Produção bibliográfica

 

ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS

AUTORES

TÍTULO

ANO

DA SILVA, NAZARETH VIDAL ; DE ALMEIDA, MARIANGELA LIMA ; DE PAULA, JOÃO VICTOR BONA ; FRANÇA, BÁRBARA REBECCA BAUMGARTEM O grupo de pesquisa como propulsor da formação inicial 2023
QUEIROZ, R. C.; ALMEIDA, M. L.; PREDERIGO, A. L.; FERNANDES, L. S.; VIEIRA, I. S. Formação continuada dos profissionais da educação em tempo de pandemia: diálogos possíveis 2023
QUEIROZ, R. C.; ALMEIDA, M. L.; OLIVEIRA, G. M. S.; SANTANA, G. F.; VIEIRA, I. S. Inclusão escolar e concepções de formação continuada: um diálogo com profissionais da educação 2023
VIEIRA, ISLENE DA SILVA ;ALMEIDA, MARIANGELA LIMA DE; DA SILVA, FERNANDA NUNES; CARVALHO, DAMILA SOARES; QUEIROZ, R. C. Grupo de estudo-reflexão pela via da pesquisa-ação colaborativo-crítica 2023
QUEIROZ, R. C.; SILVA, NAZARETH VIDAL DA; BENTO, MARIA JOSÉ CARVALHO; ALMEIDA, M. L. mediação teoria e práxis e a formação continuada 2022
QUEIROZ, R. C. ; ALMEIDA, M. L. Pesquisa-ação e formação continuada em tempo de pandemia: as tecnologias como possibilidades 2022
FERNANDES, LETÍCIA SOARES; PREDERIGO, ALLANA LADISLAU ; ALMEIDA, M. L. Teoria habermasiana em um movimento formativo realizado durante a pandemia de covid-19 2022
FRANCA, M. G.; MELO, D. C. F.; ALMEIDA, M. L.

O financiamento educacional no Espírito Santo: o que dizem os gestores de Educação Especial

2022
ALMEIDA, M. L. de; QUEIROZ, R. C.; FLORES, M. A.; PEREIRA, D. A. R.

A pesquisa-ação crítica no desenvolvimento de políticas de formação continuada para profissionais da educação

2021
SILVA, F. N.; PREDERIGO, A. L.;  ALMEIDA, M. L. Diálogos sobre pesquisa-ação, inclusão escolar e formação continuada na escola 2020

ALMEIDA, M. L.; MELO, D. C. F.; FRANCA, M. G.

Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos.

2019

ALMEIDA, M. L.; SILVA, F. N. .

Inclusão escolar: um diálogo sobre as concepções de diversidade e diferença presentes em uma escola

2019

ALMEIDA, M. L.; BENTO, M. J. C. ; SILVA, N. V. .

Formação continuada de professores: colaboração entre Rede de Ensino Municipal e Universidade

2019

ALMEIDA, M. L.; BENTO, M. J. C. ; SILVA, N. V. .

As contribuições da pesquisa-ação para a elaboração de políticas de formação continuada na perspectiva da inclusão escolar

2018

SILVA, F. N. ; ALMEIDA, M. L.

Inclusão escolar e formação continuada: entre concepções e práticas

2018

ALMEIDA, M. L.; SILVA, R. R. E. ; ALVES, J. B. .

O grupo de estudo-reflexão perspectiva teórico-metodológica para formação continuada: um estudo com gestores públicos de educação especial

2017

ALMEIDA, M. L.; CAETANO, A. M. ; ESTEVAM, M. K. D. C.

Políticas educacionais de acesso e de permanência de pessoas com deficiência no município de Santa Maria de Jetibá

2017

CAETANO, A. M. ; BUSS, J. J. ; ESPINDULA, V.

Processos Formativos de Pedagogos em Santa Maria de Jetibá-ES, Brasil: Diálogos sobre Inclusão Escolar

 

2017

BENTO, M. J. C.; CAETANO, E. de S. C.; SILVA, N. V. da.

 

Educação Especial: política e formação continuada

 

2016

KUSTER, P. S.; LOUZADA, A P. A

Politicidade no fazer pesquisa: sobre uma maneira de pesquisar e escrever

2016

ALMEIDA, M. L.; BARROS, M. L. S.

