PUC-SP

Produções da PUC-SP em pesquisa-ação na área da educação

Autor Tìtulo Orientador Tipo de produção Ano Link
1

Natália Peixoto Trevisan

Produção audiovisual e projeções de si: vídeos de estudantes do Ensino Médio significam a escola, o conhecimento e projetos de vida

Fernando José de Almeida

Tese

2022

 
2

Carolina Gil Santos Wolff

Mediação docente diferenciada: uma investigação sobre autoconhecimento docente e pedagogia diferenciada a serviço da relação professor-aluno

Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida

Tese

2022

 

3

Ana Maria Silveira Turrioni

A formação pedagógica docente para o curso superior de Relações Públicas

Marcos Tarciso Masetto

Tese

2022

 

4

Eduardo Bezerra de Souza

Avaliação na Educação de Jovens e Adultos em São Bernardo do Campo: um caminho a ser construído da exclusão à emancipação

Antonio Chizzotti

Tese

2021

 

5

Adriana Soares Freitas de Souza

Formação inicial do professor do Ensino Fundamental I baseada na relação teoria e prática

Marina Graziela Feldmann

Tese

2021

 

6

Cristina Rosa David Pereira da Silva

Diretores escolares iniciantes: o papel do grupo colaborativo em sua formação continuada

Laurizete Ferragut Passos

Dissertação

2021

 

7

George Ricardo Stein

O movimento identitário de gestores de escolas inovadoras da cidade de São Paulo: investigação e ensinamentos para a sua formação

Vera Nigro de Souza Placco

Tese

2021

 

8

Christine Syrgiannis

Transcurrículo: a construção de uma escola não violenta

Alípio Márcio Dias Casali

Tese

2021

 

9

Ishtar Renan Soares

Inovação pedagógica de uma disciplina do curso de Ciências Contábeis: planejamento, implementação e atuação docente

Marcos Tarciso Masetto

Tese

2021

 

10

João Ricardo Teixeira Leite de Souza

Contribuições do pensamento de Paulo Freire para o ensino de biologia

Ana Maria Saul

Tese

2021

 

11

Flaviana dos Santos Siva

Contribuições do design thinking no ensino fundamental: anos iniciais em um contexto de aprendizagem por projeto

Maria da Graça Moreira da Silva

Dissertação

2021

 

12

Ricardo Pereira Rios

O trabalho colaborativo na formação contínua de professores dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública de Barueri

Laurizete Ferragut Passos

Dissertação

2020

 

13

Vanessa Barbato Rodrigues

Ensino remoto na pandemia: urgências e expressões curriculares da cultura digital

Fernando José de Almeida

Dissertação

2020

 

14

Lucila Lerro Rupp

Práticas avaliativas em docência compartilhada no 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola da Rede Municipal de São Paulo

Nelson Antonio Simão Gimenes

Dissertação

2020

 

15

Silvia de Toledo Silva

Quem conta um conto, aumenta um ponto? dimensões de uma assessoria pedagógica externa no movimento curricular numa escola ribeirinha nascente

Marcos Tarciso Masetto

Tese

2020

 

16

Eric Rodrigues dos Santos

A formação do formador de leitores em sociedades multiletradas: a leitura como comprometimento do professor de todas as áreas, nos anos finais do ensino fundamental

Lílian Maria Ghiuro Passarelli

Dissertação

2020

 

17

Josafá Miranda dos Santos

A importância do registro para a reflexão crítica da prática no chão da escola de Educação Infantil

Lílian Maria Ghiuro Passarelli

Dissertação

2020

 

18

José Roberto dos Santos

O corpo negro e educação: discutindo questões étnico-raciais em um projeto político-pedagógico-participativo

Luciana Szymanski

Dissertação

2020

 

19

Nordeci de Lima Silva

Psicologia Institucional Fenomenológica: um relato de intervenção e compreensão das relações no espaço escolar

Luciana Szymanski

Tese

2020

 
20

Sueli Mainine

Curta-metragem na escola: análise dos multiletramentos no processo de produção de curtas

Fernanda Coelho Liberali

Dissertação

2019

 
21

Cristiane Tavares Casimiro de Oliveira

Integração das tecnologias digitais de informação e comunicação em cursos de natureza agrotécnica por meio de metodologias ativas

Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida

Tese

2019

 

22

Ana Luiza Telles Pereira

A dimensão formativa do diretor escolar: análise de um processo crítico-colaborativo em cadeia criativa

Fernanda Coelho Liberali

Tese

2019

 

23

Aline Angélica Lima Nonato

Marcas da história de vida na constituição profissional do coordenador pedagógico: um estudo a partir de narrativas de experiências como dispositivos de pesquisa-formação

Vera Maria Nigro de Souza Placco

Dissertação

2019

 
24

Maria Emiliana Lima Penteado

Implantação de inovações curriculares no interior da escola: a perspectiva da gestão

Maria da Graça Moreira da Silva

Dissertação

2019

 

25

Róger Seiji Itokazu

Interdisciplinaridade e políticas públicas: experiência do Programa Goiás Solar

Ivani Catarina Arantes Fazenda

Tese

2018

 

26

Zilda Gláucia Elias Franco

Narrativas digitais multimodais na formação de professores da educação infantil

Fernanda Coelho Liberali

Dissertação

2018

 
27

Amanda Martinez Lourido

Equipe gestora escolar: as significações que as participantes atribuem à sua atividade na escola - um estudo na perspectiva sócio-histórica

