Produção bibliográfica
ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS
AUTORES |
TÍTULO |
ANO |
DA SILVA, NAZARETH VIDAL ; DE ALMEIDA, MARIANGELA LIMA ; DE PAULA, JOÃO VICTOR BONA ; FRANÇA, BÁRBARA REBECCA BAUMGARTEM | O grupo de pesquisa como propulsor da formação inicial | 2023 |
QUEIROZ, R. C.; ALMEIDA, M. L.; PREDERIGO, A. L.; FERNANDES, L. S.; VIEIRA, I. S. | Formação continuada dos profissionais da educação em tempo de pandemia: diálogos possíveis | 2023 |
QUEIROZ, R. C.; ALMEIDA, M. L.; OLIVEIRA, G. M. S.; SANTANA, G. F.; VIEIRA, I. S. | Inclusão escolar e concepções de formação continuada: um diálogo com profissionais da educação | 2023 |
VIEIRA, ISLENE DA SILVA ;ALMEIDA, MARIANGELA LIMA DE; DA SILVA, FERNANDA NUNES; CARVALHO, DAMILA SOARES; QUEIROZ, R. C. | Grupo de estudo-reflexão pela via da pesquisa-ação colaborativo-crítica | 2023 |
QUEIROZ, R. C.; SILVA, NAZARETH VIDAL DA; BENTO, MARIA JOSÉ CARVALHO; ALMEIDA, M. L. | mediação teoria e práxis e a formação continuada | 2022 |
QUEIROZ, R. C. ; ALMEIDA, M. L. | Pesquisa-ação e formação continuada em tempo de pandemia: as tecnologias como possibilidades | 2022 |
FERNANDES, LETÍCIA SOARES; PREDERIGO, ALLANA LADISLAU ; ALMEIDA, M. L. | Teoria habermasiana em um movimento formativo realizado durante a pandemia de covid-19 | 2022 |
FRANCA, M. G.; MELO, D. C. F.; ALMEIDA, M. L. |
O financiamento educacional no Espírito Santo: o que dizem os gestores de Educação Especial |
2022 |
ALMEIDA, M. L. de; QUEIROZ, R. C.; FLORES, M. A.; PEREIRA, D. A. R. | 2021 | |
SILVA, F. N.; PREDERIGO, A. L.; ALMEIDA, M. L. | Diálogos sobre pesquisa-ação, inclusão escolar e formação continuada na escola | 2020 |
ALMEIDA, M. L.; MELO, D. C. F.; FRANCA, M. G. |
Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos. |
2019 |
ALMEIDA, M. L.; SILVA, F. N. . |
Inclusão escolar: um diálogo sobre as concepções de diversidade e diferença presentes em uma escola |
2019 |
ALMEIDA, M. L.; BENTO, M. J. C. ; SILVA, N. V. . |
Formação continuada de professores: colaboração entre Rede de Ensino Municipal e Universidade |
2019 |
ALMEIDA, M. L.; BENTO, M. J. C. ; SILVA, N. V. . |
2018 |
|
SILVA, F. N. ; ALMEIDA, M. L. |
Inclusão escolar e formação continuada: entre concepções e práticas |
2018 |
ALMEIDA, M. L.; SILVA, R. R. E. ; ALVES, J. B. . |
2017 |
|
ALMEIDA, M. L.; CAETANO, A. M. ; ESTEVAM, M. K. D. C. |
2017 |
|
CAETANO, A. M. ; BUSS, J. J. ; ESPINDULA, V. |
|
2017 |
BENTO, M. J. C.; CAETANO, E. de S. C.; SILVA, N. V. da.