Formação continuada de profissionais no Estado do Espírito Santo: processos constituídos pela gestão de educação especial

2015

AGUILAR, K. F. ; BARCELOS, L. C. S.; DUARTE, R. L. ; ALMEIDA, M. L. .

A gestão na educação especial: a relação entre as orientações da secretaria e as práticas do professor especializado.

2015

ALVES, J. B. ; BARROS, M. L. S. ; ALMEIDA, M. L.

Projeto político de formação continuada na perspectiva inclusiva: o caso da SRE de Cachoeiro de Itapemirim

2015

BARROS, M. L. S. ; PEREIRA, J. O. ; CALO, L. P. A. ; ALMEIDA, M. L.

O Conselho Municipal de Vitória/ES: Espaço Democrático para Definição de Políticas Públicas

2015

 

SILVA, R. R. E. ; ALMEIDA, M. L.

Processos de constituição de tecnologias da informação e comunicação pela via do diálogo com gestores de educação especial.

2015

SIMON, C. ; MATTOS, G. E. ; PELISSARI, J. P. ; BAIOCO, P. C. ; FABRIS, S. C. S. ; ALMEIDA, M. L.

A classe hospitalar no Estado do Espírito Santo: diálogos institucionais em gestão pública

2015

JESUS, D. M. ; PANTALEÃO, E. ; ALMEIDA, M. L. .

Formação continuada de gestores públicos de Educação Especial: Políticas locais para a inclusão escolar

2015

ALVES, J. B. ; ALMEIDA, M. L. A FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: A SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE CARAPINA/ES 2014

ALMEIDA, M. L.; ZAMBON, G. ; PILOTO, S.

A gestão de educação especial no Espírito Santo: reflexões sobre a formação continuada de profissionais da educação

2014

 

LIVROS

AUTORES

TÍTULO

ANO

QUEIROZ, R. C. ; ALMEIDA, M. L.  A formação continuada na perspectiva da inclusão escolar: o que aprendemos com a pandemia? 2023
VIEIRA, I. S.; ALMEIDA, M. L.

Gestão de Educação Especial: movimentos formativos e políticos

2021

SILVA, F. N. ; ALMEIDA, M. L.

A formação continuada de professores pela via de grupos de estudo-reflexão.

2021

ALMEIDA, M. L.

Diálogos sobre pesquisa-ação: Concepções e perspectivas

2019

ALMEIDA, M. L.; MAFEZONI, A.C.

Formação e Gestão em Educação Especial: a pesquisa-ação em foco.

2018

ALMEIDA, M. L.; PANTALEÃO, E.; VIEIRA, A. B.

Política e gestão educacional: implicações para os conselhos municipais de educação

2017

ALMEIDA, M. L.; MARTINS, I. O.

Diálogos sobre práticas pedagógicas inclusivas.

2012

 

CAPÍTULOS DE LIVROS

AUTORES

TÍTULO

ANO

FRANCA, B. R. B. ; QUEIROZ, R. C. ; ALMEIDA, M. L. A formação continuada na perspectiva inclusiva: propostas formativas no contexto da pandemia da Covid-19 2023
FRANCA, B. R. B. ; ALMEIDA, M. L. Mapeamento da produção científica da um grupo de pesquisa sobre formação continuada na perspectiva da inclusão escolar: a pesquisa-ação colaborativo-crítica em foco. 2022
CARVALHO, D. S. ; ALMEIDA, M. L. A inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial: tensões e desafios que emergem no cotidiano escolar 2022
SILVA, R. R. E.; ALMEIDA, M. L. . A contribuição das TIC's para a formação continuada de profissionais da educação na perspectiva da inclusão escolar  2021
PREDERIGO, A. L; FERNANDES, L. S; QUEIROZ, R. C; ALMEIDA, M. L. REFLEXÕES ACERCA DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM PORTUGAL 2020
QUEIROZ, R. C.; ALMEIDA, M. L. TECENDO DIÁLOGOS: AS CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE ESTUDO-REFLEXÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2020

ALMEIDA, M. L.; CAETANO, E. S.

A gestão pública da inclusão escolar: interfaces Brasil e Itália

2019

ALMEIDA, M. L.; EFFGEN, A. P. S. ; SA, M. G. C. S

A pesquisa-ação em princípios e pressupostos: um diálogo com gestores públicos de educação especial.

