação

2020

 
106

Maria Glaudete Dantas de Lima

(Re) criando a semana de arte moderna de 1922: proposta pedagógica para o ensino do modernismo brasileiro nas aulas de artes visuais do novo ensino médio

Renata Viana de Barros Thome

Dissertação

2020

 
107

Pâmela Araújo de Moura Morais

Especifidade da escrita Braille aplicada ao violão

Jean Joubert Freitas Mendes

Dissertação

2020

 
108

Maria da Conceição Lima Vieira

O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas

Adja Ferreira de Andrade

Dissertação

2020

 
109

José Vilmar Firmino

Operadores argumentativos no artigo de opinião: uma intervenção através da sequência didática

Maria Assuncao Silva Medeiros

Dissertação

2020

 
110

Sara Mirtes de Macedo Dantas Silva

O quadrinho em sala de aula: uma proposta de intervenção com o gênero charge

Maria Assunção Silva Medeiros

Dissertação

2020

 
111

Juliana Lacerda da Silva Oliveira

Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática

Adja Ferreira de Andrade

Dissertação

2020

 
112

Débora Raquiel da Silva Lopes

Cordel: artefato de encantamento literário em sala de aula

Valdenides Cabral de Araújo Dias

Dissertação

2020

 
113

Stênio Lúcio da Rocha

A educação estatística na perspectiva do ensino híbrido: uma experiência para o desenvolvimento do letramento estatístico com alunos do ensino médio

Dennys Leite Maia

Dissertação

2020

 
114

Joseane Maria da Silva

A maquiagem como experiência artística e pedagógica

José Sávio Oliveira de Araújo

Dissertação

2020

 
115

Rayane Emanuelle de Oliveira Valentim

Linguagem audiovisual, metacognição e educação: uma escola quilombola em cena

Cibelle Amorim Martins

Dissertação

2020

 
116

Igo Joventino Dantas Diniz

O ensino híbrido na capacitação de servidores públicos no IFRN

Apuena Vieira Gomes

Dissertação

2020

 

117

Cibelle Cristina Barros de Almeida Valença

Educação para as mídias: kit tutorial para uso de ilha midiática no espaço escolar

Cibelle Amorim Martins

Dissertação

2020

 
118

Joanilson Kélis do Nascimento

Planejamento participativo: uma possibilidade para superação do afastamento dos estudantes das práticas corporais nas aulas de educação física

Márcio Romeu Ribas de Oliveira

Dissertação

2020

 
119

Josiane da Silva Melo

O seminário na escola: ensino e análise do gênero

Ana Virginia Lima Da Silva Rocha

Dissertação

2020

 
120

Telma Maria de Freitas Araújo

Alfabetizar letrando alunos de turmas multisseriadas da educação do campo: que necessidades da formação docente?

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Dissertação

2019

 
121

Lizândra Medeiros dos Santos

Da leitura de memórias ao registro: o diário de leitura como instrumento de avaliação

Lucélio Dantas de Aquino

Dissertação

2019

 
122

Jediael Ferreira da Costa

A coesão sequencial em textos do gênero carta aberta: proposta de intervenção para o ensino fundamental

Marise Adriana Mamede Galvão

Dissertação

2019

 

123

Genúbia Cristiane Barbosa

O verbovisual nos dicionários escolares do tipo 3: as imagens como potencializadoras dos significados dos verbetes

Márcio Sales Santiago

Dissertação

2019

 
124

Edvanilson de Oliveira

Um estudo da produção escrita do gênero textual crônica no 9º ano do ensino fundamental

Maria Assunção Silva Medeiros

Dissertação

2019

 
125

Gilmara Chaves Valentim Silva

Práticas de leituras literárias e produção textual: contos de Clarice Lispector no 9º ano

Francisco Fábio Vieira Marcolino

Dissertação

2019

 
126

Francisco das Chagas Medeiros de Souza

Letramento escolar: uma proposta para a melhoria da compreensão de enunciados de questões em atividades avaliativas

Ana Maria de Oliveira Paz

Dissertação

2019

 

127

Raphael Dantas de Oliveira

O fenômeno da responsabilidade enunciativa a partir do gênero de discurso carta do leitor: uma proposta didática para estudantes do ensino fundamental

Alexandro Teixeira Gomes

Dissertação

2019

 
128

Tereza Cristina Nunes de Oliveira

A variação linguística no gênero tirinha: uma proposta de intervenção nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental II

Márcio Sales Santiago

Dissertação

2019

 
129

Luciano Luan Gomes Paiva

A aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais, sob a ótica da complexidade: uma pesquisa-ação com guitarristas do curso de extensão da UFRN

Jean Joubert Freitas Mendes

Dissertação

2019

 
130

Corina Furtado Braúna Braga

Produção escrita no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto de uma escola particular de Natal, RN: uma pesquisa-ação em pedagogia do gênero

Jennifer Sarah Cooper

Dissertação

2019

 
131

Keyvilane Kaline da Silva Rego Fernandes

Experiência de leitura na educação de jovens e adultos: o professor como mediador

Sulemi Fabiano Campos

Dissertação

2019

 
132

Emília Neves Ortiz Araújo

O ebook animado e interativo reconte - lendo contos, reescrevendo pontos: um produto educacional que utiliza as novas TICS para o desenvolvimento da leitura e produção textual

Andrey Pereira de Oliveira

Dissertação

2019

 
133

Lúcia de Fátima Medeiros Silva

Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN

Jennifer Sarah Cooper

Dissertação

2019

 
134

Iaponira Costa

A paz? Ah, paz! Há paz: leituras de paz mediadas pelas novas tecnologias

Valdenides Cabral de Araújo Dias

Dissertação

2019

 
135

 

