Referências Indicadas
- PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIM, Evandro. Professor Reflexivo no Brasil: Gênese e Crítica de um Conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
- CONTRERAS, José. A Autonomia de Professores.São Paulo: Cortez, 2002.
- LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Eli Henn; Inclusão e Educação. São Paulo: Autêntica, 2013.
- GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de A.; Cartografias do Trabalho Docente: Professor(a)-Pesquisador(a). São Paulo: Mercado das Letras, 2001.
- PEREIRA, Júlia Emélio Diniz; ZEICHER, Kenneth M.; A Pesquisa na Formação e no Trabalho Docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
- DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: pessoa com surdez. SEESP / SEED / MEC Brasília/DF – 2007.
- BROWNING, Nádia, SCHIRMER, Carolina R. Rita Bersch, Rosângela, Machado. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Física. SEESP / SEED / MEC Brasília/DF – 2007.
- GOMES, Adriana L. Limaverde (et al). Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: Deficiência mental. SEESP / SEED / MEC Brasília/DF – 2007.
- SÁ, Elizabet Dias de. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: Deficiência visual. SEESP / SEED / MEC Brasília/DF – 2007.
Descrição: Tratam-se de livros utilizados no curso desenvolvido na modalidade a distância, com ênfase nas áreas da deficiência física, sensorial e mental, organizados pela Secretaria de Educação Especial e a Secretaria de Educação a Distância, visando promover o curso de Aperfeiçoamento de Professores para o Atendimento Educacional Especializado, realizado em uma ação conjunta com a Universidade Federal do Ceará, que desenvolve um projeto de formação continuada de professores por meio do programa Educação Inclusiva: direito à diversidade.
- BRASIL/MEC/SEESP. Inclusão: revista da educação especial: Secretaria de Educação especial. Brasília (volumes 01, 02, 03, 04, 05 e 06).
Descrição: Trata-se de revistas com entrevistas, informações sobre eventos científicos na área, resenha de livros, artigos, relatos de experiência, entre outros.
- BRASIL/MEC/SEESP. Experiências educacionais inclusivas: Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade / Organizadora, Berenice Weissheimer Roth. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006.
Descrição: O documento Experiências Educacionais Inclusivas é composto por vinte artigos que trazem relatos de boas práticas de ensino, pensadas para propiciar condições de aprendizagem que não excluam nenhum aluno; de educadores que buscam dar respostas às necessidades educacionais especiais, valorizando as diversas formas de aprender, compreender o mundo e dar significado a ele. São apresentadas experiências de gestão dos sistemas de ensino, de organização de recursos e serviços para o atendimento educacional especializado, de práticas educacionais inclusivas em sala de aula e de formação docente na perspectiva da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns, bem como reflexões acerca da mudança de paradigma na educação especial.
- BRASIL/MEC/SEESP. Documento subsidiário à política de inclusão / Simone Mainieri Paulon, Lia Beatriz de Lucca Freitas, Gerson Smiech Pinho. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005
Descrição: O documento produz uma análise de referenciais da educação especial, discutindo alguns conceitos entre os quais, destacamos, a inclusão educacional; deficiência mental; concepção de educação especial; formação de educadores; concepção de inclusão . Discute também os processos de inclusão, a comunidade escolar e a política de inclusão; bem como os educadores e a educação inclusiva; a inclusão nos casos de deficiência e doença mental e a construção de espaços inclusivos. Descreve alguns estudo de casos, identificando redes de apoio à educação inclusiva; princípios norteadores; objetivos da rede de apoio à educação inclusiva e equipe interdisciplinar.
BRASIL/MEC/SEESP. Direito à educação: subsídios para a gestão dos sistemas educacionais: orientações gerais e marcos legais / Organização: Ricardo Lovatto Blattes . – 2. ed . – Brasília: MEC, SEESP, 2006.
Descrição: Nesse documento é apresentada a legislação que subsidiam as políticas educacionais para a transformação das instituições escolares para a inclusão, e, também, das práticas sociais como as relações com a família e a comunidade, visando a efetivação do direito à educação dos alunos com necessidades educacionais especiais.
- MARIN, A. J. ; BORGES, A. S.; GULHERME, C. C. F.; MONTEIRO, D. C.; GARRIDO, E. ; OLIVEIRA, J. K.; GIOVANNI, L. M.; MOURA, M. O. ; ZANCUL, M. C. S.; MONTEIRO, M. I. ; ROMANATTO, M. C.; CANÁRIO, R.; PIMENTA, S. G.; PORTO, Y. S.; Educação Continuada. São Paulo: Papirus, 2000.
- PROST, A.; ANTUNES, A. L.; NÓVOA, A.; REIS, C.; RODRIGUES, C.; HAMELINE D.; MELLO, G. N.; ALARCÃO, I.; GUERRA, I.; WITTE, J.; CABRAL, M. V. C.; GONÇALVES, O.; PERRENOUD, P.; CANÁRIO, R.; Espaços de Educação: Tempos de Formação. Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.