Produções acadêmicas em pesquisa-ação na área da educação na UFES

Autor Título Orientador Tipo de produção Ano
1

CARLOS FAGNER PEREIRA PIRES

O PERCURSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE PESCADORAS E PESCADORES ARTESANAIS NA EJA DO PONTAL – MARATAÍZES/ES – 2014 – 2019

Edna Castro de Oliveira

Dissertação

2023

2

ADELIANA DAS GRAÇAS LIMA SCUZATTO

CONCEPÇÕES SOBRE O AEE E O TRABALHO PEDAGÓGICO REALIZADO COM ESTUDANTES COM AUTISMO: DILEMAS E POSSIBILIDADES

Rita de Cassia Cristofoleti

Dissertação

2023

3

SIMONE BOURGUIGNON KANISKI

DIÁLOGOS SOBRE MEDICALIZAÇÃO NA/DA EDUCAÇÃO COM PROFESSORES PELA VIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA

Alexandro Braga Vieira

Dissertação

2022

4

EDNALVA RODRIGUES DE OLIVEIRA

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA EM SERRA/ES

Cleyde Rodrigues Amorim

Dissertação

2022

5

HIGOR PATROCINIO MARQUES

OS TEMAS DOS COMPLEXOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM ALTERNÂNCIA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO CAMPO

Dulcinéa Campos Silva

Dissertação

2022

6

ELIANA LOUZADA DELESPOSTE

PROJETO EM MULTINÍVEIS: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CASTELO/ES

Ines de Oliveira Ramos

Dissertação

2022

7

CAMILA DALVI VENTURIM

GÊNERO, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REFLEXÃO SOBRE A ESCOLA E AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO

Rosemeire Santos Brito

Dissertação

2022

8

JOEL DE JESUS JUNIOR

EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUA INGLESA: REFLEXÕES A PARTIR DOS ESTUDOS DOS LETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO MATEUS

Zaira Bomfante dos Santos

Dissertação

2022

9

JEFFERSON DUARTE PACHECO

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA DESDE A INFÂNCIA

Eliane Gonçalves da Costa

Dissertação

2022

10

FRANSCIELLY VAGO MOSCHEN

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO E A MATERIALIDADE DAS FONTES: UMA EXPERIÊNCIA COM MUSEU TEMPORÁRIO

Maria Alayde Alcantara Salim

Dissertação

2022

11

ALEILDA OUVERNEY DE SOUZA

EDUCAÇÃO DO MST E A PROPOSTA CURRICULAR EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL XIII DE SETEMBRO, SÃO MATEUS - ES

Gustavo Machado Prado

Dissertação

2022

12

OTÍLIA MARTINS DE MAGALHÃES

A TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: SABERES DOCENTES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Rita de Cassia Cristofoleti

Dissertação

2022

13

EDINEIA KOELER

POVO TRADICIONAL POMERANO: CULTURAS, MEMÓRIAS E EDUCAÇÃO

Erineu Foerste (Ufes) e Profa. Dra. Konstanze Jungbluth (EUV)

Tese

2021

14

MARCELO DOBROVOSKI

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ESCOLA: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO ESPECIAL E CURRÍCULO

Alexandro Braga Vieira

Dissertação

2021

15

LIZIE PACHECO

FORMAÇÃO DOCENTE SOBRE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: RETALHOS DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL DA PALHA/ES

Cleyde Rodrigues Amorim

Dissertação

2021

16

ALICE        PILON DO NASCIMENTO

PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO DE LEITURA E ESCRITA DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA APOSTA NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

Denise Meyrelles de Jesus

Tese

2021

17

PAULO ROBERTO BELLOTTI VARGAS

REDES DE APOIO E INCLUSÃO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES DE CUIDADORES NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO[1]ALVO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Ines de Oliveira Ramos