Cleunice Cristina Silva Araújo

A literatura de massa como ferramenta para desenvolver o gosto pela leitura

Maria Assunção Silva Medeiros

Dissertação

2019

 
136

Karla Rodrigues de Almeida

As fábulas em aula de língua inglesa: uma proposta de intervenção

Ana Graça Canan

Dissertação

2019

 
137

Carla Iriane da Costa Nascimento

Role-plays: promovendo a produção oral nas aulas de língua inglesa

Ana Graça Canan

Dissertação

2019

 
138

Emanoel Vicente do Nascimento

O plano de texto no gênero relato pessoal: uma proposta de intervenção em aula de língua portuguesa

Marise Adriana Mamede Galvão

Dissertação

2019

 
139

Eriróbson Dantas de Lima

O letramento literário pela ficção científica: a sala de aula como laboratório

Valdenides Cabral de Araújo Dias

Dissertação

2019

 

 

140

Matheus Giannini Caldas Dantas

Narrativas autobiográficas: uma proposta dialógica pra o ensino de teatro

Marcilio de Souza Vieira

Dissertação

2019

 
141

Anderson Kleyton de Oliveira Amorim

Governança pública de contratos acadêmicos na UFRN: diagnóstico e proposta de melhorias com foco em mecanismos de controle interno

Josué Vitor de Medeiros Júnior

Dissertação

2019

 
142

Francisca Erik Larisse Nogueira Lima

A variação linguística em sala de aula: mote para uma superação do preconceito linguístico

Mário Lourenço de Medeiros

Dissertação

2019

 
143

Júlio César de Lima

O compositor em cada um: investigando uma oficina de música no Território de Educação, Cultura e Economia Solidária-TECESOL em Natal/RN

Valéria Lázaro de Carvalho

Dissertação

2018

 

144

Fernanda Cavalcante Barbosa e Silva

A produção da escrita do texto argumentativo de alunos do 9° ano do ensino fundamental

Marise Adriana Mamede Galvão

Dissertação

2018

 
145

Maysa Rodrigues Arruda

O debate na educação de jovens e adultos: dando voz na escola para a vida

Ana Virginia Lima da Silva Rocha

Dissertação

2018

 
146

Micas Orlando Silambo

O ensino e aprendizagem da Mbira Nyunganyunga em sua dimensão técnica: uma pesquisa-ação com licenciandos em Música da UFRN

Zilmar Rodrigues de Souza

Dissertação

2018

 
147

Andréa Silva Andrade de Araújo

Aquisição, desenvolvimento e apropriação da escrita por alunos do Ensino Fundamental I (5º ano): caminhos e descaminhos

Maria do Socorro Oliveira

Dissertação

2018

 
148

Danilo Carneiro Ferreira

Otimização em processos hospitalares: metodologia Lean Six Sigma

Karilany Dantas Coutinho

Dissertação

2018

 
149

Alezângela de Fátima de Jesus Bento

Os projetos de letramento e a escrita processual: algumas contribuições para as aulas de língua portuguesa

Ana Maria de Oliveira Paz

Dissertação

2018

 

150

Lecy Luiz Raimundo da Silva

Memórias: um trampolim para a escrita

Josilete Alves Moreira de Azevedo

Dissertação

2018

 
151

Nilson Alfredo da Silva

Confeitaria poética: uma proposta de fortalecimento das agências escola e família

Ana Maria de Oliveira Paz

Dissertação

2018

 
152

Diva Perla Peixoto de Mattos

Tá na aula, tá no face: a utilização do Facebook como recurso pedagógico no ensino de Artes Visuais na escola

Rogerio Júnior Correia Tavares

Dissertação

2018

 
153

Jarbene Dantas Gomes Soares

A influência do letramento escolar na construção de práticas de letramento familiar

Ana Maria de Oliveira Paz

Dissertação

2018

154

Thiago Espínola de Medeiros

A coesão sequencial na produção escrita de alunos do ensino fundamental

Marise Adriana Mamede Galvão

Dissertação

2018

 
155

Márcia Le Sénéchal Hissett

Desenho nos anos finais do ensino fundamental

Lais Guaraldo

Dissertação

2018

 

156

Dione Maria Adriano

O gênero artigo de opinião no ensino fundamental: produção textual e atuação cidadã

Ana Virginia Lima da Silva Rocha

Dissertação

2018

 
157

Leidivânia Mendes de Araújo Melchuna

A produção de memórias no ensino fundamental: retextualizações e reescrita(s)

Ana Virginia Lima da Silva Rocha

Dissertação

2018

 

158

Ricardo Nunes Coringa

Luz, câmera, ação: uma experiência com o cinema no ensino de artes na escola

Marcilio de Souza Vieira

Dissertação

2018

 
159

Alane Lívia Rocha das Chagas

Fabulando em sala de aula: uma proposta para o letramento literário

Ana Maria de Oliveira Paz

Dissertação

2018

 
160

Francisco Aparecido de Almeida Silva

Oralidade e ensino de língua portuguesa: o gênero seminário em sala de aula

Marise Adriana Mamede Galvão

Dissertação

2018

 
161

João Francisco de Souza Ferreira

Modelo de gestão por processos para a elaboração de orçamentos e análises técnicas de obras na UFRN

André Morais Gurgel

Dissertação

2018

 
162

Fábio Dias da Silva

Nas entrelinhas do gênero canção: estratégias para a formação de um leitor proficiente

Valdenides Cabral de Araújo Dias

Dissertação

2018

 
163

Maria dos Milagres Zeferino Uyanik

O romance policial e o diário de leitura em sala de aula: letramento literário construído a partir do mergulho no mundo de Sherlock Holmes

Valdenides Cabral de Araújo Dias

Dissertação

2018

 
164

Maria Adelúcia dos Santos

Memória das palavras: uma abordagem lexical da língua portuguesa em sala de aula

Márcio Sales Santiago

Dissertação

2018

 
165

Sandra Daniele Oliveira

Literatura potiguar em sala de aula: desatando os nós para o letramento literário

