Referências Indicadas

 
Livros, revistas, periódicos, documentos, coletâneas e outros
 
 
  • PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIM, Evandro. Professor Reflexivo no Brasil: Gênese e Crítica de um Conceito. São Paulo: Cortez, 2002. 
Descrição: A proposta desta obra é discutir criticamente o conceito do professor reflexivo, amplamente apropriado e generalizado nos meios educacionais brasileiros. Para isso analisa suas raízes fundantes de modo a compreender o seguinte paradoxo: essa perspectiva conceitual tem se relevado extremamente importante para a leitura, entretanto, também tem sido apropriada por diversos atores pesquisadores e reformadores educacionais, com perspectivas claramente divergentes para esse processo. Diante dessa problemática se faz necessário avaliar, investigar, aprofundar, analisar e criticar professores e professoras na contemporaneidade brasileira que os valorize como sujeitos.
 
  • CONTRERAS, José. A Autonomia de Professores.São Paulo: Cortez, 2002.
Descrição: Este livro esclarece o significado da autonomia do professor, tentando diferenciar os diversos sentidos que lhe podem ser atribuído, bem como avançar na compreensão dos problemas educativos e políticos que encerra.
 
  • LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Eli Henn; Inclusão e Educação. São Paulo: Autêntica, 2013.
Descrição: Integrante da Coleção Temas & Educação, este livro problematiza, dentro de um panorama geral, a crescente preocupação com a inclusão no Brasil, em especial com a educação inclusiva no país. As autoras contextualizam e discutem o conceito e as políticas de inclusão, partindo de sua noção atual e emergente e buscando entendê-la como um processo datado advindo dos muitos movimentos sociais, econômicos e culturais produzidos na história da Modernidade. A obra também revela as diferenças entre inclusão, reclusão, integração e reinserção social e traz ao leitor algumas pesquisas que possibilitam a educadores aprofundar o conhecimento sobre a educação inclusiva, além de indicar outras produções sobre o tema, que contribuem para o amadurecimento dessa discussão.
 
  • GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de A.; Cartografias do Trabalho Docente: Professor(a)-Pesquisador(a). São Paulo: Mercado das Letras, 2001.
Descrição: Num momento em que é comum ouvir dizer que as mazelas educacionais se devem à incompetência dos professores, Cartografias do trabalho docente pretende contrapor supostas "verdades" com estudos que procuram mapear a compreensão do trabalho docente através de novos olhares, buscando alternativas – nem mágicas, nem milagrosas –, capazes de ir além de uma representação homogeneizadora de nosso trabalho como professores e professoras. Preparado por um grupo de professoras e professores como uma ação política, indiciando possibilidades teóricas, epistemológicas e práticas para nosso trabalho, a obra não pretende esgotar temas mas abrir portas, conectar múltiplos campos e possibilidades, produzir entradas nos temas que aborda. Cartografias do trabalho docente teve seu título inspirado em Guatari e Deleuze. Para eles, fazer o mapa contribui para a conexão dos campos do conhecimento, para o desbloqueamento dos processos, para a sua abertura máxima, sem plano de fechamento nem esgotamento temático.
 
  • PEREIRA, Júlia Emélio Diniz; ZEICHER, Kenneth M.; A Pesquisa na Formação e no Trabalho Docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
Descrição: Pesquisa-ação, Investigação na ação, Pesquisa colaborativa ou Praxis emancipatória, essas são as expressões empregadas para designar uma forma de investigação auto-reflexiva que tem o objetivo de ajudar as pessoas a mudarem suas realidades a partir da observação e da análise de suas práticas. A expressão pesquisa-ação foi cunhada na década de 1940, por Kurt Lewin. Segundo os professores Stephen Kemmis e Mervyn Wilkinson, da Austrália, “em educação, a pesquisa-ação participativa pode ser utilizada como meio de desenvolvimento profissional, melhorando currículos ou solucionando problemas em uma variedade de situações de trabalho”. Além disso, pode oferecer oportunidades de criação de fóruns para reunir pessoas interessadas na busca da racionalidade e da democracia. “Trata-se de um processo social e colaborativo de aprendizado, conduzido por grupos de pessoas que se reúnem em torno da mudança de práticas por meio das quais interagem em um mundo compartilhado socialmente – um mundo onde, para o bem ou para o mal, vivemos uns com as conseqüências das ações dos outros”.
 
  • DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: pessoa com surdez. SEESP / SEED / MEC Brasília/DF – 2007.
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  • BROWNING, Nádia, SCHIRMER, Carolina R. Rita Bersch, Rosângela, Machado. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Física. SEESP / SEED / MEC Brasília/DF – 2007.
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  • GOMES, Adriana L. Limaverde (et al). Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: Deficiência mental. SEESP / SEED / MEC Brasília/DF – 2007.
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  • SÁ, Elizabet Dias de. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: Deficiência visual. SEESP / SEED / MEC Brasília/DF – 2007.