|
Educação Especial: política e formação continuada
|
2016 |
KUSTER, P. S.; LOUZADA, A P. A |
Politicidade no fazer pesquisa: sobre uma maneira de pesquisar e escrever |
2016 |
ALMEIDA, M. L.; BARROS, M. L. S. |
Formação continuada de profissionais no Estado do Espírito Santo: processos constituídos pela gestão de educação especial |
2015 |
AGUILAR, K. F. ; BARCELOS, L. C. S.; DUARTE, R. L. ; ALMEIDA, M. L. . |
A gestão na educação especial: a relação entre as orientações da secretaria e as práticas do professor especializado. |
2015 |
ALVES, J. B. ; BARROS, M. L. S. ; ALMEIDA, M. L. |
Projeto político de formação continuada na perspectiva inclusiva: o caso da SRE de Cachoeiro de Itapemirim |
2015 |
BARROS, M. L. S. ; PEREIRA, J. O. ; CALO, L. P. A. ; ALMEIDA, M. L. |
O Conselho Municipal de Vitória/ES: Espaço Democrático para Definição de Políticas Públicas |
2015
|
SILVA, R. R. E. ; ALMEIDA, M. L. |
Processos de constituição de tecnologias da informação e comunicação pela via do diálogo com gestores de educação especial. |
2015 |
SIMON, C. ; MATTOS, G. E. ; PELISSARI, J. P. ; BAIOCO, P. C. ; FABRIS, S. C. S. ; ALMEIDA, M. L. |
A classe hospitalar no Estado do Espírito Santo: diálogos institucionais em gestão pública |
2015 |
JESUS, D. M. ; PANTALEÃO, E. ; ALMEIDA, M. L. . |
2015 |
|
ALVES, J. B. ; ALMEIDA, M. L. | A FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: A SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE CARAPINA/ES | 2014 |
ALMEIDA, M. L.; ZAMBON, G. ; PILOTO, S. |
2014 |
LIVROS
AUTORES |
TÍTULO |
ANO |
QUEIROZ, R. C. ; ALMEIDA, M. L. | A formação continuada na perspectiva da inclusão escolar: o que aprendemos com a pandemia? | 2023 |
VIEIRA, I. S.; ALMEIDA, M. L. |
Gestão de Educação Especial: movimentos formativos e políticos |
2021 |
SILVA, F. N. ; ALMEIDA, M. L. |
A formação continuada de professores pela via de grupos de estudo-reflexão. |
2021 |
ALMEIDA, M. L. |
2019 |
|
ALMEIDA, M. L.; MAFEZONI, A.C. |
Formação e Gestão em Educação Especial: a pesquisa-ação em foco. |
2018 |
ALMEIDA, M. L.; PANTALEÃO, E.; VIEIRA, A. B. |
Política e gestão educacional: implicações para os conselhos municipais de educação |
2017 |
ALMEIDA, M. L.; MARTINS, I. O. |
Diálogos sobre práticas pedagógicas inclusivas. |
2012 |
CAPÍTULOS DE LIVROS
AUTORES |
TÍTULO |
ANO |
FRANCA, B. R. B. ; QUEIROZ, R. C. ; ALMEIDA, M. L. | A formação continuada na perspectiva inclusiva: propostas formativas no contexto da pandemia da Covid-19 | 2023 |
FRANCA, B. R. B. ; ALMEIDA, M. L. | Mapeamento da produção científica da um grupo de pesquisa sobre formação continuada na perspectiva da inclusão escolar: a pesquisa-ação colaborativo-crítica em foco. | 2022 |
CARVALHO, D. S. ; ALMEIDA, M. L. | A inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial: tensões e desafios que emergem no cotidiano escolar | 2022 |
SILVA, R. R. E.; ALMEIDA, M. L. . | A contribuição das TIC's para a formação continuada de profissionais da educação na perspectiva da inclusão escolar | 2021 |