Valdenides Cabral de Araújo Dias

Dissertação

2018

 
166

Manoel Avelino da Silva Filho

(Trans)formação do leitor de romance ficcional no ambiente escolar

Valdenides Cabral de Araújo Dias

Dissertação

2018

 
167

Cláudia Dantas de Medeiros Lira

A participação das crianças no desenvolvimento do currículo na educação infantil

Denise Maria de Carvalho Lopes

Dissertação

2017

168

Paulo Roberto Lima de Souza

Alfabetização científica a partir de experimentos químicos: uma vivência nos anos iniciais

Josivania Marisa Dantas

Dissertação

2017

 

169

Mariane de Araújo Soares

O espelho em duas faces: reflexo do papel de pais e professores na escolarização de crianças com deficiência visual nos anos finais do ensino fundamental

Luzia Guacira dos Santos Silva

Dissertação

2017

 
170

Leandro Fernandes de Oliveira

Técnicas estendidas da música contemporânea: o regente como mediador do processo interpretativo

André Luiz Muniz Oliveira

Dissertação

2017

 
171

Ana Flávia de Souza Timóteo

Construção, aplicação e avaliação de um instrumento de coleta de informações como ferramenta de apoio à elaboração dos relatórios anuais da Escola de Saúde da UFRN

Nadia Aurora Vanti Vitullo

Dissertação

2017

 
172

Francisco Canindé de Medeiros Sena

Educação musical técnica de nível médio no Rio Grande do Norte: um estudo sobre ações de interiorização da EMUFRN em Florânia-RN

Valéria Lázaro de Carvalho

Dissertação

2017

 
173

Hugo Lopes de Araújo

Mapeamento e melhorias dos processos da coordenação do curso de graduação em administração da UFRN

Marcelo Rique Caricio

Dissertação

2017

 
174

Ismael André dos Santos Silva

Práticas de letramento digital: a escrita nossa de cada dia nos domínios da web

Ana Maria de Oliveira Paz

Dissertação

2017

 

175

Jailson Lucena Dantas

A pesquisa orientada na escola: uma prática de letramento informacional em uma turma de ensino fundamental

Ana Maria de Oliveira Paz

Dissertação

2017

 
176

Gerlúcio Medeiros de Araújo

O livro didático "Português Linguagem" e o ensino de gramática: trabalhando a oração subordinada adverbial

Mario Lourenço de Medeiros

Dissertação

2017

 
177

Maria Aparecida Tiago de Melo

Encontro com leitores: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental

Josilete Alves Moreira de Azevedo

Dissertação

2017

 
178

Jaçanan de Souza Teles

Ensino de língua portuguesa e variação linguística: uma proposta de intervenção com o gênero cordel

Josilete Alves Moreira de Azevedo

Dissertação

2017

 
179

Sandra Luiza Sousa Santos de Almeida

Textos de divulgação científica no ensino de biologia: possibilidade de uso da leitura para construção de conceitos em uma unidade didática

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo

Dissertação

2017

 

180

Fabiano Moreira de Oliveira

A referenciação na sala de aula do ensino fundamental: uma proposta de intervenção

Marise Adriana Mamede Galvão

Dissertação

2017

 
181

Surama Sulamita Rodrigues de Lemos

Upcycling como perspectiva criativa no traje de cena do Cruor Arte Contemporânea

Nara Graça Salles

Dissertação

2017

 
182

Ana Lúcia Carneiro de Oliveira

A regência coral na formação do licenciado em música: uma experiência didática no Coral Infantil da UFRN

Amelia Martins Dias Santa Rosa

Dissertação

2017

 
183

Ailson Costa de Oliveira

Percepções de alunos sobre curso FIC no contexto de tecnologia da informação no IFRN: uma análise experimental e uma análise do discurso pela perspectiva do sistema de avaliatividade

Jennifer Sarah Cooper

Dissertação

2017

 
184

Verônica Gilcineide de Araújo

O tópico discursivo na aula de língua portuguesa: proposta de intervenção com o gênero fábula

Marise Adriana Mamede Galvão

Dissertação

2017

 
185

Illian Narayama Rocha Oliveira

Arte do patrimônio campinense: mediação do ensino de arte por meio de projeto

Marcos Alberto Andruchak

Dissertação

2017

 
186

Mariana Soares Gomes

Necessidades formativas de professoras alfabetizadoras de crianças: um estudo de caso no município de Natal

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Dissertação

2016

 

187

Luciene de Fátima Dantas Vieira

O uso dos descritores no ensino de leitura: uma proposta de intervenção pedagógica

Josilete Alves Moreira de Azevedo

Dissertação

2016

 
188

Margareth Pereira Dias

Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA

Maria da Penha Casado Alves

Dissertação

2016

 
189

Cleidiane Braga Lima

Ensino de literatura: análise da obra o cortiço sob a perspectiva da estética da recepção aplicada aos alunos do 9º ano do ensino fundamental

Márcio Renato Pinheiro da Silva

Dissertação

2016

 
190

Juciana Soares de Oliveira

Argumentação e ensino de escrita no ensino fundamental: uma proposta de intervenção

Ana Maria de Oliveira Paz

Dissertação

2016

 
191

Luzia Anália de Araújo

O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita

Josilete Alves Moreira de Azevedo

Dissertação

2016

 
192

Maria Almaiza de Medeiros Leôncio

Letramento digital no ensino fundamental II: estratégias de leitura e escrita com o uso do hipertexto

Maria Assunção Silva Medeiros

Dissertação

2016

 
193

Albanyra dos Santos Souza

Gêneros discursivos digitais na formação docente: o blog em práticas de ensino

Maria Bernadete Fernandes de Oliveira

Dissertação

2016

 