Wanda Maria Junqueira de Aguiar

Tese

2018

 
28

Peterson José Cruz Fernandes

Percursos da formação do professor para uso da documentação pedagógica como registro histórico

Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

Dissertação

2018

 

29

Maria Cristina Forti

Relações de gênero, interseccionalidades e formação docente

Fernanda Coelho Liberali

Dissertação

2018

 
30

Valéria Faria Weckelmann

Um olhar sobre as escolas localizadas no campo do município de Humaitá (Sul do Amazonas): em busca da justiça curricular

Branca Jurema Ponce

Tese

2018

 

31

Kelly Cristina da Silva Barros

Gestão escolar: desafios e possibilidades da gestão participativa na escola pública

Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

Dissertação

2017

 

32

Verônica da Silva Cunha Cavati

Arte da Periferia, território e transformação social: análise psicossocial dos afetos no Teatro Mutirão, do Coletivo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes

Bader Burihan Sawaia

Dissertação

2017

 
33

Fernando Mansano Cruz

Integração de tecnologias ao currículo em escola pública de uma cidade digital

José Armando Valente

Tese

2017

 

34

Dorotéa Bittencourt Dias

Aprendizagem ativa em um curso de Engenharia de Produção: percepções dos docentes e discentes e mudanças curriculares

José Armando Valente

Tese

2017

 

35

Paloma Epprecht e Machado de Campos Chaves

Formação dos profissionais da limpeza na perspectiva freireana: a (in)visibilidade dos educadores não docentes

Laurizete Ferragut Passos

Dissertação

2017

 

36

Maria Júlia de Oliveira Dias

O desenvolvimento profissional de um grupo de coordenadoras pedagógicas iniciantes: movimentos e indícios de aprendizagem coletiva, a partir de uma pesquisa-formação

Vera Maria Nigro de Souza Placco

Tese

2017

 
37

Márcia Viana Pereira Benga

Sentidos e significados sobre o estudo e o planejamento para formação de formadores: uma experiência com professores coordenadores do núcleo pedagógico

Fernanda Coelho Liberali

Dissertação

2016

 
38

Paula Franceschelli de Aguiar Barros

A linguagem escrita na educação infantil: direito da criança, desafio do professor

Emília Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches

Dissertação

2016

 
39

Lislayne Carneiro

Indisciplina escolar: base catalisadora de formação docente

Fernanda Coelho Liberali

Dissertação

2016

40

Ana Maria Torres Alvarez

Tecnologias digitais em educação: uma reflexão sobre processos de formação continuada de professores

Alda Luiza Carlini

Dissertação

2015

 
41

Márcia Galdino Alves

O uso da aventura solo (RPG) na formação de professores com foco na avaliação da aprendizagem

Nelson Antonio Simão Gimenes

Dissertação

2015

 
42

Elvira Maria Godinho Aranha

Teoria da mente e contação de histórias: uma intervenção com professoras e alunos na Educação Infantil

Maria Regina Maluf

Tese

2015

 
43

Andrea Gabriela do Prado Amorim

Para mudar a prática da formação continuada de educadores: uma pesquisa inspirada no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire

Branca Jurema Ponce

Dissertação

2015

 
44

Gizele Cristina Rodrigues Caparroz de Almeida

Avaliação na educação infantil: a participação da criança

Maria Malta Campos

Tese

2014

 
45

Rodrigo Assis da Silva

Tecnologia & vida: a tomada de consciência no processo de formação docente

José Armando Valente

Tese

2014

 
46

Andrea Wild

Práticas docentes de educação artística para o desenvolvimento da participação e diálogo: um estudo com os/as educandos/as do Proeja no Instituto Federal do Espírito Santo

Ana Maria Saul

Tese

2013

 
47

Karen Ciaccio Secco

Construindo cenários e estratégias de aprendizagem integradoras (inclusivas)

José Armando Valente

Tese

2013

 

 

48

Alcielle dos Santos

Escola de nove anos: análise do processo de alfabetização no ciclo inicial (1º e 2º anos)

Isabel Franchi Cappelletti

Tese

2013

 
49

Vania Masami Matsuno

Da criação à apresentação de propostas: movimento rítmico interdisciplinar desvelado na linguagem

Ivani Catarina Arantes Fazenda

Dissertação

2013

 
50

Mariza Aparecida Santos da Silva

Comunidades de prática online: contribuições à formação de professores no Brasil e em Portugal

Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida

Tese

2013

 
51

Cláudia Akiko Arakawa Watanabe

Enfrentando a lógica do homogêneo: aspectos centrais para um trabalho diversificado junto aos educandos

Claudia Leme Ferreira Davis

Tese

2013

 
52

Danúsia Arantes Ferreira

Coaching e formação da consciência docente

Alipio Casali

Dissertação

2012

 
53

Lina Maria Gonçalves

Infografia na educação: contribuições para o pensar crítico e criativo

Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida

Tese

2012

 
54

Maria Nazareth Moreira Vasconcelos

Indicadores de mudanças nas práticas pedagógicas com o uso do computador portátil em escolas do Brasil e de Portugal

Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida

Tese

2012

 
55

Izaura Naomi Yoshioka Martins

Reflexões sobre a formação de professores em um curso de direito

Marcos Tarciso Masetto

Tese

2012

 
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             
             

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910