Descrição: Tratam-se de livros utilizados no curso desenvolvido na modalidade a distância, com ênfase nas áreas da deficiência física, sensorial e mental, organizados pela Secretaria de Educação Especial e a Secretaria de Educação a Distância, visando promover o curso de Aperfeiçoamento de Professores para o Atendimento Educacional Especializado, realizado em uma ação conjunta com a Universidade Federal do Ceará, que desenvolve um projeto de formação continuada de professores por meio do programa Educação Inclusiva: direito à diversidade.

  • BRASIL/MEC/SEESP. Inclusão: revista da educação especial: Secretaria de Educação especial. Brasília (volumes 01, 02, 03, 04, 05 e 06).

Descrição: Trata-se de revistas com entrevistas, informações sobre eventos científicos na área, resenha de livros, artigos, relatos de experiência, entre outros.

  • BRASIL/MEC/SEESP. Experiências educacionais inclusivas: Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade / Organizadora, Berenice Weissheimer Roth. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006.

Descrição: O documento Experiências Educacionais Inclusivas é composto por vinte artigos que trazem relatos de boas práticas de ensino, pensadas para propiciar condições de aprendizagem que não excluam nenhum aluno; de educadores que buscam dar respostas às necessidades educacionais especiais, valorizando as diversas formas de aprender, compreender o mundo e dar significado a ele. São apresentadas experiências de gestão dos sistemas de ensino, de organização de recursos e serviços para o atendimento educacional especializado, de práticas educacionais inclusivas em sala de aula e de formação docente na perspectiva da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns, bem como reflexões acerca da mudança de paradigma na educação especial.

  • BRASIL/MEC/SEESP. Documento subsidiário à política de inclusão / Simone Mainieri Paulon, Lia Beatriz de Lucca Freitas, Gerson Smiech Pinho. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005

Descrição: O documento produz uma análise de referenciais da educação especial, discutindo alguns conceitos entre os quais, destacamos, a inclusão educacional; deficiência mental; concepção de educação especial; formação de educadores; concepção de inclusão . Discute também os processos de inclusão, a comunidade escolar e a política de inclusão; bem como os educadores e a educação inclusiva; a inclusão nos casos de deficiência e doença mental e a construção de espaços inclusivos. Descreve alguns estudo de casos, identificando redes de apoio à educação inclusiva; princípios norteadores; objetivos da rede de apoio à educação inclusiva e equipe interdisciplinar.

BRASIL/MEC/SEESP. Direito à educação: subsídios para a gestão dos sistemas educacionais: orientações gerais e marcos legais / Organização: Ricardo Lovatto Blattes . – 2. ed . – Brasília: MEC, SEESP, 2006.

Descrição: Nesse documento é apresentada a legislação que subsidiam as políticas educacionais para a transformação das instituições escolares para a inclusão, e, também, das práticas sociais como as relações com a família e a comunidade, visando a efetivação do direito à educação dos alunos com necessidades educacionais especiais.

  • MARIN, A. J. ; BORGES, A. S.; GULHERME, C. C. F.; MONTEIRO, D. C.; GARRIDO, E. ; OLIVEIRA, J. K.; GIOVANNI, L. M.; MOURA, M. O. ; ZANCUL, M. C. S.; MONTEIRO, M. I. ; ROMANATTO, M. C.; CANÁRIO, R.; PIMENTA, S. G.; PORTO, Y. S.; Educação Continuada. São Paulo: Papirus, 2000. 
Descrição: em construção
 
  • PROST, A.; ANTUNES, A. L.; NÓVOA, A.; REIS, C.; RODRIGUES, C.; HAMELINE D.; MELLO, G. N.; ALARCÃO, I.; GUERRA, I.; WITTE, J.; CABRAL, M. V. C.; GONÇALVES, O.; PERRENOUD, P.; CANÁRIO, R.; Espaços de Educação: Tempos de Formação. Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
Descrição: em construção
 
 
TESES E DISSERTAÇÕES
 
ALMEIDA, Mariangela Lima. Pesquisa-ação e inclusão escolar: uma análise da produção acadêmica em educação especial a partir das contribuições de Jürgen Habermas. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010. Em: http://portais4.ufes.br/posgrad/teses/nometese_45_Mariangela%20Lima%20de%20Almeida.pdf
 
ALVES, Edson Pantaleão. Formar formando-se nos processos de gestão e inclusão escolar. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009. Em: http://portais4.ufes.br/posgrad/teses/nometese_35_EDSON%20PANTALE%C3O%20ALVES.pdf
 
VIEIRA, Alexandro Braga. Currículo e Educação Especial: As ações da escola a partir dos diálogos cotidianos. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012. Em: http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/1817/1/Tese%20Alexandro%20Braga%...
 
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