194

Reno Rodrigues

O jornal em sala de aula: intervenção com o gênero charge

Maria Assunção Silva Medeiros

Dissertação

2016

 

195

Gilberto Cardoso dos Santos

Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético

Valdenides Cabral de Araújo Dias

Dissertação

2016

 

196

Antônio Joel da Silva Costa

Escrita ortográfica: proposta de intervenção para o Ensino Fundamental II

Maria Assunção Silva Medeiros

Dissertação

2016

 
197

Maria de Fátima Pereira de Morais

Menino de asas: proposta de leitura e intervenção para a sala de aula

Valdenides Cabral de Araújo Dias

Dissertação

2016

 

198

Valeska Cahú Fonseca da Nóbrega

As redes sociais de apoio ao aleitamento materno: uma pesquisa ação

Rosana Lúcia Alves de Villar

Dissertação

2016

 

199

Josadaque Albuquerque da Silva Pires

(Lou) cure-se!!!: corpos vividos em instaurações cênicas no hospital Dr. João Machado

Nara Graça Salles

Dissertação

2016

 

200

Larisse Kaline Pereira da Costa

Uma experiência em ensino de teatro com uma turma de correção de fluxo numa escola pública da cidade do Natal-RN

Marcilio de Souza Vieira

Dissertação

2016

 

201

Marta Helena FeitosaSilva

Curso de letramento laboral para cuidadoras de idosos: uma proposta de intervenção

Ana Maria de Oliveira Paz

Dissertação

2016

 

202

Janaina Michelle França de Oliveira

A intercompreensão de línguas românicas nas aulas de inglês: uma experiência inovadora nos cursos de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Selma Alas Martins

Dissertação

2016

 

203

Maria Marlene dos Santos Viana da Silva

Facebook: um suporte tecnológico para o ensino da leitura

Josilete Alves Moreira de Azevedo

Dissertação

2016

 
204

Anna Paula de Andrade Vasconcelos

O transbordamento da mídia televisiva: uma análise do uso do VC no RNTV no telejornalismo

Valquiria Aparecida Passos Kneipp

Dissertação

2016

 
205

Géssica Fabiely

Aprender e ensinar na escola inclusiva: desafios na construção da identidade de pedagogos

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães

Dissertação

2015

 
206

José Leandro Silva Rocha

Aprendizagem criativa na aula de piano em grupo

Amélia Martins Dias Santa Rosa

Dissertação

2015

 

207

Bruno José Pereira Silva

Proposta de modelo de gestão de riscos para uma IFES visando a realização de auditoria baseada em riscos

Patricia Borba Vilar Guimarães

Dissertação

2015

 
208

Patricia Sayonara Lima de Araújo

A produção oral de inglês como LE em uma escola pública de Natal: uma experiência com a abordagem baseada em tarefas

Janaina Weissheimer

Dissertação

2015

 

209

Lacorderio Tavares Fernandes

Aprendizagem significativa: uma proposta de ensino e aprendizagem da geometria euclidiana espacial no ensino médio

Francisco de Assis Bandeira

Dissertação

2015

 

210

Francisca Aldenora Moreno Fernandes

Impactos de práticas de letramento escolar na escrita de alunos do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos - EJA

Ana Maria de Oliveira Paz

Dissertação

2015

 

211

Ildisnei Medeiros da Silva

Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN

José Sávio Oliveira de Araújo

Dissertação

2015

 

212

Vilma Abdias de Lima Bezerra

Práticas de escrita em diários de leitura: uma experiência de intervenção pedagógica no ensino fundamental

Ana Maria de Oliveira Paz

Dissertação

2015

 

213

Eliane Medeiros da Nóbrega

Operações linguístico-discursivas em relatos retextualizados por alunos do ensino fundamental

Maria das Graças Soares Rodrigues

Dissertação

2015

 

214

José Aurélio da Câmara

A produção textual no ensino fundamental: processo de retextualização com o gênero memórias

Josilete Alves Moreira de Azevedo

Dissertação

2015

 

215

Roseane Idalina da Silva Rangel

Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais

Sebastião Augusto Rabelo

Dissertação

2015

 

216

Andréa Gomes dos Santos

A canção no ensino de língua portuguesa: uma proposta de projeto de ensino

Neto, João Gomes da Silva

Dissertação

2015

 

217

Jária Suéldes Alves de Lima

Projeto de letramento: implicações na autonomia na produção escrita dos discentes no ensino fundamental II

Ana Maria de Oliveira Paz

Dissertação

2015

 

218

Clegiane Santos Bezerra Dantas

Minicontos: uma prática de letramento emergente na escola

Ana Maria de Oliveira Paz

Dissertação

2015

 

219

Maria das Vitórias dos Santos Medeiros

A multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade

Maria Assuncao Silva Medeiros

Dissertação

2015

 

220

Maria Angela Lima Assunção

Uso didático do Facebook como estratégia de leitura para o gênero textual poesia

Josilete Alves Moreira de Azevedo

Dissertação

2015

 

221

Jaécia Bezerra de Brito

Literatura: o espaço da criação e transformação identitária na sala de aula

Valdenides Cabral de Araújo Dias

Dissertação

2015

 

222

Cloacir Gomes Dantas

"Quem sou eu?": uma (re)construção do sujeito por meio da narrativa autobiográfica - proposta didática com um olhar nas interações em sala de aula

Mário Lourenço de Medeiros

Dissertação

2015

 

223

Priscila Gomes de Souza

Templo Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Natal/RN: um estudo sobre música e educação musical

Agostinho Jorge de Lima

Dissertação

2015

 

224

Marcus Vinicius de Freitas

O teatro musical enquanto prática pedagógica no meio eclesiástico: ressignificando o fazer artístico na Igreja Batista da Esperança, Natal-RN

Amélia Martins Dias Santa Rosa

Dissertação

2015

 