2018

ALMEIDA, M. L.; BARROS, M. L. S. ; ALVES, J. B.

Formação continuada de gestores de Educação Especial pela via da pesquisa-ação: uma análise da constituição da autonomia.

2018

BENTO, M. J. C.; SILVA, N. V.; CARVALHO, D. S.; ALMEIDA, M. L.

A Região Sul do Espírito Santo: do movimento de pesquisa à construção da política para a formação continuada na perspectiva da inclusão escolar.

2018

BUSS, J. J.; FORNACIARI, E.; ESPINDULA, V.; ALMEIDA, M. L.

Formação Continuada, Pesquisa-Ação e Políticas Públicas em Santa maria do Jetibá - ES.

2018

EFFGEN, A. P. S. ; SILVA, F. N.

Pesquisa-ação colaborativo-crítica e práticas pedagógicas: possibilidades para pensarmos a sala de aula.

2018

KUSTER, P. S.;  ASTORI, G. G. G.; BASTOS, T. G. B.

Reverberações entre pesquisa-ação e formação continuada: um breve ensaio

2018

ALMEIDA, M. L.; BARROS, M. L. S.

Conhecimentos construídos pela via da pesquisa-ação com gestores públicos de educação especial no estado do Espírito Santo.

2017

ALMEIDA, M. L.; PANTALEÃO, E.; VIEIRA, A. B.

Apresentação - A formação continuada de conselheiros municipais de educação no contexto da política e da gestão educacional.

2017

BARROS, M. L. S.; ALMEIDA, M. L.

O conselho municipal de educação de Vitória/ES como espaço democrático: um estudo exploratório para definição de políticas públicas

2017

SILVA, R. R. E.; ALMEIDA, M. L.; PANTALEÃO, E.

A formação continuada de conselheiros municipais de educação e a utilização de ferramentas tecnológicas.

2017

ALMEIDA, M. L.; ZAMBON, G. F. O.

Gestão da Educação Especial e Formação Continuada de Profissionais da Educação na Perspectiva da Inclusão Escolar.

2016

ALMEIDA, M. L.

Desafios e Possibilidades na Formação Continuada de Profissionais da Educação: trajetória de um grupo de estudo-reflexão.

2016

JESUS, D. M.; ALMEIDA, M. L.

Pesquisa e educação especial: constituindo pistas de diálogo com a formação continuada.

2014

ALMEIDA, M. L.; JESUS, D. M.; CUEVAS, M. R. C..

Formação continuada de gestores públicos de educação especial pela via da pesquisa‐ação: o caso da região sudeste e do Caparaó/ES.

2013

 

TRABALHOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSO

AUTORES

TÍTULO

ANO

FERNANDES, L. S. ; PREDERIGO, A. L. ; ALMEIDA, M. L. A TEORIA HABERMASIANA EM UM MOVIMENTO FORMATIVO REALIZADO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: AS FUNÇÕES MEDIADORAS EM FOCO 2022
SILVA, R. R. E. ; SILVA, N. V. ; BENTO, M. J. C. ; ALMEIDA, M. L.  A MEDIAÇÃO TEORIA E PRÁXIS E A FORMAÇÃO CONTINUADA: POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA 2022
SANTANA, G. F. ; FERNANDES, L. S. ; PREDERIGO, A. L. ; FRANCA, B. R. B. ; ALMEIDA, M. L. O papel do gestor escolar no processo de inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial 2022
SILVA, N. V. ; ALMEIDA, M. L. ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DA PRODUÇÃO SOBRE PESQUISA-AÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM ESTUDO COMPARADO 2022
QUEIROZ, R. C. ; ALMEIDA, M. L. FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPO DE PANDEMIA: AS TECNOLOGIAS COMO POSSIBILIDADES DE DIÁLOGOS 2022
PREDERIGO, A. L. ; FERNANDES, L. S. ; ALMEIDA, M. L. TRAJETÓRIA DE UM GRUPO DE ESTUDO-REFLEXÃO COMPOSTO POR GESTORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL 2022
OLIVEIRA, G. M. S. ; PREDERIGO, A. L. ; QUEIROZ, R. C. ; FERNANDES, L. S. ; ALMEIDA, M. L.   PENSAR A INCLUSÃO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UM DIÁLOGO COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO 2022
FERNANDES, L. S. ; PREDERIGO, A. L. ; ALMEIDA, M. L. A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOS GESTORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UM GRUPO DE ESTUDO-REFLEXÃO 2022
FRANCA, B. R. B. ; ALMEIDA, M. L. ; GAMA, A. P. J. A FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DE UM GRUPO DE PESQUISA 2022
FERMO, C. T. ; ALMEIDA, M. L. ; FRANCA, B. R. B.  O GRUPO DE PESQUISA COMO PROPULSOR DA FORMAÇÃO INICIAL 2022
REIS, M.L.L ; SILVA, N. V. ; FRANCA, B. R. B. ; ALMEIDA, M. L. FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: A CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDO-REFLEXÃO 2022
VIEIRA, I. S. ; ALMEIDA, M. L. ; SILVA, F. N. ; CARVALHO, D. S. GRUPO DE ESTUDO-REFLEXÃO PELA VIA DA PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVO-CRÍTICA. 2022
PAULA, J. V. B. ; ALMEIDA, M. L. O grupo de pesquisa e seus impactos na formação inicial 2022
FERMO, C. T. ; ALMEIDA, M. L. Minicurso Currículo, Práticas Pedagógicas e Trabalho colaborativo: a formação continuada em tempos de pandemia 2022