Dissertação

2021

18

JOCELINO DA CONCEIÇÃO SILVA JÚNIOR

TERRITÓRIO DO SAMBA E IDENTIDADES CULTURAIS: PROCESSOS DAS REDES EDUCATIVAS NOS MORROS DA PIEDADE E FONTE GRANDE

Ines de Oliveira Ramos e Soler Gonzalez

Dissertação

2021

19

LUCIMARA GONÇALVES BARROS BRITO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES PÚBLICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE SERRA/ES PELA VIA DO GRUPO DE ESTUDO-REFLEXÃO

Mariangela Lima de Almeida

Dissertação

2021

20

RAFAEL CARLOS QUEIROZ

INCLUSÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO CONTINUADA, PESQUISA-AÇÃO E TECNOLOGIAS: TECITURAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Mariangela Lima de Almeida

Dissertação

2021

21

ALANA RANGEL BARRETO SOAVE

FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA-AÇÃO CRÍTICA: DAS VONTADES INDIVIDUAIS AOS CONSENSOS PROVISÓRIOS

Mariangela Lima de Almeida

Dissertação

2021

22

MIRELLA PEREIRA CALIARI MAGNAGO

DIÁLOGOS COM DOCENTES: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

Patricia Silveira da Silva Trazzi

Dissertação

2021

23

ALIXANDRA DANTAS DE SOUZA FAHNING

A FORMAÇÃO COM PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A LUDICIDADE COMO POSSIBILIDADE DE ENFRENTAMENTO DA POBREZA E EXTREMA POBREZA

Renata Duarte Simões

Dissertação

2021

24

SHELLEN DE LIMA MATIAZZI

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS CONTEXTOS DE VIDA DE CRIANÇAS EMPOBRECIDAS NA CIDADE DE VITÓRIA-ES

Renata Duarte Simões

Dissertação

2021

25

NAYARA TEIXEIRA BARBOSA DE MATOS

O ENSINO DE CIÊNCIAS NA REDE MUNICIPAL DE SÃO MATEUS EM SUAS RELAÇÕES COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Gustavo Machado Prado e Andrea Brandão Locatelli

Dissertação

2021

26

Ezinete Moreira do Rozari

A ESCOLA QUILOMBOLA DO LINHARINHO, CONCEIÇÃO DA BARRA - ES: A RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA, O CURRÍCULO E A COMUNIDADE

Gustavo M. Prado e Marcos da Cunha Teixeira

Dissertação

2021

27

SABRINA SELVATICI GOMES GHIDINI

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COMO AÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Alexandro Braga Vieira

Dissertação

2020

28

YAMILIA DE PAULA SIQUEIRA

SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: LEI Nº 10.639/2003 E FORMAÇÃO ANTIRRACISTA

Cleyde Rodrigues Amorim

Dissertação

2020

29

ISLENE DA SILVA VIEIRA

MOVIMENTOS FORMATIVOS E POLÍTICOS DA GESTÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANT

Mariangela Lima de Almeida

Dissertação

2020

30

MÁRCIA ARAÚJO SOUZA BELOTI

TECENDO REDE ANTIRRACISTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DA SERRA (ES)

Patrícia Gomes Rufino Andrade

Dissertação

2020

31

NOELIA DA SILVA MIRANDA DE ARAUJO

ENTRELAÇANDO SABERES E NARRATIVAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES E LIDERANÇAS QUILOMBOLAS EM CONCEIÇÃO DA BARRA/ES

Patrícia Gomes Rufino de Andrade

Dissertação

2020

32

IVETE GAVA DA SILVA

O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS NA PERSPECTIVA DO TRABALHO COLABORATIVO NA ESCOLA

Patricia Silveira da Silva Trazzi

Dissertação

2020

33

RODRIGO TARDIN FRANCISCHETO

SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE O TEMA RADIOATIVIDADE POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Gilmene Bianco

Dissertação

2020

34

SAMUEL PINHEIRO DA SILVA SANTOS

ARQUITETURA E COTIDIANO ESCOLAR: A PRODUÇÃO CURRICULAR NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA CÓRREGO DO MILANEZ / SÃO MATEUS-ES