PREDERIGO, A. L; FERNANDES, L. S; QUEIROZ, R. C; ALMEIDA, M. L. | REFLEXÕES ACERCA DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM PORTUGAL | 2020 |
QUEIROZ, R. C.; ALMEIDA, M. L. | TECENDO DIÁLOGOS: AS CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE ESTUDO-REFLEXÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | 2020 |
ALMEIDA, M. L.; CAETANO, E. S. |
A gestão pública da inclusão escolar: interfaces Brasil e Itália |
2019 |
ALMEIDA, M. L.; EFFGEN, A. P. S. ; SA, M. G. C. S |
A pesquisa-ação em princípios e pressupostos: um diálogo com gestores públicos de educação especial. |
2018 |
ALMEIDA, M. L.; BARROS, M. L. S. ; ALVES, J. B. |
2018 |
|
BENTO, M. J. C.; SILVA, N. V.; CARVALHO, D. S.; ALMEIDA, M. L. |
2018 |
|
BUSS, J. J.; FORNACIARI, E.; ESPINDULA, V.; ALMEIDA, M. L. |
Formação Continuada, Pesquisa-Ação e Políticas Públicas em Santa maria do Jetibá - ES. |
2018 |
EFFGEN, A. P. S. ; SILVA, F. N. |
Pesquisa-ação colaborativo-crítica e práticas pedagógicas: possibilidades para pensarmos a sala de aula. |
2018 |
KUSTER, P. S.; ASTORI, G. G. G.; BASTOS, T. G. B. |
Reverberações entre pesquisa-ação e formação continuada: um breve ensaio |
2018 |
ALMEIDA, M. L.; BARROS, M. L. S. |
2017 |
|
ALMEIDA, M. L.; PANTALEÃO, E.; VIEIRA, A. B. |
2017 |
|
BARROS, M. L. S.; ALMEIDA, M. L. |
2017 |
|
SILVA, R. R. E.; ALMEIDA, M. L.; PANTALEÃO, E. |
2017 |
|
ALMEIDA, M. L.; ZAMBON, G. F. O. |
Gestão da Educação Especial e Formação Continuada de Profissionais da Educação na Perspectiva da Inclusão Escolar. |
2016 |
ALMEIDA, M. L. |
Desafios e Possibilidades na Formação Continuada de Profissionais da Educação: trajetória de um grupo de estudo-reflexão. |
2016 |
JESUS, D. M.; ALMEIDA, M. L. |
Pesquisa e educação especial: constituindo pistas de diálogo com a formação continuada. |
2014 |
ALMEIDA, M. L.; JESUS, D. M.; CUEVAS, M. R. C.. |
Formação continuada de gestores públicos de educação especial pela via da pesquisa‐ação: o caso da região sudeste e do Caparaó/ES. |
2013 |
TRABALHOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSO
AUTORES |
TÍTULO |
ANO |
FERNANDES, L. S. ; PREDERIGO, A. L. ; ALMEIDA, M. L. | A TEORIA HABERMASIANA EM UM MOVIMENTO FORMATIVO REALIZADO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: AS FUNÇÕES MEDIADORAS EM FOCO | 2022 |
SILVA, R. R. E. ; SILVA, N. V. ; BENTO, M. J. C. ; ALMEIDA, M. L. | A MEDIAÇÃO TEORIA E PRÁXIS E A FORMAÇÃO CONTINUADA: POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA | 2022 |
SANTANA, G. F. ; FERNANDES, L. S. ; PREDERIGO, A. L. ; FRANCA, B. R. B. ; ALMEIDA, M. L. | O papel do gestor escolar no processo de inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial | 2022 |
SILVA, N. V. ; ALMEIDA, M. L. | ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DA PRODUÇÃO SOBRE PESQUISA-AÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM ESTUDO COMPARADO | 2022 |
QUEIROZ, R. C. ; ALMEIDA, M. L. | FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPO DE PANDEMIA: AS TECNOLOGIAS COMO POSSIBILIDADES DE DIÁLOGOS | 2022 |
