Histórico

Com o intuito de contribuir para a produção de diferentes conhecimentos acerca da gestão pública de Educação Especial e seus desdobramentos nos municípios capixabas, em 2013 iniciou-se um projeto de pesquisa, registrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, intitulado: “Processos de Formação Continuada de Profissionais desencadeados pela Gestão de Educação Especial: a região sul do estado do Espírito Santo” que tem como objetivo analisar o processo de (re) construção e de materialização dos projetos e das ações políticas de formação continuada desencadeados pelos Gestores Públicos de Educação Especial na Região Sul do Espírito Santo, pela via de grupos reflexivos-críticos. Vindo logo após a ser registrado também enquanto projeto de Extensão na Pró-Reitoria de Extensão da Universida Federal do Espirito Santo com o título "Formação Continuada de profissionais no Estado do Espírito Santo: processos constituídos pela gestão de educação especial".

No ano de 2013 realizamos grupos focais na região Sul/Serrana do Estado os os quais propiciaram um movimento de engajamento de seus participantes. Procuramos ter acesso aos acontecimentos no próprio movimento dos grupos com vistas a mapear os processos de continuidades e rupturas na gestão de Educação Especial e discutir o processo de materialização de propostas de formação continuada elaboradas em pesquisas anteriores pelo grupo de pesquisa, “Educação Especial: formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas de inclusão escolar (CNPq)”.

Em 2014, nos constituímos junto aos gestores em um grupo reflexivo-crítico realizando:

  • Encontros e diálogos na UFES: O espaço-tempo do Centro de Educação da UFES permitia-nos buscar junto com os gestores organizar o processo de aprendizagem do grupo, “mediante processos de reflexão no próprio grupo” (CARR; KEMMIS, 1988).

 

  • Encontros descentralizados nas SRE’s: foi proposto a partir de julho/2014 aos gestores como mola propulsora da aprendizagem grupal como forma de organização, considerando o processo de autorreflexão organizada, que realizassem encontros em suas localidades.

 

  • Encontros virtuais: Inicialmente, a partir das demandas dos gestores, construímos em parceria com o NPD/UFES este website para troca de informações e formação. Com o passar do tempo, percebemos que nossa maior necessidade não estava sendo atendida, assim foi utilizada a plataforma moodle com a finalidade de permitir maior comunicação, diálogo e comunicação entre gestores e pesquisadores (SILVA, 2014; SILVA, ALMEIDA, 2014a 2014b, RAMOS, CRUZ, SILVA, 2014).

 

Finalizamos a etapa de 2014 com o Seminário de Gestão em Educação Especial e Formação Continuada em uma Perspectiva Inclusiva onde os gestores apresentaram suas primeiras versões do que viriam a ser projetos politicos de formação continuada.

Em 2015, realizamos o I Seminário Capixaba de Pesquisa-Ação e Educação Especial e os Cóloquios sobre Formação, Pesquisa e Gestão em Educação Especial. Dois eventos de proporções nacionais, onde recebemos pesquisadores de fora do estado para dialogar junto a nós e a todos os gestores do Espírito Santo sobre Educação Especcial.

Em 2016, intensificamos nossas ações em um município da região Sul/Serrana, como já programado em nossas ações de pesquisa e extensão, onde estamos participando com esse municipio em um estudo comparado internacional com municipios da Itália, México e Moçambique.

 

 

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