Andrea Brandão Locatelli

Dissertação

2020

35

IONE APARECIDA DUARTE SANTOS DIAS

O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO E A EFETIVAÇÃO DE UM CURRÍCULO

Cleyde Rodrigues Amorim

Dissertação

2019

36

FERNANDA NUNES DA SILVA

A AUTORREFLEXÃO COLABORATIVO-CRÍTICA COMO PRINCÍPIO PARA FORMAÇÃO CONTINUADA: PERSPECTIVAS PARA INCLUSÃO ESCOLAR

Mariangela Lima de Almeida

Dissertação

2019

37

HADASSA DA COSTA SANTIAGO BREMENKAMP SPERANDIO

EDUCAÇÃO E POBREZA: DIÁLOGOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O CURRÍCULO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Renata Duarte Simões

Dissertação

2019

38

ELSON AUGUSTO DO NASCIMENTO

FORMAÇÃO PERMANENTE FREIREANA: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES DE ESCOLAS DO CAMPO E CONTRIBUIÇÕES PARA A REINVENÇÃO

Valter Martins Giovedi

Dissertação

2019

39

MARIA JOSE CARVALHO BENTO

AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR

Mariangela Lima de Almeida

Dissertação

2019

40

NAZARETH VIDAL DA SILVA

A GESTÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MARATAÍZES/ES: A PESQUISA-AÇÃO EM FOCO

Mariangela Lima de Almeida

Dissertação

2019

41

ELIANE SOARES SANTOS BARBOSA

A AÇÃO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Sandra Mara Santana Rocha e Damián Sánchez Sánchez

Dissertação

2019

42

MARCELA MIRANDA DE LIMA 

CONSTRUINDO O PENSAMENTO FILOGENÉTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: MATERIAIS DIDÁTICO E FORMAÇÃO PARA PROFESSORES

Karina Carvalho Mancini e Frederico Falcão Salles

Dissertação

2019

43

PAULA SALVADOR

AGENDA 21 COMO FERRAMENTA PARA ENSINO E DISCUSSÃO DA SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Sandra Mara Santana Rocha e Marcos da Cunha Teixeira

Dissertação

2019

44

ANA REGINA DALMASCHIO CARRIJO

A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ERRO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

Ana Nery Furlan Mendes

Dissertação

2019

45

ELIANE SOARES SANTOS BARBOSA

A AÇÃO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Sandra Mara Santana Rocha e Damián Sánchez Sánchez

Dissertação

2019

46

GLEIDSON ROBERTO MARGOTTO

TEXTOS FILOSÓFICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA: UMA ABORDAGEM EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Franklin Noel dos Santos

Dissertação

2019

47

JOSELIA CRISTINA SIQUEIRA DA SILVA

O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O USO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Gilmene Bianco

Dissertação

2019

48

VANESSA TIBURTINO

O ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA SOB A ÓTICA DOS GÊNEROS, MULTILETRAMENTOS E DA MULTIMODALIDADE: DO LIVRO DIDÁTICO À PRÁTICA DE PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA

Záira Bomfante dos Santos

Dissertação

2019

49

EDINEIA BRAUNN NEGOCEKI

UMA PROPOSTA DE ENSINO BASEADO NA ABORDAGEM CLIL: APROPRIAÇÕES DE UMA PROFESSORA/PESQUISADORA

Kyria Rebeca Finardi

Dissertação

2018

50

HERVACY BRITO

FORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO IMIDIÁTICA NO MOVIMENTO DESEJANTE FÓRUM COSATE

Maria Elizabeth Barros de Barros

Tese

2018

51

CLAYDE APARECIDA BELO DA SILVA

FORMAÇÃO CONTINUADA NA/DA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS E PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Alexandro Braga Vieira

Dissertação

2018

52

AILTON MARCOS DOS REIS

O ENSINO DE HISTÓRIA EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO REGULAR NOTURNO NA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE SERRA - ES: UMA ANÁLISE DE PRÁTICAS DOCENTES NA APROPRIAÇÃO DO CURRÍCULO FORMAL