225

Leandro Augusto e Silva Miranda Cavalcante

A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão

Robson Carlos Handerchpek

Dissertação

2014

 

226

Luis Ferdinando da Silva Patriota

O papel da atividade lúdica como motivadora da aprendizagem da língua inglesa: análise de um livro didático

Selma Alas Martins

Dissertação

2013

 

227

Pablo Jovellanos dos Santos Lima

Linguagem matemática: uma proposta de ensino e avaliação da compreensão leitora dos objetos da matemática

Claudianny Amorim Noronha

Dissertação

2012

 

228

Francisca Edilma Braga Soares Aureliano

O Programa Pró-Letramento e a formação de alfabetizadores: repercussões nas concepções e práticas de professores cursistas

Denise Maria de Carvalho Lopes

Dissertação

2012

 

229

Iracy Gabriella Morais Cavalcante

Narrativas de Formação de Professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental:Concepções e Construções de Necessidades Formativas na Geografia Escolar

Francisco Cláudio Soares Júnior

Dissertação

2012

 

230

Rebeca Ramos Campos

Necessidades de formação de professoras principiantes da educação infantil/pré-escola

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Dissertação

2012

 

231

Divoene Pereira Cruz Silva

O currículo e as práticas pedagógicas na EJA: concepções e crenças dos professores da escola municipal Francisca Leonísia Cruz

Rosa Aparecida Pinheiro

Dissertação

2012

 

232

Rosemeire da Silva Dantas

Formação continuada de professores de ciências para o ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental

Andre Ferrer Pinto Martins

Dissertação

2012

 

233

Vitória Maria Avelino da Silva Paiva

Avaliando a aprendizagem de língua inglesa em uma escola de ensino médio a partir de contribuições discentes

Ana Graça Canan

Dissertação

2012

 

234

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos

Projetos de letramento na educação de jovens e adultos: o ensino da escrita em uma perspectiva emancipatória

Maria do Socorro Oliveira

Dissertação

2012

 

235

Siomara Priscilla Anjos de Deus Barbosa

Tessituras poéticas da corporeidade na formação humana do educador infantil

Edmilson Ferreira Pires

Dissertação

2011

 

236

Patricia Gallo

Objetos de aprendizagem e alfabetização: a proposição de um encontro

Maria das Graças Pinto Coelho

Dissertação

2011

 

237

Francisco Alan da Silva

Uma proposta de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa integrada ao uso das TICS para o desenvolvimento da autonomia dos aprendizes

Selma Alas Martins

Dissertação

2011

 

238

Márcio Alessandro Nunes Rodrigues

A cena contemporânea aos pedaços : observação de um experimento pedagógico

Naira Neide Ciotti

Dissertação

2011

 

239

Letícia dos Santos Carvalho

Quadrinhos nas aulas de ciências: narrando uma história de formação continuada

Andre Ferrer Pinto Martins

Dissertação

2010

 

240

Adriano Medeiros Costa

Fugindo da banalidade: o uso do orkut como extensão da sala de aula

Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade

Dissertação

2010

 

241

Maristela de Oliveira Mosca

Como se fora brincadeira de roda: a ciranda da ludopoiese para uma educação musical humanescente

Edmilson Ferreira Pires

Dissertação

2010

 

242

Artemisia de Andrade e Santos

Corporeidade e a melodia da experiência estética na formação humanescente de cantores-educadores

Edmilson Ferreira Pires

Dissertação

2010

 

243

Katia Maria Pereira

Navegando nas ondas dos saberes do ser: uma conversa com a sexualidade à luz da corporeidade.

Edson César Ferreira Claro

Dissertação

2010

 

244

Marcia Betania de Oliveira

As contribuições do proformação/pedagogia/UERN para a melhoria da prática pedagógica de professores

Elena Mabel Brutten Baldi

Dissertação

2010

 

255

Ana Ferreira dos Santos

Uma prática educativa ambiental na construção de agenda 21 local.

Irene Alves de Paiva

Dissertação

2010

 

256

Samira Fernandes Delgado

O ensino de artes nos anos iniciais do ensino fundamental: (re)pensando a prática docente

Jefferson Fernandes Alves

Dissertação

2010

 

257

Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo

A formação do pedagogo-professor no curso de pedagogia: limites e possibilidades na visão de professores formados no campus avançado de Patu da UERN

Luiz Gonzaga Pontes Pessoa

Dissertação

2010

 

258

Gilcilene Lélia Souza do Nascimento

Memorial de formação: um dispositivo de pesquisa ação - formação

Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi

Dissertação

2010

 

259

Graciana Ferreira Dias

Utilizando processos geométricos da história da matemática para o ensino de equações do 2º grau

Francisco Peregrino Rodrigues Neto

Dissertação

2009

 

260

Sandra Lúcia Paris

Itinerários e marcas na formação do sujeito formador: reflexões acerca de um caminho na educação matemática

Iran Abreu Mendes

Dissertação

2009

 

261

Danielle Medeiros de Souza

Literatura e educação: um caso/uma casa de inclusão

Marly Amarilha

Dissertação

2009

 

262

Elaine Luciana da Silva Sobral

Proposta Curricular para Educação infantil: (re) significando saberes docentes

Denise Maria de Carvalho Lopes

Dissertação

2008

 

263

Lígia Maria Santos de Souza

Alfabetizar crianças na escola pública: fazeres docentes em discussão

Denise Maria de Carvalho Lopes

Dissertação

2007

 

264

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

A prática pedagógica de professores de alunos com transtorno de déficit de atenção/hiperativadade

Ana Lúcia Assunção Aragão

Dissertação

2006

 

265

Francisca Vandilma Costa

Pedagogia de projetos e etnomatemática: caminhos e diálogos na zona rural de Mossoró - RN

John Andrew Fossa

Dissertação

2005

 