BENTO, M. J. C.; SILVA, N. V.

Mudança do gestor em pesquisador no processo de pesquisa-ação colaborativo-crítica: a educação especial em uma rede de ensino

2019

ALMEIDA, M. L.; SANTOS, F. D.

Formação de professores: perspectivas e práticas para educabilidade das pessoas público-alvo da educação especial.

2018

ALMEIDA, M. L.; CRUZ, M. O.

Formação continuada de gestores de educação especial pela via da pesquisa-ação

2018

CARVALHO, D. S.; ALMEIDA, M. L.

Diferentes concepções e os desafios na construção de escolas inclusivas: a importância da formação continuada.

2018

SILVA, F. N.; ALMEIDA, M. L.; VIEIRA, I. S.; PREDERIGO, A. L.

A formação continuada no contexto da escola como perspectiva para a inclusão escolar

 

2018

ALVES, J. B.; ALMEIDA, M. L.

Formação diferenciada pela via da pesquisa-ação: a relação teoria e prática enquanto demanda colocada pelos gestores.

2017

ALVES, J. B.; ALMEIDA, M. L.

A formação continuada de gestores públicos de educação especial da Superintendência Regional de Afonso Cláudio: a trajetória do grupo de estudo-reflexão e os desdobramentos no município de Santa Maria de Jetibá

2017

ALVES, J. B.; BARROS, M. L. S.; ALMEIDA, M. L. .

Formação continuada de gestores de Educação Especial: Uma análise do percurso do grupo de estudo-reflexão.

2017

CARVALHO, D. S.; ALMEIDA, M. L.

Espaços discursivos constituídos por professores e gestores acerca da formação continuada na perspectiva da inclusão escolar

2017

CAETANO, A. M.; BENTO, M. J. C. ; SILVA, N. V. DA 

Construção de propostas políticas de formação continuada na perspectiva da inclusão escolar: os diálogos nas SREs

2017

SANTANA, G. G.; BARROS, M. L. S.; ALMEIDA, M. L.

Diálogos virtuais sobre formação continuada e inclusão escolar: uma análise a partir de pressupostos habermasianos.

2017

SANTANA, G. G.; ALMEIDA, M. L.

A gestão pública de Educação Especial e os dispositivos de atendimento para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades: o caso de Santa Maria de Jetibá/ES.

2017

ALVES, J. B. ; ALMEIDA, M. L. .

A formação continuada na perspectiva da inclusão escolar: analisando a relação entre pesquisador e participante

 

2016

BARROS, M. L. S. ; ALMEIDA, M. L. .

Formação continuada para gestores públicos de Educação Especial pela via de diálogos virtuais.

2016

CAETANO, E. DE S.; BENTO, M. J. C; SILVA, N. V. DA 

 

Políticas públicas: possibilidades e ações para educação especial

2016

HONORINO, L. V. ; ALMEIDA, M. L. .