Ueber José de Oliveira

Dissertação

2018

53

MARIA INÊS APARECIDA FERREIRA

PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO INSPIRADA NOS MÉTODOS PENSAR-EMPARELHAR-COMPARTILHAR E INSTRUÇÃO POR PARES: UMA IMPLEMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA

Flávio Gimenes Alvarenga

Dissertação

2018

54

OLIMPIO MUNIZ GAVI

EXPERIÊNCIAS DO PENSAR NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE CARIACICA, ES: INVENÇÕES E RESISTÊNCIAS NAS PRÁTICAS DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Jair Miranda de Paiva

Dissertação

2018

55

ALEXSANDRA GOMES BIRAL STAUFFER

O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM QUESTÕES AMBIENTAIS NA PERSPECTIVA DA TOTALIDADE

Sandra Mara Santana Rocha

Dissertação

2018

56

ARIADNA PEREIRA SIQUEIRA EFFGEN

A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: POLÍTICAS INSTITUÍDAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Denise Meyrelles de Jesus

Tese

2017

57

NÚBIA ROSETTI DO NASCIMENTO GOMES

O PROGRAMA “EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL” EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA-ES

Edson Pantaleão Alves

Dissertação

2017

58

ANDRESSA DIAS KOEHLER

AUDIODESCRIÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O ACESSO ÀS IMAGENS POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Gerda Margit Schutz Foerste

Tese

2017

59

EMILENE COCO DOS SANTOS

OS ALUNOS COM AUTISMO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E OS MOVIMENTOS DE CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Ivone Martins de Oliveira

Tese

2017

60

HELEN MALTA VALLADÃO

TRABALHO DOCENTE NA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA/DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SÍNDROME DE EDWARDS

Reginaldo Célio Sobrinho

Dissertação

2017

61

CLARA ZANDOMENICO MALVERDES

FOTOGRAFIA E ENSINO: USO E APLICAÇÃO DA FOTOGRAFIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Maria Alayde Alcantara Salim

Dissertação

2017

62

MÁRJORY SANTIAGO FONSECA ANDRADE 

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM CARÁTER INVESTIGATIVO NO ENSINO DE QUÍMICA

Ana Nery Furlan Mendes e Sandra Mara Santana Rocha

Dissertação

2017

63

ELIESÉR TORETTA ZEN

DIÁLOGOS E PRÁXIS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA NO ÂMBITO DO PROEJA NO IFES

Edna Castro de Oliveira

Tese

2016

64

RITA DE CASSIA ROSA

OTRABALHO COLABORATIVO MEDIADO PELA INTERNET EM TURMA DE ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Gerda Margit SchützFoerste

Dissertação

2016

65

GIOVANI ZANETTI NETO

DELINEAMENTO DE AÇÕES EDUCATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

GIOVANI ZANETTI NETO

Tese

2016

66

MICHEL ADRIANO RABBI

O DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA: UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM SERVIÇO UTILIZANDO O DIAGRAMA V

Laércio Ferracioli

Tese

2016

67

TAMILLE CORREIA DE MIRANDA MILANEZI

INTER-RELAÇÕES SURDOS E OUVINTES NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR POR ESTUDANTES SURDOS

Reginaldo Célio Sobrinho

Dissertação

2016

68

MARIZA CARVALHO NASCIMENTO ZIVIANI

INTERDEPENDÊNCIA E COLABORAÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES

Reginaldo Célio Sobrinho

Dissertação

2016

69

MESSENAS MIRANDA ROCHA

RELEITURA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES REPETENTES DE CÁLCULO I

Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner

Tese

2016

70

JANE VICTAL DO NASCIMENTO

CITOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES NA PRODUÇÃO DE SABERES DOCENTES

Karina Carvalho Mancini e Andrea Locatelli

Dissertação

2016

71

GEYSA FRINHANI

O USO DA ASTRONOMIA COMO EIXO TEMÁTICO MOTIVADOR PARA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE CINEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Marcia Regina Santana Pereira