PREDERIGO, A. L. ; FERNANDES, L. S. ; ALMEIDA, M. L. | TRAJETÓRIA DE UM GRUPO DE ESTUDO-REFLEXÃO COMPOSTO POR GESTORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL | 2022 |
OLIVEIRA, G. M. S. ; PREDERIGO, A. L. ; QUEIROZ, R. C. ; FERNANDES, L. S. ; ALMEIDA, M. L. | PENSAR A INCLUSÃO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UM DIÁLOGO COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO | 2022 |
FERNANDES, L. S. ; PREDERIGO, A. L. ; ALMEIDA, M. L. | A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOS GESTORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UM GRUPO DE ESTUDO-REFLEXÃO | 2022 |
FRANCA, B. R. B. ; ALMEIDA, M. L. ; GAMA, A. P. J. | A FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DE UM GRUPO DE PESQUISA | 2022 |
FERMO, C. T. ; ALMEIDA, M. L. ; FRANCA, B. R. B. | O GRUPO DE PESQUISA COMO PROPULSOR DA FORMAÇÃO INICIAL | 2022 |
REIS, M.L.L ; SILVA, N. V. ; FRANCA, B. R. B. ; ALMEIDA, M. L. | FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: A CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDO-REFLEXÃO | 2022 |
VIEIRA, I. S. ; ALMEIDA, M. L. ; SILVA, F. N. ; CARVALHO, D. S. | GRUPO DE ESTUDO-REFLEXÃO PELA VIA DA PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVO-CRÍTICA. | 2022 |
PAULA, J. V. B. ; ALMEIDA, M. L. | O grupo de pesquisa e seus impactos na formação inicial | 2022 |
FERMO, C. T. ; ALMEIDA, M. L. | Minicurso Currículo, Práticas Pedagógicas e Trabalho colaborativo: a formação continuada em tempos de pandemia | 2022 |
BENTO, M. J. C.; SILVA, N. V. |
Mudança do gestor em pesquisador no processo de pesquisa-ação colaborativo-crítica: a educação especial em uma rede de ensino |
2019 |
ALMEIDA, M. L.; SANTOS, F. D. |
2018 |
|
ALMEIDA, M. L.; CRUZ, M. O. |
Formação continuada de gestores de educação especial pela via da pesquisa-ação |
2018 |
CARVALHO, D. S.; ALMEIDA, M. L. |
2018 |
|
SILVA, F. N.; ALMEIDA, M. L.; VIEIRA, I. S.; PREDERIGO, A. L. |
A formação continuada no contexto da escola como perspectiva para a inclusão escolar
|
2018 |
ALVES, J. B.; ALMEIDA, M. L. |
Formação diferenciada pela via da pesquisa-ação: a relação teoria e prática enquanto demanda colocada pelos gestores. |
2017 |
ALVES, J. B.; ALMEIDA, M. L. |
2017 |
|
ALVES, J. B.; BARROS, M. L. S.; ALMEIDA, M. L. . |
Formação continuada de gestores de Educação Especial: Uma análise do percurso do grupo de estudo-reflexão. |
2017 |
CARVALHO, D. S.; ALMEIDA, M. L. |
Espaços discursivos constituídos por professores e gestores acerca da formação continuada na perspectiva da inclusão escolar |
2017 |
CAETANO, A. M.; BENTO, M. J. C. ; SILVA, N. V. DA |
Construção de propostas políticas de formação continuada na perspectiva da inclusão escolar: os diálogos nas SREs |
2017 |
SANTANA, G. G.; BARROS, M. L. S.; ALMEIDA, M. L. |
Diálogos virtuais sobre formação continuada e inclusão escolar: uma análise a partir de pressupostos habermasianos. |
2017 |
SANTANA, G. G.; ALMEIDA, M. L. |
2017 |
|
ALVES, J. B. ; ALMEIDA, M. L. . |
|
2016 |
BARROS, M. L. S. ; ALMEIDA, M. L. . |
Formação continuada para gestores públicos de Educação Especial pela via de diálogos virtuais. |