266

Hiramisis Paiva de Paula

Práticas etnomatemáticas no Liceu do Paracuri :a propósito dos ornamentos geométricos da cerâmica

Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco

Dissertação

2005

 

277

Daisy Clécia Vasconcelos da Silva

Alfabetização de Jovens e Adultos: desvendando práticas, construindo possibilidades

Neide Varela Santiago

Dissertação

2005

 

278

Cláudia Sueli Rodrigues Santa Rosa

Pedagogia Freinet: a construção de uma práxis em turmas de 5ª a 8ª séries

Francisco de Assis Pereira

Dissertação

2004

 

TESES

Nº 

Autor(a)

Título

Orientador(a)

Tipo de produção

Ano

1

Denilton Silveira de Oliveira

Formação continuada em robótica educacional: implementação de uma política pública na rede municipal de Natal

Luciane Terra dos Santos Garcia

Tese

2022

2

Andréia Gomes da Silva

Aprendizagens autobiográficas: pesquisa-ação-formação com professoras do atendimento educacional hospitalar e domiciliar

Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi

Tese

2022

3

Teresa Cristina Coelho dos Santos

Práticas de gestão escolar, coordenação pedagógica e atendimento educacional especializado no contexto de uma escola municipal: um estudo sobre a inclusão escolar

Lucia de Araújo Ramos Martins

Tese

2022

4

Telma Maria de Freitas Araújo

Necessidades formativas como eixo da formação docente para alfabetizar letrando na educação do campo, em Espírito Santo/RN (2019-2021)

Luciane Terra dos Santos Garcia

Tese

2022

5

Cláudia Roberto Soares de Macêdo Nazário

Articulações entre docentes do atendimento educacional especializado e da sala de aula nos anos finais do ensino fundamental: tecendo redes de diálogo e colaboração

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães

Tese

2021

6

Alcione da Silva Santos

O processo de escrituração do gênero curta-metragem como ferramenta de desenvolvimento da consciência crítica

Maria do Socorro Oliveira

Tese

2021

7

Francisca Vaneíse Andrade Fernandes

Ensino de argumentação em projetos de letramento

Glicia Marili Azevedo de Medeiros Tinoco

Tese

2021

8

Débora Mara Pereira

Construção e validação de um protocolo de PEI: contributos de uma formação docente

Debora Regina de Paula Nunes

Tese

2021

9

Maria de Fátima Jerônimo Marques

Questões de gênero na vida de mulheres mães de crianças com deficiência

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães

Tese

2019

10

Pablo Jovellanos dos Santos Lima

Prática argumentativa no ensino de matemática: contribuições para o processo de resolução de problemas verbais

Claudianny Amorim Noronha

Tese

2018

11

Hellen Chrystianne Lúcio Barros

Posicionamento de adolescentes sobre mudanças climáticas e estilos de vida sustentáveis: (re)significando o planeta e o futuro?

José de Queiroz Pinheiro

Tese

2018

12

Débia Suênia da Silva Sousa

Colégio Nossa Senhora de Lourdes: culturas escolares em Cajazeiras-PB (1949- 1983)

Maria Arisnete Câmara de Morais

Tese

2018

13

Uiliete Marcia Silva de Mendonça Pereira

Metamorfoses formativas: um estudo sobre a atividade lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Tese

2018

14

Lucila Carvalho Leite Brandão

Ensino de Língua Portuguesa em projeto de letramento: ler e escrever por meio da colaboração, da agência e da interdisciplinaridade

Tatyana Mabel Nobre Barbosa

Tese

2018

15

Arisberto Gomes de Souza

Os usos da escrita de jovens estudantes do ensino médio como elementos para ressignificação do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa: uma experiência com projeto de letramento

Maria do Socorro Oliveira

Tese

2018

16

Jaciara Limeira de Aquino

Ensino de argumentação em eventos de letramento

Glicia Marili Azevedo de Medeiros Tinoco

Tese

2018

17

Sylvia Coutinho Abbott Galvão

Do castelo de Périgord à academia: ensaiando o gênero ensaio na UFRN

Maria Bernadete Fernandes de Oliveira

Tese

2018

18

Paulo Rodrigo Pinheiro de Campos

Competência simbólica no ensino-aprendizagem de língua inglesa

Ana Graça Canan

Tese

2018

19

Ana Cláudia Gouveia de Sousa

Formação docente e letramentos: conhecimentos mobilizados em um grupo interdisciplinar de professores que ensinam matemática e ciências

Claudianny Amorim Noronha

Tese

2017

20

Vanessa Gosson Gadelha de Freitas Fortes

Formação continuada de professores do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), na perspectiva da inclusão escolar de aluno com deficiência visual

Lúcia de Araújo Ramos Martins

Tese

2017

21

Ana Paula Buzetto Bonneau

A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola

Maria das Graças Pinto Coelho

Tese

2017

22

Rebeca Ramos Campos

Das necessidades de formação docente à formação contínua de professores da Educação Infantil

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Tese

2017

23

Márcio Carvalho da Silva

Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Tese

2017

24

Oliveira, Albéris Eron Flávio de

A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio

Canan, Ana Graça

Tese

2017

25

Vitória Maria Avelino da Silva Paiva

Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio

Ana Graça Canan

Tese

2017

26

Letícia dos Santos Carvalho

Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos

André Ferrer Pinto Martins

Tese

2016

27

Rejane Bezerra Barros

Formação e docência de professores bacharéis na educação profissional e tecnológica no IFRN: uma interface dialógica emancipatória

Betania Leite Ramalho

Tese

2016

28

Rozicleide Bezerra de Carvalho

Orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas ciências da natureza do ensino médio: contribuições da Teoria de Galperin

Betania Leite Ramalho

Tese

2016

29

Hilce Aguiar Melo

Mediação como estratégia no atendimento educacional especializado a aluno com deficiência intelectual: contribuições da abordagem histórico cultural