Dissertação

2016

72

ALESSANDRA MEIRELES DO AMARAL

OFICINAS TEMÁTICAS, JOGO “ROLETRANDO” E EXPERIMENTAÇÃO SOBRE PETRÓLEO E MEDICAMENTOS COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE QUÍMICA

Paulo Sérgio da Silva Porto e Ana Nery Furlan Mendes

Dissertação

2016

73

MÁGLIS VIEIRA DOS SANTOS

AGENDA 21 ESCOLAR: RECURSO PEDAGÓGICO PARA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA, EMANCIPATÓRIA E CRÍTICA

Sandra Mara Santana Rocha

Dissertação

2016

74

MARIA AMÉLIA LUCAS CHAVES

APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Gilmene Bianco

Dissertação

2016

75

SILVIA PELIÇÃO BATISTA

LEITURA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ana Nery Furlan Mendes e Andrea Brandão Locatelli

Dissertação

2016

76

ÁDILA MOTTA LEITE SEFERIN

COSMOLOGIA E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE OS EFEITOS DESSA ABORDAGEM SOBRE A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES

Flávio Gimenes Alvarenga E Geide Rosa Coelho

Dissertação

2016

77

ANA MARTA BIANCHI DE AGUIAR

CALCANHAR DE AQUILES: A AVALIAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO ESCOLAR

Denise Meyrelles de Jesus

Tese

2015

78

ELIANE SAITER ZORZAL

UMA COMPREENSÃO SOBRE A PRESENÇA DE ESTUDANTES JOVENS NA EJA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA/ES

Edna Castro de Oliveira

Dissertação

2015

79

PATRICIA SILVEIRA DA SILVA TRAZZI 

AÇÃO MEDIADA EM AULAS DE BIOLOGIA: UM ENFOQUE A PARTIR DOS CONCEITOS DE FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO CELULAR 

Ivone Martins de Oliveira

Tese

2015

80

RAPHAEL PEREIRA

O DIAGRAMA V NA EXPERIMENTAÇÃO EM UMA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL NO ENSINO SUPERIOR

Laércio Ferracioli

Dissertação

2015

81

EDUARDO VALADARES DA SILVA

DIÁLOGOS SOBRE A BIBLIOTECA ESCOLAR: ENTRE TEXTOS E CONTEXTOS

Silvana Ventorim

Dissertação

2015

82

MARTA ALVES DA CRUZ SOUZA

A PRÁTICA AVALIATIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROCESSOS DE REFLEXÃO COM O OUTRO

Sonia Lopes Victor

Tese

2015

83

VASTI GONÇALVES DE PAULA CORREIA

ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL NA ESCOLA: LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E PROCESSOS COMUNICATIVOS

Denise Meyrelles de Jesus

Tese

2014

84

CARLINE SANTOS BORGES 

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E OS PROESSOS DE CONHECIMENTO DA ESCOLA COMUM

Denise Meyrelles de Jesus

Dissertação

2014

85

KAROLINI GALIMBERTI PATTUZZO 

O PEDAGOGO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE AÇÃO NA ESCOLA COMUM

Denise Meyrelles de Jesus

Dissertação

2014

86

FERNANDA MONTEIRO BARRETO CAMARGO

MEMÓRIAS IMAGÉTICAS REVISITANDO AS NARRATIVAS INFANTIS EM CONTEXTO ESCOLAR DE ENSINO FUNDAMENTAL

Gerda Margit Schütz Foerste

Tese

2014

87

ROSIMEIRE MARIA DE SOUZA

IMAGENS DA ESCOLA COMO MEDIADORA DO PROCESSO FORMATIVO DOS JOVENS NO ENSINO DA ARTE> DIÁLOGOS COM A HISTÓRIA, MEMÓRIA E AMBIENTES INTRAESCOLARES 

Gerda Margit SchützFoerste

Dissertação

2014

88

DULCEMAR DA PENHA PEREIRA ULIANA

EXPERIÊNCIA SENSÍVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ENCONTRO COM A ARTE 