Políticas educacionais de acesso e de permanência de pessoas com deficiência no município de Santa Maria de Jetibá.

 

2016

BARROS, M. L. S. ; ALVES, J. B. ; ALMEIDA, M. L. .

Projeto político de formação continuada na perspectiva inclusiva: o caso da SRE de Cachoeiro de Itapemirim.

2015

BARROS, M. L. S. ; ALMEIDA, M. L.

Os processos de formação continuada de profissionais da educação desencadeados pela Gestão de Educação Especial: a SRE de Afonso Cláudio

 

2015

SILVA, N. V.; ALMEIDA, M. L. .

Gestão pública e formação continuada de profissionais da Educação Especial: a SRE de Guaçuí.

2015

ALMEIDA, M. L.; RAMOS, I. O.; CRUZ, S. R. I.

Os gestores de Educação Especial e seus processos de formação: algumas possibilidades

2014

SILVA, R. R. E. ; ALMEIDA, M. L.

A constituição de um fórum de gestores públicos de educação especial pela via website: dos desafios às possibilidades.

2014

SILVA, R. R. E. ; ALMEIDA, M. L.

Website: desafios e possibilidades na constituição de um fórum de gestores públicos de Educação Especial

2014

SILVA, A. R. E.; ALMEIDA, M. L.

A Formação Continuada de Profissionais e a Gestão de Educação Especial: processos constituídos na Região do Caparaó/ES.

 

2014

SILVA, R. R. E. ; ALMEIDA, M. L.

A WebSite como possibilidade de formação continuada para gestores públicos municipais de educação da região sul do Espírito Santo.

 

2014

ZAMBON, G. F. O. ; ALVES, J. B. ; ALMEIDA, M. L.

Formação continuada de gestores públicos de educação especial: grupos reflexivos-críticos como possibilidade.

 

2014

ALMEIDA, M. L.; VIEIRA, A. B.; SILVA, R. R. E.

Formação Continuada nos Municípios Capixabas: processos constituídos pelos gestores públicos em educação especial.

 

2013

 

RESUMOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSO

AUTORES

TÍTULO

ANO

ALMEIDA, M. L.; CAETANO, E. S.; BENTO, M. J. C.

Action-research as a founding element in the formation of managers and teachers in special education

2018

CARVALHO, D. S.; ALMEIDA, M. L.

As concepções de inclusão escolar presentes nas escolas de um município capixaba: indícios na construção de um currículo de formação continuada

2018

SILVA, F. N.; ALMEIDA, M. L

Inclusão escolar e formação continuada: entre concepção e práticas.

2018

ALVES, J. B.; ALMEIDA, M. L.

A formação pela via da pesquisa-ação: analisando o grupo e as relações estabelecidas

2017

ALVES, J. B.; BARROS, M. L. S.; ALMEIDA, M. L.

Avaliando práticas formativas de gestores públicos de educação especial da Região Sul/Serrana do Espírito Santo

 

2017

ALMEIDA, M. L.; PILOTO, S. S. F. H.

A interlocução do currículo comum na escola: implicações à Educação Especial

 

2017

BARROS, M. L. S.; FURIERE, C. L. G.; ALMEIDA, M. L.; CAETANO, A. M. .

O grupo de estudos em pesquisa-ação e educação: movimentos constituídos entre atores/autores do processo.

 

2017

CARVALHO, D. S.; ALMEIDA, M. L.; BENTO, M. J. C.; SILVA, N. V. .

A pesquisa-ação colaborativo-crítica e suas contribuições para a formação continuada na perspectiva da inclusão escolar.

2017

FORNACIARI, E.; BUSS, J. J. ; ESPINDULA, V. ; ALMEIDA, M. L. .

A pesquisa-ação na educação especial e o processo de formação continuada com as pedagogas no município de Santa Maria de Jetibá, do Estado do Espírito Santo, Brasil.

2017

HONORINO, L. V.;     CARVALHO, D. S.; ALMEIDA, M. L. .

A formação continuada de profissionais da educação na perspectiva da inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial em Santa Maria de Jetibá/ES

 

2017

ALMEIDA, M. L.; BARROS, M. L. S. .

Formação continuada de profissionais no estado do Espírito Santo: processos constituídos pela gestão de Educação Especial.

2015

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910