Lúcia de Araújo Ramos Martins

Tese

2016

30

Érika Soares de Oliveira Araújo

Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual na escola regular: possibilidades de intervenção numa perspectiva inclusiva

Lúcia de Araújo Ramos Martins

Tese

2016

31

Géssica Fabiely Fonseca

Planejamento e práticas curriculares nos processos de alfabetização de alunos com deficiência intelectual: experiências e trajetórias em tempos de educação inclusiva

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães

Tese

2016

32

Priscila Ferreira Ramos Dantas

A prática reflexiva na formação continuada de docentes e suas implicações para o processo de inclusão escolar

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães

Tese

2016

33

Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento

As dimensões pedagógica, didática, tecnológica e científica na formação e no desenvolvimento profissional dos professores no Brasil e em Portugal

Betania Leite Ramalho

Tese

2015

34

Enne Karol Venancio de Sousa

Um estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no curso de licenciatura em matemática

John Andrew Fossa

Tese

2015

35

Maria Aldeiza da Silva

Formação lato sensu a distância em gestão escolar: a experiência dos gestores de escolas públicas do RN (2010-2012)

Maria Aparecida de Queiroz

Tese

2015

36

Patricia Gallo de França

A aprendizagem transmídia na sala de aula: potencialidades de letramento midiático

Maria das Graças Pinto Coelho

Tese

2015

37

Márcia Torres Neri Soares

Currículo escolar e inclusão de estudantes com deficiência: diálogos com uma escola pública

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães

Tese

2015

38

Jenaice Israel Ferro

A ação docente: desvelando o currículo na EJA

 

Tese

2015

39

Denise Cortez Fernandes

Formação moral e ética na sala de aula

Adir Luiz Ferreira

Tese

2014

40

Ademarcia Lopes de Oliveira Costa

Formação continuada e representação social: implicações para a educação inclusiva

Erika dos Reis Gusmão Andrade

Tese

2014

41

Moyses de Souza Filho

Em busca de novas territorialidades pedagógicas para a identidade da Educação Física no Ensino Médio integrado: uma perspectiva pós-crítica

José Pereira de Melo

Tese

2014

42

Cristóvão Pereira Souza

A videobiografia como dispositivo de pesquisa-ação-formação: uma prática educativa com adolescentes abrigados

Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi

Tese

2014

43

Mônica Maria Gadêlha de Souza Gaspar

Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se

Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi

Tese

2014

44

Maria Julia de Paiva Almeida

Análise de necessidades de formação: uma prática reveladora de objetivos da formação docente

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Tese

2014

45

Lúcia de Fátima da Cunha

Atenção, consciência e prática pedagógica: um estudo de suas interconexões

Maria Salonilde Ferreira

Tese

2014

46

Danielle Medeiros de Souza

As contribuições do computador para a formação do leitor literário: uma chave para o ensino de literatura na escola

Marly Amarilha

Tese

2014

47

Adriano Medeiros Costa

Por trás de links, sempre existem pessoas: o anonimato como fator de pertencimento no uso de redes sociais on-line em projetos educacionais

Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade

Tese

2013

48

Maria Dalvaci Bento

Educação a distância e material didático: um estudo sobre o curso mídias na educação

Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade

Tese

2013

49

Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso Nelson

A auto formação maternal: cenários de uma educação vivencial humanescente

Edmilson Ferreira Pires

Tese

2013

50

Francinaide de Lima Silva

A escola normal de natal (Rio Grande do Norte, 1908-1971)

Maria Arisnete Câmara de Morais

Tese

2013

51

Rita de Cássia Araújo Alves Mendonça

Ateliê biográfico de formação profissional: prática socioeducativa em Escola Judicial

Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi

Tese

2013

52

Cristine Tinoco da Cunha Lima Rosado

Vozes não silenciadas de alfabetizandos jovens e adultos e suas repercussões na formação docente

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Tese

2013

53

Maria da Paz Siqueira de Oliveira

Pensando e agindo: estudo da relação entre o dsenvolvimento do pensamento e prática pedagógica

Maria Salonilde Ferreira

Tese

2013

54

Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires

Um estudo sobre o estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na Bahia

Iran Abreu Mendes

Tese

2012

55

Maria Teresa Pires Costa

Saúde psíquica e condições de trabalho dos profissionais de saúde nos hospitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Lívia de Oliveira Borges

Tese

2012

56

Francileide Batista de Almeida Vieira

Formação, subjetividade e criatividade: elementos para a construção de uma escola inclusiva

Lúcia de Araújo Ramos Martins

Tese

2012

57

Eleny Gianini

A formação de professores surdos de Libras: a centralidade de ambientes bilíngues em sua formação

Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi

Tese

2012

58

Maria da Conceição Alves Ferreira

Saberes pedagógicos/comunicacionais, pesquisa/formação: reflexões sobre as experiências formativas das professoras online

Maria das Graças Pinto Coelho

Tese

2012

59

Rosemeri Scalabrin

Diálogos e aprendizagens na formação em agronomia para assentados

Ana Lúcia Assunção Aragã

Tese

2011

60

Sebastião Faustino Pereira Filho

Por uma pedagogia do oprimido midiático: meios de comunicação e suas intervenções na escola

Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade

Tese

2011

61

Adelia Dieb Ubarana

Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização?