Gerda Margit SchützFoerste

Dissertação

2014

89

DANIELLI VEIGA CARNEIRO SONDERMANN

O DESIGN EDUCACIONAL PARA A MODALIDADE A DISTÂNCIA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA/NA FORMAÇÃO DOCENTE

Jussara Martins Albernaz

Tese

2014

90

SUELEN DA SILVA SALES

AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA PROPOSTA CONSTRUÍDA NO COLETIVO

Sonia Lopes Victor

Dissertação

2014

91

LARISSY ALVES COTONHOTO

CURRÍCULO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS À INCLUSÃO ESCOLAR

Sonia Lopes Victor

Tese

2014

92

ALICE PILON DO NASCIMENTO

DIALOGANDO COM AS SALAS DE AULA COMUNS E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: POSSIBILIDADES, MOVIMENTOS E TENSÕES

Denise Meyrelles de Jesus

Dissertação

2013

93

DALVA MENDES DE FRANÇA

VIVÊNCIAS DA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO EM ESCOLAS DE ASSENTAMENTOS - MST/ES

Edna Castro de Oliveira

Dissertação

2013

94

FÁBIO MOTA SALVADOR

A PRÁXIS DOCENTE (IM)POSSÍVEL DE LITERATURA: TEATRO, SUBJETIVIDADE E ENGAJAMENTO SOCIAL

Erineu Foerste

Dissertação

2013

95

THALYTA BOTELHO MONTEIRO

CINEMA DE ANIMAÇÃO NO ENSINO DE ARTE: A EXPERIÊNCIA E A NARRATIVA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA EM CONTEXTO CAMPESINO

Gerda Margit SchützFoerste

Dissertação

2013

96

PRISCILA DE SOUZA CHISTÉ

EDUCAÇÃO ESTÉTICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: MEDIAÇÕES DAS OBRAS DE ARTE DE RAPHAEL SAMÚ

Gerda Margit SchützFoerste

Tese

2013

97

PATRÍCIA GOMES RUFINO ANDRADE 

OLHARES DOBRE JONGOS E CAXAMBUS: PROCESSOS EDUCATIVOS NAS PRÁTICAS RELIGIOSAS AFRO-BRASILEIRAS

Janete Magalhães de Carvalho

Tese

2013

98

ANDERSON RUBIM DOS ANJOS

CULTURA LÚDICA E INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO 

Sonia Lopes Victor

Dissertação

2013

99

ALEXANDRO BRAGA VIEIRA

CURRÍCULO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: AS AÇÕES DA ESCOLA A PARTIR DOS DIÁLOGOS COTIDIANOS

Denise Meyrelles de Jesus

Tese

2012

100

JULIANA DE OLIVEIRA NOGUEIRA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES PÚBLICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONSTITUINDO CAMINHOS

Denise Meyrelles de Jesus

Dissertação

2012

101

LILIAN PEREIRA MENENGUCI

[...] DO CAOS AO THÉMATA POR EPISTEMOLOGIAS E PRÁTICAS NA DIVERSIDADE

Denise Meyrelles de Jesus

Tese

2012

102

EDNA GRAÇA SCOPEL

OLHARES ACERCA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DO IFES CAMPUS VITÓRIA 

Edna Castro de Oliveira

Dissertação

2012

103

LETÍCIA QUEIROZ DE CARVALHO

A LEITURA LITERÁRIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES E A UNIVERSIDADE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS PARA NOVAS QUESTÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Erineu Foerste

Tese

2012

104

VANESSA BATTESTIN NUNES

PROCESSO AVALIATIVO DE TUTORES A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E REFLEXÕES SOBRE MUDANÇAS DE CONDUTAS

Jussara Martins Albernaz.

Tese

2012

105

BERNADETE VERÔNICA SCHÄEFFER HOFFMAN

O USO DE DIFERENTES FORMAS DE COMUNICAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner

Dissertação

2012

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910