2016 |
CAETANO, E. DE S.; BENTO, M. J. C; SILVA, N. V. DA
|
Políticas públicas: possibilidades e ações para educação especial |
2016 |
HONORINO, L. V. ; ALMEIDA, M. L. . |
|
2016 |
BARROS, M. L. S. ; ALVES, J. B. ; ALMEIDA, M. L. . |
Projeto político de formação continuada na perspectiva inclusiva: o caso da SRE de Cachoeiro de Itapemirim. |
2015 |
BARROS, M. L. S. ; ALMEIDA, M. L. |
|
2015 |
SILVA, N. V.; ALMEIDA, M. L. . |
Gestão pública e formação continuada de profissionais da Educação Especial: a SRE de Guaçuí. |
2015 |
ALMEIDA, M. L.; RAMOS, I. O.; CRUZ, S. R. I. |
Os gestores de Educação Especial e seus processos de formação: algumas possibilidades |
2014 |
SILVA, R. R. E. ; ALMEIDA, M. L. |
A constituição de um fórum de gestores públicos de educação especial pela via website: dos desafios às possibilidades. |
2014 |
SILVA, R. R. E. ; ALMEIDA, M. L. |
2014 |
|
SILVA, A. R. E.; ALMEIDA, M. L. |
|
2014 |
SILVA, R. R. E. ; ALMEIDA, M. L. |
|
2014 |
ZAMBON, G. F. O. ; ALVES, J. B. ; ALMEIDA, M. L. |
Formação continuada de gestores públicos de educação especial: grupos reflexivos-críticos como possibilidade.
|
2014 |
ALMEIDA, M. L.; VIEIRA, A. B.; SILVA, R. R. E. |
Formação Continuada nos Municípios Capixabas: processos constituídos pelos gestores públicos em educação especial.
|
2013 |
RESUMOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSO
AUTORES |
TÍTULO |
ANO |
ALMEIDA, M. L.; CAETANO, E. S.; BENTO, M. J. C. |
Action-research as a founding element in the formation of managers and teachers in special education |
2018 |
CARVALHO, D. S.; ALMEIDA, M. L. |
As concepções de inclusão escolar presentes nas escolas de um município capixaba: indícios na construção de um currículo de formação continuada |
2018 |
SILVA, F. N.; ALMEIDA, M. L |
Inclusão escolar e formação continuada: entre concepção e práticas. |
2018 |
ALVES, J. B.; ALMEIDA, M. L. |
A formação pela via da pesquisa-ação: analisando o grupo e as relações estabelecidas |
2017 |
ALVES, J. B.; BARROS, M. L. S.; ALMEIDA, M. L. |
|
2017 |
ALMEIDA, M. L.; PILOTO, S. S. F. H. |
A interlocução do currículo comum na escola: implicações à Educação Especial
|
2017 |
BARROS, M. L. S.; FURIERE, C. L. G.; ALMEIDA, M. L.; CAETANO, A. M. . |
O grupo de estudos em pesquisa-ação e educação: movimentos constituídos entre atores/autores do processo.
|
2017 |
CARVALHO, D. S.; ALMEIDA, M. L.; BENTO, M. J. C.; SILVA, N. V. . |
A pesquisa-ação colaborativo-crítica e suas contribuições para a formação continuada na perspectiva da inclusão escolar. |
2017 |
FORNACIARI, E.; BUSS, J. J. ; ESPINDULA, V. ; ALMEIDA, M. L. . |
A pesquisa-ação na educação especial e o processo de formação continuada com as pedagogas no município de Santa Maria de Jetibá, do Estado do Espírito Santo, Brasil. |
2017 |
HONORINO, L. V.; CARVALHO, D. S.; ALMEIDA, M. L. . |
|
2017 |
ALMEIDA, M. L.; BARROS, M. L. S. . |
Formação continuada de profissionais no estado do Espírito Santo: processos constituídos pela gestão de Educação Especial. |
2015 |