Denise Maria de Carvalho Lopes

Tese

2011

62

Narla Sathler Musse de Oliveira

Vivências ludopoiéticas no jogo de areia: a tatilidade na autoformação humanescente

Edmilson Ferreira Pires

Tese

2011

63

Evanir de Oliveira Pinheiro

Dançando com gatos e passáros: O movimento ecossistêmico da ludopoiese na educação infantil

Edmilson Ferreira Pires

Tese

2011

64

Lúcia Helena Bezerra Ferreira

Ateliês de história e pedagogia da matemática: contribuições para a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais

Iran Abreu Mendes

Tese

2011

65

Lígia Souza de Santana Pereira

Festa na escola e a autopoiese do lazer

Kátia Brandão Cavalcanti

Tese

2011

66

Simone Lopes de Melo

Avaliação do programa de tutorização da EMATER-RN para servidores em estágio probatório

Lívia de Oliveira Borges

Tese

2011

67

Sandro da Silva Cordeiro

Entre telas, diálogos e estratégias: formação docente para a mídia televisiva

Maria das Graças Pinto Coelho

Tese

2011

68

Hostina Maria Ferreira do Nascimento

Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores

Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco

Tese

2011

69

Ivanilka Lima de Azevedo

Reflexões sobre a construção e evolução de conceitos geométricos nas séries intermediárias do ensino fundamental

Francisco Peregrino Rodrigues Neto

Tese

2010

70

Ana Tania Lopes Sampaio

Universo encantado do cuidado na autopoiese docente: uma viagem epistemológica transdisciplinar

Kátia Brandão Cavalcanti

Tese

2010

71

Maria Jose de Araujo Gadelha

Representações sociais de formação continuada: com a palavra as professoras do ensino fundamental da rede pública de Natal RN

Maria do Rosário de Fátima de Carvalho

Tese

2010

72

Maria Aparecida Pacheco Gusmão

Uma ação reflexiva sobre o processo de (re)escrita de textos: a prática pedagógica da professora Maria

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Tese

2010

73

Naire Jane Capistrano

O lugar pedagógico da educação física na educação infantil: saberes (re)construídos na formação continuada do PAIDÉIA/UFRN

Neide Varela Santiago

Tese

2010

74

Andrea dos Santos Rodrigues

A informática como uma ferramenta de apoio a inclusão do deficiente visual

Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade

Tese

2009

75

Maria da Conceição Alves Rodrigues

Saberes e práticas em experiência de construção da sustentabilidade no meio rural nordestino

Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco

Tese

2009

76

Maria José Medeiros Dantas de Melo

Olhares sobre a formação do professor de matemática: Imagem da profissão e escrita de si

Adair Mendes Nacarato

Tese

2008

77

Priscilla Carla Silveira Menezes

Ensinar/Aprender ortografia: uma experiência na formação de professores

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Tese

2008

78

Ilana Lemos de Paiva

Os novos quixotes da psicologia e a prática social no âmbito do terceiro setor

Oswaldo Hajime Yamamoto

Tese

2008

79

Edmilson Pinto de Albuquerque

Autoconhecimento e práticas corporais: para uma educação transpessoal integradora do saber ao ser no processo de formação inicial dos alunos de educação física

Francisco de Assis Pereira

Tese

2007

80

Giovana Carla Cardoso Amorim

Nas asas de Ícaro: uma análise da Pedagogia Freinet do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental na perspectiva da ação docente continuada

Francisco de Assis Pereira

Tese

2007

81

Maria da Apresentação Barreto

Ofício, Estresse e Resiliência: desafios do Professor Universitário

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Tese

2007

82

Diva Sueli Silva Tavares

Da leitura da poesia à poesia da leitura: a contribuição da poesia para o Ensino Médio

Marly Amarilha

Tese

2007

83

Maria Cristina Leandro de Paiva

Uma viagem aos saberes das formadoras de professores da Educação Infantil

Neide Varela Santiago

Tese

2007

84

Cláudia da Silva Farache

A relação entre a família e a instituição de educação infantil: descrição reflexiva sobre uma experiência

Neide Varela Santiago

Tese

2007

85

Denis Barros de Carvalho

O trabalho docente em psicólogo e o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes: uma experiência teresinense

Oswaldo Hajime Yamamoto

Tese

2007

86

Luzia de Fátima Medeiros de Oliveira

Apoio pedagógico, ação coletiva e diálogo: tramas da formação continuada em educação inclusiva

Ana Lucia Assunção Aragão; María del Pilar Sánchez Hípola (externa)

Tese

2006

87

Eduardo Antonio Gurgel Cavalcanti

Pedagogia Freinet: mediação para o social, o político e a formação de professores

Francisco de Assis Pereira

Tese

2006

88

Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo

Do olhar inquieto ao olhar comprometido: uma experiência de intervenção voltada para a atuação com alunos que apresentam paralisia cerebral

Lúcia de Araújo Ramos Martins

Tese

2006

89

Neide Cavalcante Guedes

O(s) saber(es) e o(s) fazer(es) do professor formador: reflexões sobre a prática docente

Márcia Maria Gurgel Ribeiro

Tese

2006

90

Vera Lúcia Xavier Pinto

As coisas estão no (meu) mundo, só que eu preciso aprender. Autobiografia, reflexividade e formação em Educação Nutricional

Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi

Tese

2006

91

Maria Divina Ferreira Lima

Formação de Docentes em Serviço: o processo formativo da experiência de estágio supervisionada

Betânia Leite Ramalho

Tese

2005

92

Maria Lúcia Pessoa Sampaio

A função mediadora do planejamento na aula de leitura de textos literários

Marly Amarilha

Tese

2005

93

Hiramisis Paiva de Paula

Educação e sustentabilidade: Assentamento Maria da Paz - João Câmara/RN

Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco

Tese

2005

94

Giane Bezerra Vieira

Alfabetizar letrando: investigação-ação fundada nas necessidades de formação docente

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Tese

2011

95

Ana Maria Cunha Aguiar

A docência na educação infantil: representações sociais dos professores cursistas do proinfantil do Estado do Rio Grande do Norte sobre o trabalho docente

Maria do Rosário de Fátima de Carvalho

Tese

2013

96

José Ricardo e Souza Mafra

Espaços transversais em educação matemática: uma contribuição para a formação de professores na perspectiva etnomatemática

John Andrew Fossa

Tese

2006

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910